Glauco Diniz Duarte Diretor – Turbocharger para automóveis
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a paixão por carros é uma atividade comum em todos os lugares do mundo. Aqui no Brasil isso não é diferente. Muitos condutores ficam entusiasmados com a possibilidade de conduzir um carro turbinado. Dessa maneira, é importante que se respeite, acima de tudo, as leis de trânsito e transite com esses veículos dentro da legalidade. Vamos entender como funcionam os carros turbinados neste artigo, acompanhe até o final para entender!
Gosta de carros turbinados e gostaria de ter o seu? Pois saiba que esse é o desejo de muitos motoristas.
Afinal, carros rebaixados e turbinados são uma verdadeira febre no Brasil e no mundo.
Ter um veículo cheio de estilo e de potência é algo que mexe com a cabeça de muita gente.
Porém, é necessário prestar muita atenção ao transformar o seu veículo em um carro turbo, visto que é preciso considerar o que a legislação estabelece sobre o assunto, além de priorizar sempre a sua segurança.
Se você cumprir bem essa etapa, evitará problemas e poderá curtir a satisfação de turbinar carros antigos, ou adquirir um carro turbinado de fábrica.
Neste artigo, você vai entender melhor o que são carros turbinados, e também como esses automóveis funcionam.
Além disso, você vai conhecer carros que já saem turbinados de fábrica, e descobrirá quanto eles custam.
Carros Turbinados: O Que São
Carros turbinados são modelos que priorizam o ganho de potência, sem que seja necessário aumentar o tamanho do motor para isso.
Tal condição depende de um melhor rendimento volumétrico, o qual, por sua vez, tem origem na maior quantidade de ar colocada para dentro dos cilindros do motor.
Nos carros turbinados, o turbo está localizado no escapamento do automóvel e ajuda na expulsão dos gases do motor.
A consequência é que o motor trabalha de forma mais leve e, por isso, economiza gasolina.
Sim, é isso mesmo!
Ao contrário do que pode parecer, os carros turbinados são mais econômicos.
E sabemos que poupar gasolina é sempre um interesse dos motoristas brasileiros, não é mesmo?
Os motores turbinados surgiram na Fórmula 1, em 1977, e depois migraram para os carros de passeio.
Nos carros de Fórmula 1, o turbo aumentava de tal forma a potência que acidentes se tornaram comuns.
Era difícil para os pilotos controlarem um carro tão potente. Por causa disso, em 1988, o motor turbo foi proibido nas corridas da categoria.
Atualmente, essa configuração está mais presente principalmente em carros de luxo, mas, em breve, deve se tornar mais popular.
Conforme reportagem da revista Quatro Rodas, cerca de 20% dos automóveis vendidos no mundo são carros turbinados atualmente.
A publicação destaca que esse percentual deve chegar a 30% nos próximos anos.
Veja que cresce a chance de você ter – se já não possui – um carro com motor turbo daqui alguns anos.
A engenharia automobilística e o mercado consumidor se mostram cada vez mais interessados em aumentar a potência dos carros. Assim, cada vez mais, o motor aspirado cede espaço ao turbo.
O motor aspirado é aquele que não utiliza compressores mecânicos ou turbinas para alimentar o veículo.
Em outras palavras, é o motor que “puxa” a mistura da gasolina com o ar para os cilindros.
A maior parte dos carros que trafegam no Brasil tem motor aspirado, mas há quem o considere ultrapassado em comparação à potência que possui o motor turbo.
Do ponto de vista econômico, o motor aspirado é mais barato para ser fabricado e, para o proprietário do veículo, a manutenção é mais simples e barata.
A Origem dos motores turbinados
Aproximadamente 20% dos carros vendidos são turbinados
Os motores turbinados surgiram na Fórmula, em 1977, e depois migraram para os carros de passeio.
Nos carros de Fórmula 1, o turbo aumentava de tal forma a potência que acidentes se tornaram comuns.
Era difícil para os pilotos controlarem um carro tão potente.
Por causa disso, em 1988, o motor turbo foi proibido nas corridas da categoria.
Atualmente, essa configuração está mais presente principalmente em carros de luxo.
Mas, em breve, deve se tornar mais popular.
Conforme esta reportagem da revista Quatro Rodas, hoje, cerca de 20% dos automóveis vendidos no mundo são carros turbinados.
A publicação destaca que esse percentual deve chegar a 30% nos próximos cinco anos.
Veja que cresce a chance de você ter – se já não possui – um carro com motor turbo nos próximos anos.
A engenharia automobilística e o mercado consumidor se mostram cada vez mais interessados em aumentar a potência dos carros.
Assim, cada vez mais, o motor aspirado cede espaço ao turbo.
Turbinados ou aspirados?
