Glauco Diniz Duarte Diretor – Quem inventou o sistema common rail diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, vivemos uma nova era dos motores a combustão, devido aos avanços tecnológicos e às crescentes restrições internacionais a respeito do combate à poluição. Os motores de combustão interna afetam diretamente a qualidade do ar na atmosfera, devido à emissão dos gases provenientes da combustão. A utilização dos motores diesel Common Rail ou Common RailDirectInjection têm sido uma saída para diminuir a poluição do ar.
– Mas como?
Esse sistema de injeção calcula, através de vários sensores conectados a uma central eletrônica, a quantidade exata de combustível a ser injetada para que ocorra uma queima perfeita, tecnicamente falando, queima estequiométrica.
A tecnologia foi desenvolvida pela Fiat no final da década de 90, mas logo chamou a atenção da empresa Alemã Bosch que comprou, patenteou e aprimorou o funcionamento. Interessante ressaltar que a tecnologia tinha foco em veículos potentes utilizados para trabalho que demandavam grande força, porém os primeiros motores common rail vieram nos modelos de passeio Alfa Romeo 156 e no Mercedes Benz E 320.
Diferentemente dos motores diesel convencionais, onde a pressão para pulverizar o combustível nos cilindros é gerada individualmente a cada injeção, nos sistemas coletores (rails) armazena-se o combustível com a elevada pressão necessária para injeção, disponibilizando-o para todos (common) os cilindros.
Nesses sistemas de injeção de combustível, há uma bomba HP(High Pressure) que comprime o combustível até o Rail para distribuição, em que a pressão de trabalho varia entre 500 Bar e 2000 Bar dependendo do que é exigido ao motor.
(Pense comigo, imagine uma camionete vazia subindo uma ladeira, o motor não precisa de tanto combustível para queima, conseqüentemente menor quantidade será pulverizada, trabalhando o Rail a uma pressão de 700 Bar nos injetores.
Agora essa camionete está subindo com uma carga pesada a alta velocidade, logo uma quantidade de combustível maior é exigida, fazendo com que a pressão para pulverizar será aumentada, com o Rail agora pressurizado a 1750 Bar).
Ajuste de pressão da bomba
Esse sistema possui 2 bombas de injeção de combustível.Uma primeira que admite o combustível do tanque e transfere para uma segunda bomba de alta pressão que direciona o combustível pressurizado para os bicos injetores. O ajuste da pressão depende da rotação do motor e também de uma importante válvula de dreno no corpo da bomba de alta pressão que regula o fluxo para Rail. Essa válvula de dreno é eletromagnética e sua abertura é controlada pelos pulsos elétricos vindos da central eletrônica em formato PWM. Uma curiosidade é que o próprio diesel é o lubrificante da bomba.
Acumulador de pressão (Rail) e injetores
1- Bomba de alta pressão
2- Injetor
3- Rail ou acumulador de pressão
4- Tubos de conexão Rail -> Injetor
5- Tubos de conexão Bomba AP ->Rail
6- Central eletrônica
7- Válvula de segurança
8- Sensor de pressão
O rail disponibiliza o combustível a pressão ideal para todos os cilindros, existindo também nesse sistema, uma válvula de segurança que atua caso haja uma pressão elevada acima do limite operacional.
Os injetores são válvulas eletromagnéticas e o momento da injeção e o tempo exato é controlado eletronicamente, ou seja, não sendo necessário eixo de cames, tuchos, balancins, faina de regulagem de folga de válvulas e etc.
Assim, com esse sistema de combustível, é possível maximizar a eficiência da queima, aproveitando-se mais da energia calorífica presente no diesel. O meio ambiente “agradece” pelas queimas de combustível estequiométricas (“adeus” aquela queima rica e sua fumaça preta), menor consumo e funcionamento menos ruidoso e sem contar a rápida estabilização do motor ao partir.
