Glauco Diniz Duarte Diretor – Manutenção no sistema Common Rail
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, considerado muito mais eficiente do que outros sistemas semelhantes, o sistema Common Rail é o tipo de componente altamente valorizado no mercado, sendo procurado por especialistas e gestores de nichos de alta produtividade como Mineração, Offshore, Mineração, Ferrovia, Agrícola, Rodoviários, entre outros.
No entanto, mesmo com esse reconhecimento de eficiência, o sistema não é imune às falhas, principalmente, quando o usuário não cumpre questões básicas como a manutenção regular. Nesse sentido, sem um cuidado especial, em algum momento a peça passa a apresentar dificuldades que podem comprometer todo o equipamento.
Para saber mais sobre esses e outros pontos ligados ao sistema Commom Rail, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto. Boa leitura!
Quais são os principais sintomas de falhas no sistema Common Rail?
É fato que ninguém quer um sistema de alta potência como Commom Rail apresentando falhas e trazendo dificuldades em seu veículo de motor diesel. Porém, como explicado, quando não há o cuidado correto, é normal que esse tipo de situação aconteça.
Para evitar surpresas e gastos emergenciais, o melhor caminho é ter atenção aos sintomas das falhas. Confira alguns dos mais comuns:
Motor do equipamento desligando ou perdendo potência na desaceleração;
Problema na hora de dar a partida;
Inconsistências na aceleração;
Perda de potência;
Cortes na rotação.
Inconsistência na pressão de injeção
Contaminação do diesel
Desgaste pelo tempo de uso
Claro que os sintomas podem variar caso a caso. No entanto, ao identificar alguns desses de forma constante, é importante avaliar as condições do seu sistema Commom Rail.
Quando esse tipo de situação acontecer, é recomendável não prolongar o uso do equipamento. Ainda mais dentro de uma rotina de Offshore ou Mineração, por exemplo, onde a quebra de um único equipamento pode representar um prejuízo enorme.
3 falhas Comuns do sistema Common Rail
Caso você não tome nenhuma atitude diante dos sintomas apresentados, certamente eles evoluirão para falhas.
Inconsistência na pressão de injeção
A falha mais comum em um sistema de injeção Common Rail é a inconsistência na pressão de injeção, sendo este também o problema mais grave da peça.
Nessa situação, o sistema não consegue repassar corretamente o diesel para o motor. Consequentemente, é comprometido o funcionamento do equipamento como um todo.
Outra falha que pode ocorrer em uma situação de mau funcionamento do sistema Commom Rail é a contaminação do óleo diesel. Em razão de vazamentos ou instalação incorreta, o combustível que passa pela injeção eletrônica é diretamente afetado.
Logicamente, assim como no primeiro caso, é uma falha que também impacta o motor do seu equipamento.
Desgaste pelo tempo de uso
Outra falha também comum é o desgaste da peça pelo tempo de uso, ainda mais em setores de alta exigência como Agrícola, Offshore, Mineração, Ferrovia e Rodoviário.
Nesse caso, além de ficar atento aos sintomas, você precisa ter um plano de ação bem estabelecido para o momento de substituição da peça. Se você não tem o planejamento em mãos, é certo que vai perder dinheiro.
Dicas importantes para driblar as falhas no sistema Common Rail
Assim como há o risco de falhas, também existem maneiras de driblá-lo e estender a vida útil do seu sistema Commom Rail. Confira.
Fique atento às peças principais
O primeiro ponto é ficar atento às peças sensíveis do seu sistema Common Rail, componentes que interferem diretamente no bom funcionamento.
A principal, sem dúvida, é a válvula reguladora, a peça que controla as altas pressões no tubo rail. Outro ponto é o tubo em si, que merece atenção em relação a sua condição.
Por fim, verifique sempre o funcionamento da unidade de controle eletrônica.
Use somente componentes de qualidade
Peças de injeção eletrônica são bastante valorizadas no mercado, demandando quantias interessantes da parte financeira das empresas. Diante disso, pode ser tentador investir em componentes de baixa qualidade em uma substituição.
Não caia nessa armadilha!
Peças de procedência duvidosa não só comprometem o funcionamento dos equipamentos, como também a produtividade da sua empresa. Dificilmente elas trarão o retorno que você precisa.
A reparação de injetores Common Rail
Vale destacar a resolução da dificuldade que pode surgir no momento da substituição de seu sistema Commom Rail. Por causa do preço ou da demora na reposição, é comum que gestores passem aperto nessa transição.
Nesse momento, o melhor caminho a se tomar é a reparação do sistema Commom Rail. A opção ideal para quem não pode abrir mão de peças de qualidade e nem perder tempo de produtividade.
Na reparação, você tem a sua peça nos padrões de fábrica e com custo-benefício bastante atrativo – uma economia que pode superar os 60% em comparação a uma compra de peça nova.
É a garantia de um sistema Commom Rail completo, uma rotina de alta qualidade, a partir de um processo econômico e sustentável.
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Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.