De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, instituir e conduzir um negócio de forma competitiva e estratégica no atual mercado corporativo não é uma tarefa muito fácil. Desafios e dificuldades são comuns a qualquer companhia, seja ela administrada por parentes ou não.
No entanto, destaca Glauco, as empresas familiares apresentam maior complexidade na gestão organizacional. Uma das razões para esse fato são os conflitos vivenciados por essas corporações que podem acontecer, por exemplo, devido à cultura familiar, ou seja, as relações emocionais entre os membros da família no ambiente de trabalho podem impactar o relacionamento profissional dos mesmos. Outro motivo preocupante é a falta de profissionalização nessas organizações, uma vez que a ausência de capacitação profissional dos integrantes pode interferir e prejudicar a condução dos negócios.
De acordo com Glauco, é muito importante que haja o desenvolvimento de uma mentalidade racional e profissional. “O fundamental é que a família assuma o processo de profissionalização, pois é isso que determinará a perpetuação dos negócios sonhados pelo fundador para as futuras gerações de sua família”, destaca.