Interessante notar que a central eletrônica possui vários sensores para calcular a injeção perfeita, diante de variáveis como temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, rotação do motor, carga exigida pelo motor, posição do pedal de aceleração e etc. Caso algum desses sensores esteja fora de operação, a central eletrônica possui uma programação padrão genérica para um funcionamento mediano.
A central eletrônica tem uma memória que atua como mapa de controle para calibração dos sensores e atuadores, bem como para enviar sinais já parametrizados, caso haja perda de informação de um sensor ou perda de feedback dos atuadores. Importante ressaltar que esse tipo de memória não se apaga com o motor desligado ou com bateria desconectada, possuindo inclusive um dispositivo emergencial denominado Recovery, que permite o reestabelecimento do funcionamento do software do sistema de controle.
Como exposto anteriormente , nos anos de 1980 a 1990 foi desenvolvido o sistema de combustível common rail para os carros de passeio. Naturalmente tal tecnologia alcançou grande abrangência, devido à maior eficiência e menor emissão de gases poluentes, sendo sempre a “mola propulsora” para o desenvolvimento tecnológico, maior economia de combustível e adequação a futuras legislações de controle de poluição.
Três eram os principais grupos de sistema de injeção: (1) eletronicamente controlado com bomba distribuidora, (2) controlado eletronicamente com unidade injetora(EUI – electronically controlled unit) e (3) sistema de injeção common rail. Frente aos outros sistemas de injeção de combustível contemporâneos, o common rail destacou-se por prover maior número de vantagens e eventualmente tornou-se predominante na aplicação em veículos leves.
Dentre as vantagens pode-se citar:
-Pressão de combustível independente da velocidade ou carga do motor;
-Menor requisito de pico de esforço na bomba de comsbustível;
– Redução de ruídos e vibrações;
– Maior controle e precisão do sistema de injeção.
Com a utilização do sistema de combustível Common Rail, os processos de combustão puderam ser otimizados para alcançar menores níveis de poluição com menor consumo de combustível. Atualmente existem várias aplicações no setor naval, inclusive com um sistema de controle eletrônico, o qual garante a perfeita injeção de combustível, na quantidade e tempo exatos, independentes da rotação do motor. Sendo os pioneiros da aplicação desse tipo de sistema na indústria naval os motores MTUs.
Os sistemas Common Rail modernos garantem a temporização e atomização por um módulo de controle programável, que permite a múltipla injeção de combustível nas pressões pré-definidas e no devido tempo, provendo grande nível de flexibilização para melhoria da eficiência, diminuição do consumo e de poluentes. Por estas razões essa tecnologia ganhou grande espaço frente aos sistemas de injeção mecânicos convencionais. Os atuais motores MTUs possuem características padrões, como: linha de combustível comum, que nomeiam o próprio sistema “common rail”, abertura eletrônica dos bicos injetores específicos de cada cilindro para permitir fluxo de diesel, atomização do combustível em altas pressões e a perfeita mistura com ar.
Os componentes do sistema de injeção common rail devem possuir extrema precisão e flexibilidade na realização do controle. Por esse propósito utiliza-se as ECU(Engine Control Unit – Unidade de Controle do Motor), um sistema de gerenciamento eletrônico, o qual controla a rotação do motor, o ar fornecido para a queima através de flaps nos turbochargers, realiza o processamento de sinais analógicos e digitais, além de se comunicar com o sistema de monitoramento do navio.
Atualmente um dos grandes desafios dos sistemas de combustível common rail é o aumento da pressão de injeção, que possui uma relação direta com a atomização, garantindo melhor eficiência na queima. Por essa razão, procura-se aumentar continuamente a pressão de operação desse tipo de motor diesel. Os primeiros modelos MTUs trabalhavam com a pressão de 1400 bar, já os atuais alcançam 1800 bar, com futuras perspectivas de significativo aumento para 2500 bar nos futuros modelos. Porém tal aumento de pressão deve ser acompanhado de um aprimoramento na durabilidade e fácil manutenção dos componentes do sistema de injeção, melhoria no sistema de filtragem e evolução gradativa dos sistemas de controle eletrônico.