A grande diferença é o uso ou não de compressores e turbinas
O motor aspirado é aquele que não utiliza compressores mecânicos ou turbinas para alimentar o veículo.
Em outras palavras, é o motor que “puxa” para os cilindros para a mistura da gasolina com o ar.
A maior parte dos carros que trafegam no Brasil tem motor aspirado.
Ma há quem o considere ultrapassado em comparação à potência que possui o motor turbo.
Do ponto de vista econômico, o motor aspirado é mais barato para ser fabricado.
E para o proprietário do veículo, a manutenção é mais simples e barata.
Como Funcionam os Carros TurbinadosSaiba como ocorre o funcionamento de carros com motores turbo
Você já ouviu a expressão “carro tunado” ou sabe o que significa?
A expressão remete ao inglês tuning, que significa “sintonizar”, “afinar”. Transportada para o meio automobilístico, ela indica tirar do veículo o seu melhor.
Se um turbocompressor for instalado corretamente, a potência pode ser aumentada em até 50%. Mas, como isso funciona na prática?
O que acontece é que a energia produzida pelos gases que saem pelo escapamento do carro é reaproveitada. É ela que faz o compressor do turbo se movimentar.
Como consequência, ele joga mais ar comprimido para o motor e, justamente em razão da entrada de um ar mais denso, a potência se eleva.
É claro que, para que tudo funcione de forma adequada, há diversos detalhes que só os profissionais que trabalham com carros turbinados conhecem.
Por exemplo, se o turbo for instalado, é preciso recalibrar a injeção eletrônica.
Vale também citar o que o engenheiro mecânico Denis Marum ensina, em seu artigo, publicado no G1.
Ele explica que o ar pode ser colocado nos cilindros através de duas formas de sobrealimentação: a compressão mecânica e o Turbo Charger.
No caso da compreensão mecânica, há um pequeno compressor que controla a pressão de entrada do ar na câmara de combustão.
Já o Turbo Charger possui duas pequenas turbinas que funcionam como hélices, girando de forma simultânea.
Marum explica que a hélice é colocada no coletor de escape, o qual gira pela passagem dos gases enviados para o escapamento.
Como você pode perceber, os carros turbinados são mais potentes e funcionam com uma tecnologia mais avançada do que os motores aspirados.
E, você sabia que pode comprar um modelo que já venha com o motor turbo de fábrica? Veja mais sobre isso no próximo tópico.
Carros Turbinados de Fábrica
O Fiat Uno de 1994 foi o primeiro carro a sair turbinado de fábrica no Brasil
Antes de falar dos carros do presente, acho interessante voltar um pouquinho no tempo.
Apesar de automóveis com motor turbo já serem fabricados há décadas no exterior, o primeiro carro de fábrica nacional foi produzido somente em 1994.
O Fiat Uno turbo foi o primeiro modelo com motor turbo produzido no Brasil.
Por causa do motor turbo, o lançamento do carro da Fiat conseguiu se destacar em relação à concorrência da época (Ford Escort XR3, por exemplo) e foi um grande sucesso de vendas.
Em reportagem, a Quatro Rodas destaca o quanto o carro era avançado para a sua época.
Dentre as características do veículo, marcantes para a época, a reportagem dá ênfase ao painel, cujo velocímetro com escala era capaz de marcar até 240 km/h.
O êxito do primeiro lançamento com motor turbo sinalizou para a indústria automobilística nacional que as pessoas estavam à procura de veículos com maior potência.
Como consequência disso, foram fabricados inúmeros modelos de carros turbinados com motor turbo.
Abaixo, apresento uma lista de outros carros com motor turbo que passaram a ser produzidos no Brasil:
Fiat Tempra Turbo (1994);
Fiat Marea Turbo (1998);
AUDI A3 (1999);
Volkswagem Golf GTI (2000);
Volkswagem Gol e Parati Turbo (2001);
Fiat Linea T-JET (2008);
Fiat Punto T-JET (2009);
Fiat Bravo T-JET (2009);
Volkswagem UP TSI (2011).
Atualmente, há várias opções de carros turbo sendo vendidos no Brasil, o que significa que, apesar de alguns terem preços um pouco mais elevados, opções não faltam.
Falando em preços, que tal conferir quanto custam alguns dos veículos com o motor turbo vendidos no País?
Se você ficou interessado em descobrir, leia o próximo tópico deste artigo.
Preços dos carros turbinados
Quando se fala de motor turbo, também é preciso mencionar a média de preços no mercado nacional de veículos.
Por exemplo, é possível comprar o Volkswagen Up! TSI a partir de R$ 56.850. É o carro com motor turbo com um dos preços mais baixos.
Ele foi avaliado pelo site da revista Auto Esporte como sendo um veículo de bom preço, sendo capaz de apresentar desempenho de um automóvel 1.6, mesmo sendo 1.0.