O desenvolvimento desse tipo de tecnologia tem crescido de forma exponencial. Recentes motores de propulsões marítimas e de geração de energia têm aplicado o sistema common rail para injeção de combustível. Motores modernos da SULZER FLEX substituíram as tradicionais bombas de injeção de combustível individual para cada cilindro, por uma única bomba que realiza a distribuição para cada cilindro do motor, enquanto os motores MAN B&W ME já não possuem mais os tradicionais eixos de cames, porém ainda utilizam bombas individuais para cada cilindro
Os sistemas de combustível Common Rail atuais possuem ampla utilização, grande eficiência e imenso potencial, porém ainda existem inúmeros avanços a serem alcançados para gradativa diminuição de poluentes e do consumo. O aprimoramento do sistema de injeção controlado eletronicamente será utilizado cada vez mais. Novas tecnologias serão desenvolvidas como a recirculação de gás de escape que certamente abrirá espaço para o alcance de motores cada vez mais eficientes, gerando motores cada vez mais limpos e econômicos.
Espaço moderno com infraestrutura aconchegante, preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com o conforto e a segurança que você merece.
Visite e conheça!
Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
Suor Excessivo ou Hiperidrose: Conheça os tratamentos disponíveis
A hiperidrose é o nome científico dado à condição da pessoa que transpira excessivamente. Leia e conheça os tratamentos mais indicados.
Mês das Mulheres: Boom de Colágeno
No mês das mulheres, as pacientes da Clínica Flávia Freitas presenteia as pacientes que buscam tratamentos estimuladores de colágeno.
Folia Beauty
No mês de carnaval, a Folia Beauty trás condições especiais para você cuidar da sua pele com tratamentos modernos e personalizados. Confira!
Mesoterapia: para que serve, como funciona, contraindicações e cuidados
A mesoterapia é um procedimento estético que não necessita de cirurgia, considerado muito eficaz no tratamento de diversos problemas. Leia!
Intradermoterapia: O que é, para que serve, indicações e benefícios.
A intradermoterapia é um procedimento minimamente invasivo e não cirúrgico, utilizado em tratamentos faciais, corporais e capilares. Leia!
Celulite: Descubra como prevenir e saiba quais são os melhores tratamentos
Leia para entender o que é, como se prevenir e quais são os principais tratamentos para celulite disponíveis atualmente.
Neste natal, doe alegria!
Nos ajude a tornar o natal das crianças mais feliz e receba um kit skincare ao doar um brinquedo!
Lipo Enzimática: O que é, como funciona, como é feita e cuidados.
A Lipo Enzimática consiste em um tratamento dermatológico que elimina gordura localizada através da injeção de enzimas; Leia.
Você na sua melhor versão, até o final do ano.
Protocolos com condições especiais para você aproveitar o mês de Novembro e se preparar para alcançar sua melhor versão até o final do ano.
Fios PDO: O que é, como funciona, indicações e benefícios
O uso de Fios PDO são muito utilizados na prevenção e combate de rugas, flacidez e perda de firmeza da pele. Leia e conheça os benefícios.
Nutricionista Online
Realize agora mesmo o seu plano de Nutricionista Online com a Pratique Fitness e garanta melhores resultados no treino! Conquiste os 3 objetivos que ajudam você a atingir suas metas:
Realize agora mesmo o seuplano de Nutricionista Online com a Pratique Fitness e garanta melhores resultados no treino! Conquiste os 3 objetivos que ajudam você a atingir suas metas:
Alimentação adequada com o nosso plano com um Nutricionista Online para dar a energia que o seu corpo precisa;
Determinação para seguir firme na dieta em prol de atingir o objetivo que você especificou;
Foco no treino, aqui você sentirá os resultados e verá as mudanças no seu corpo com as técnicas corretas, aliado com a alimentação especializada para seu objetivo.