É claro que existem outros carros com motor turbo e valor bem mais elevado.
Por exemplo, o site aponta que o Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo tem o preço médio de R$ 93.764 no Brasil. Contudo, ele pode atingir o valor máximo de R$ 99.990 no País.
Se você deseja um veículo potente, invista seu dinheiro em um carro equipado com motor turbo.
No entanto, pesquise os preços com atenção, pois carros turbinados custam mais caro do que os modelos populares.
Agora que você viu o preço de alguns carros turbinados disponíveis atualmente no mercado, o que acha de conhecer um pouco sobre carros antigos turbinados?
Carros Turbinados Antigos
O processo de turbinar um carro antigo costuma ser caro
Quando se fala em carros turbinados antigos, é preciso olhar os dois lados da moeda.
Se você quer modificar o seu modelo usado, saiba que o processo pode custar muito dinheiro.
Por outro lado, um carro turbinado também pode receber um preço alto na revenda. Assim, turbinar carros antigos pode ser, além de um hobby, um negócio lucrativo.
A principal dica é sempre buscar especialistas para realizar o serviço, já que o procedimento exige atenção a alguns detalhes delicados.
Mas, quem pensa que carros turbo são novidade está muito enganado.
Veículos com motor turbo existem desde a década de 60, e há quem seja apaixonado por esses carros até hoje.
O precursor dos carros com motor turbo é o Chevrolet Corvair Monza, lançado em 1965.
Seu motor tinha potência de 150 cv e, em sua segunda geração, passou a ter 180 cv, o que representou um verdadeiro avanço, dando início à era dos motores turbo clássicos.
Outro carro turbinado clássico que merece ser lembrado aqui é o BMW 2002 Turbo.
Ele foi lançado no ano de 1973, com um motor de dois litros que o permitia alcançar a potência de 170 cv.
Durou pouco tempo, mas conquistou o coração de quem teve a oportunidade de comprá-lo.
Por fim, quero lembrar do Lotus Esprit Turbo, lançado em 1980. Inicialmente, seu motor de 210 cv permitia que o carro atingisse até 100 km/h.
Com o passar do tempo, o modelo foi evoluindo, até que, na década de 90, seu motor passou a ser de 300 cv, o que possibilitava um alcance de até 280 km/h.
Como você pode perceber, os carros turbinados são amados há muito tempo, principalmente por fornecerem, aos condutores, experiências diferentes dos outros automóveis.
Porém, não se pode esquecer de que a lei de trânsito brasileira faz algumas determinações referentes a isso.
Quer saber como turbinar seu veículo sem desrespeitar a legislação? Então, leia a seção a seguir.
A lei não proíbe que os proprietários turbinem seus carros, mas nem tudo é liberado.
O segredo é conhecer o que estabelece o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) a respeito do que pode ou não ser modificado.
Por exemplo, o CONTRAN proíbe que o chassi seja substituído e que seja alterado o sistema de freios.
Por outro lado, permite a troca do sistema de combustível e a cor do veículo.
Mas, como turbinar o carro e manter-se dentro da lei?
Veja os cinco passos que resumem o processo:
Compareça a uma unidade do DETRAN e peça autorização para realizar as modificações que deseja.
Assim que autorizado, você pode dar seguimento às modificações.
Depois de concluídas as modificações, leve o carro para uma vistoria de segurança em oficina credenciada pelo DETRAN.
Se o carro passar na vistoria, encaminhe o laudo para aprovação e conclusão do processo.
Depois de tudo pronto, com os documentos do carro atualizados, você pode dirigir sem medo de ser multado.
Seguindo os passos listados acima, você não terá problemas com a lei por ter turbinado ou rebaixado seu veículo, por exemplo.
Porém, não fazer as modificações de acordo com a lei pode gerar penalidades, e é sobre isso que você lerá no tópico abaixo.
Carros turbinados e rebaixados no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
Uma das formas de personalizar seu veículo é rebaixar a suspensão.
É muito comum vermos carros rebaixados pelas ruas das cidades. Muitas pessoas acham extremamente estiloso. Também, a modificação destaca o veículo dos demais.
Carros rebaixados não são produzidos assim, ou seja, são adaptados por terceiros. Em outras palavras, rebaixar o carro significa alterar as características de fábrica.
É preciso ter muito cuidado ao fazer mudanças no automóvel, pois isso ameaça a segurança de seus ocupantes e de outros usuários das vias.
De acordo com o engenheiro mecânico Dennis Marum, já citado neste artigo, a função do sistema de suspensão é absorver as irregularidades do solo. Assim, ela oferece a estabilidade para o melhor controle do carro ao dirigir.
Ao ser rebaixado, o carro se torna mais esportivo e transfere melhor as irregularidades do chão para os ocupantes. Em outras palavras, o automóvel se torna mais duro.
Marum alerta, no entanto, que é maior a exigência de manutenção preventiva para evitar problemas.
A revisão periódica é ainda mais importante nos casos de carros rebaixados, porque o projeto original de fábrica foi alterado.
Agora, falando um pouco sobre a legislação, surge a dúvida: a pessoa que rebaixa o carro ou instala um motor turbo pode ter problemas com o Código de Trânsito Brasileiro?
Para encontrar a resposta, é importante conhecer o art. 230 do CTB.
De acordo com o artigo citado, o motorista pode receber uma multa por alterar características do carro sem que isso seja feito legalmente.
Ou seja, se não cumprir com o processo legal previsto, passando pela vistoria e autorização do DETRAN, a multa é uma consequência provável.
Como é uma infração de natureza grave, a multa é de R$ 195,23.
Além dela, são adicionados cinco pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e o veículo pode ser retido para regularização.
Porém, se o carro apresentar condições de segurança para trafegar, o agente de trânsito não poderá guinchá-lo.
O motorista deverá entregar o certificado de licenciamento anual e ter o recibo, no qual deverá constar a data limite para que o carro seja regularizado.
É responsabilidade do DETRAN de cada estado verificar se os carros que sofreram alterações em seus projetos de fábrica se enquadram nas normas especificadas pela lei.
Quem define as normas sobre as mudanças feitas nos carros é o CONTRAN.
O Conselho permite que carros possuam a suspensão rebaixada. No entanto, existem especificações que os donos dos veículos devem seguir para não serem multados e não receberem pontos na CNH.
Essas especificações constam no art. 6º da Resolução 292/2008, segundo a nova redação dada pela Resolução 479/2014.
De acordo com a resolução, os veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg podem ter suspensão fixa ou regulável. A altura mínima para circulação deverá ser maior ou igual a 100 mm do solo, e o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar no veículo.
Já a respeito dos veículos com mais de 3.500 kg de PBT, quero destacar que não podem ultrapassar o limite de dois graus no nivelamento da longarina, e a suspensão dianteira não pode ser alterada, a não ser para instalar sistema de tração, ou adicionar ou remover eixo auxiliar, direcional ou autodirecional.
Por fim, o § 3º do art. 6º afirma que veículos cujas suspensões forem alteradas deverão ter a altura livre do solo registradas no CRV e no CRLV.
Ou seja, fique de olho nas leis para não receber multa.
Além disso, licencie suas mudanças para que seu carro rebaixado ou tunado seja legalizado e você possa dirigi-lo sem preocupações.
Para fechar este artigo, gostaria de deixar algumas dicas para que você turbine seu carro sem problemas.
Sobre os cuidados necessários para turbinar carros, você lê a seguir.
Cuidados Antes de Turbinar um Carro
Existem cuidados indispensáveis ao turbinar um carro
Quando o assunto são carros turbinados usados, a recomendação principal é observar os pontos de atenção antes de qualquer modificação.
Afinal, ao falar de alterações em seu automóvel, é preciso garantir que os impactos não afetem seu desempenho ou a própria segurança.
Em reportagem do site R7, os mecânicos da SPA Turbos e da ITurbo, lsrael e Wladimir, alertam que algumas peças sofrem mais com a mudança.
Eles recomendam atenção especial aos freios, pistões, bielas, homocinética, embreagem e junta de cabeçote.
Os especialistas também apontam que cada peça deve ser verificada antes de turbinar o carro.
Além disso, indicam uma relação de itens que o profissional responsável pela modificação deve verificar antes de iniciar o processo.
Ou seja, a responsabilidade não é só sua.
A medida busca garantir que os componentes estejam em condições de receber a sobrealimentação.
São eles:
pistões;
bielas;
juntas de cabeçote;
correia-dentada;
velas e cabos de velas;
bobinas;
anéis de compressão do motor;
câmbio.
Procure sempre um mecânico especializado e não aquele que cobra o menor preço.
Antes de turbinar o carro, tenha em mãos o manual do proprietário. Ele é muito importante pois fornece informações específicas sobre o seu modelo de carro.
Se as alterações forem mal feitas, os danos podem ser irreversíveis.
Conclusão
Agora, você conhece um pouco mais sobre carros turbinados, seu funcionamento e a legislação que trata das modificações de veículos.
Neste artigo, você viu que o CTB não proíbe a modificação de carros, mas estipula regras para assegurar a segurança de todos.
Mostrei alguns exemplos de carros turbinados de fábrica e alertei quanto aos pontos de atenção necessários para turbinar o seu carro.
Antes de fazer alguma modificação no veículo, tome o máximo de cuidado para não colocar em risco a sua segurança.
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Visite e conheça!
Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
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Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.