Aqui, tudo isso está disponível a um clique de você! Venha se tornar a melhor versão de si mesmo, através de um atendimento com um Nutricionista Online, onde você terá uma série de vantagens. Ainda com dúvidas? Relaxe, porque aqui na Pratique Fitness explicamos cada detalhe do nosso plano com um Nutricionista Online.
Durante todo programa você será assistido por Nutricionista esportivo especialista no seu objetivo. Consultas de 45 em 45 dias por meio de Vídeo Chamadas e funcionalidade no app com isso você nunca enjoa da sua dieta com um Nutricionista Online Com esse acompanhamento vamos ajudar você a Bater sua meta.
Avaliação mensal com exame de bioimpedância para que você e o nutricionista acompanhem os resultados.
O que é um acompanhamento com um Nutricionista Online
O acompanhamento nutricional é fundamental para potencializar os resultados, seja para perder peso ou/e ganhar massa magra e o nosso plano de acompanhamento nutricional é especializado exatamente no objetivo que você escolher, ele se destaca por:
Você fecha o plano e faz o exame de Bioimpedância, que analisará a sua composição corporal e indicará a quantidade aproximada de osso, músculo e gordura*;
Caso você não possa ir à academia, já que o exame é realizado lá, não há qualquer problema, pois nosso plano conta com nutricionista online, ou seja, você será atendido e orientado sobre o que fazer.
O acompanhamento nutricional é realizado pelo próprio aplicativo e você pode baixá-lo diretamente da sua loja de aplicativos. Sim! Não é preciso vir à academia ou fazer uma consulta, porque basta baixar o app e ser orientado.
Ficou curioso para saber o prazo entre as consultas com nutricionista online? O plano oferece atendimento a cada 45 dias e nesse período você pode:
Adaptar a sua dieta;
Sentir os resultados do treino;
Anotar as suas dúvidas;
Passar para o profissional na hora da consulta com nutricionista online.
O acompanhamento é realizado via videochamadas e você é totalmente livre para conversar com o profissional. Lembre-se de que se trata de um nutricionista esportivo e por isso o conhecimento técnico é voltado para essa área.
Plano com um Nutricionista Online
O que é nutrição esportiva?
Benefícios da nutrição esportiva
Professores Treinados e Qualificados
A Pratique Fitness conta com uma equipe de professores capacitados, prontos para te atender com o máximo de qualidade. Todos os membros da nossa equipe, passam por um criterioso processo para ingressar em nossas unidades. Além do mais, todos eles recebem treinamento recorrente, proporcionando a todos os alunos as últimas novidades e técnicas quando o assunto são exercícios físicos. Muito mais que equipamentos de exercício físico, a Pratique Fitness faz história ao proporcionar um ambiente voltado aos resultados e ao seu bem estar.
A ACADEMIA DO FUTURO ESTÁ AQUI
Com uma estrutura moderna e diferenciada, você faz sua matrícula com poucos cliques
Academia Pratique Fitness Matriz: Av. Saramenha, 1530 – Guarani – Belo Horizonte – MG – CEP 31840-220 Telefone: (31) 4141-1962.
ESTRUTURA COMPLETA
DESCUBRA POR QUE SOMOS A OPÇÃO NÚMERO 1
Localização
A Pratique tem tantas unidades em Minas gerais e Santa Catarina que é impossivel não ter uma bem próxima de voce!
Custo-benefício
São tantas as vantagens por um preço tão pequeno que o custo-benefício com a Pratique é difícil de bater.
Muita experiência
São quase 20 anos de trabalho , o que traz uma grande bagagem quando o assunto é atender bens os alunos.
Bioimpedância,
A Pratique é o futuro e a sua avaliação física não poderia ficar de fora. Você tem uma análise precisa e certeira.
Satisfação
O trabalho pesado feito pela equipe Pratique reflete diretamente em nossa taxa de aprovação e reclamações!
Muitas Modalidades
Saia da mesmice e monotonia e vem para a academia que tem todas as modalidades que você procura e precisa.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.