Glauco Diniz Duarte Diretor – Quais os sensores que fazem parte do sistema de injeção Common Rail
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o sistema de injeção Diesel, assim como o de gasolina, permite dosar a quantidade exata de combustível para cada momento de serviço do motor, sendo comandado por uma unidade de comando que processa diversos parâmetros do motor e do meio ambiente. Assim, o sistema garante maior eficiência, menor consumo de combustível e emissões de poluentes. Como o Diesel é mais poluente que outros combustíveis, as inovações tecnológicas são constantes a fim de se adequar as exigentes normas regulamentadoras de emissões no mundo inteiro.
O motor Diesel, comparado ao de gasolina, é mais robusto e tem maior durabilidade tornando sua manutenção mais complexa. Por isso, estes motores têm algumas diferenças comparados aos motores movidos a outros tipos de combustível:
O ar e o combustível são comprimidos na câmara de combustão a 800°C e não necessitam de centelha para a explosão, já que o diesel inflama com a pressão formada. Neste caso, é usada apenas uma vela de aquecimento.
Diferente do motor a gasolina que admite ar/combustível, o motor a Diesel admite somente ar. Na fase de compressão, o ar é comprimido e sua temperatura se eleva consideravelmente, assim quando o pistão chega quase no PMS, o Diesel é injetado a uma alta pressão (200 bar em média) e se inflama instantaneamente.
Os motores a Diesel necessitam de menos rotações do motor (RPM) do que os veículos a gasolina. Por isso, apresentam maior durabilidade. O curso dos pistões é maior e o impacto da explosão é muito menor comparado aos motores a gasolina.
Tipos de Unidades Injetoras
Vamos entender os tipos de injetoras diesel.
UP – Unidade de Pressão
Neste sistema cada cilindro possui uma bomba de alta pressão conectada ao seu respectivo injetor. A bomba é acionada pelo eixo do comando de válvulas e tem a função de comprimir o combustível e envia-lo ao injetor, comandados pela central de injeção.
A unidade de comando calcula a quantidade e o tempo de injeção do Diesel, conforme as condições de rotação e carga exigidas, certificando-se de que o motor funcione melhor em qualquer situação.
EUI – Unidade Injetora
O sistema de unidade injetora UI consegue integrar tanto a bomba de alta pressão como o injetor em uma só unidade em cada cilindro do motor. A unidade injetora substitui os sistemas convencionais que utilizam tubos de alta pressão de combustível, possibilitando valores de pressão elevados.
As unidades são montadas no cabeçote, e a injeção do Diesel é controlada por uma eletroválvula que responde aos comandos da central de injeção (ECU), que determina o melhor momento e o volume adequado de combustível que será injetado conforme as condições de funcionamento.
HEUI – Unidade Injetora com acionamento hidráulico
Este sistema possui uma característica importante, seus injetores-bomba estão alojados no cabeçote e possuem um sistema hidráulico de acionamento que utiliza como elemento de ação o óleo do motor em uma galeria de alta pressão.
A bomba hidráulica é alimentada a uma pressão de lubrificação de aproximadamente 45 psi, podendo chegar 3700 psi de forma variável. As unidades injetoras trabalham conforma ordens diretas da ECU que recolhe os dados de sensores e dosa o volume necessário de combustível. Essa tecnologia foi criada pela Caterpillar e é utilizada em motores como o C9, C7 e 3126B. Abaixo está o esquema dos componentes do motor C9 com sistema HEUI.
Conector para a Válvula de Controle da Pressão de Ativação da Injeção (IAPCV)
Bomba hidráulica da unidade injetora
Sensor para a Pressão de Comando da Injeção (IAP)
Filtro de combustível
Filtro primário do combustível e separador de água
Tanque de combustível
Engrenagem do eixo-comando
Sensores de distribuição/rotação
Módulo de Controle Eletrônico (ECM)
Bateria
Regulador de pressão do combustível
Sensor de pressão no coletor de admissão
Sensor de pressão do óleo
Sensor de temperatura do líquido arrefecedor
Sensor de posição do acelerador
Sensor de temperatura do ar de admissão
Sensor de pressão atmosférica
Aquecedor da admissão de ar
Sistema Common Rail de Injeção eletrônica diesel
O sistema Commom Rail é o sucessor do sistema HEUI e é atualmente o sistema mais avançado de injeção eletrônica diesel. Ele funciona de forma que a geração de pressão e a injeção de combustível atuem de forma separada, ou seja, a pressão formada pela bomba está disponível para todos os injetores através de um tubo chamado Rail.
A pressão é controlada independentemente da rotação do motor pela ECU que reúne dados de diversos sensores instalados no motor, garantindo desempenho e eficiência, além de baixo ruído e menor emissão de poluentes comparada aos outros sistemas.
Como a unidade do motor controla eletronicamente a abertura dos injetores, possibilita a realização de injeções múltiplas em um mesmo ciclo, pré-injeção, injeção principal, pós-injeção. Este sistema é utilizado por praticamente todas as montadoras.
Nos manuais de injeção eletrônica Diesel, encontrados no Simplo, podemos encontrar o esquema elétrico com descrições e testes do sistema Denso i-ART Toyota, utilizado nos modelos Hilux a partir de 2012, que usaremos como demonstração para melhor entendimento.
Além disso, o manual Diesel possui quase todos os sistemas de injeção eletrônica diesel existentes no mercado, com diagramas elétricos, descrições de funcionamento e testes de sensores e atuadores.
A Hilux com sistema Denso i-ART, caracteriza-se por um conjunto de injetores complexos, onde um sensor de pressão em miniatura se encontra em cada injetor monitorando a atividade de injeção.
A injeção de Diesel ocorre até 1.000 vezes por segundo, então o sistema i-ART consegue medir com precisão a flutuação de pressão e temperatura do combustível individualmente para proporcionar um controle ideal de quantidade e sincronismo de injeção. No capítulo encontrado no manual Simplo, temos a descrição de funcionamento e operação desse sistema.
Descrição dos injetores i-ART
Este manual descreve os injetores CRS i-ART.
Tecnologia de precisão inteligente.
Novos itens que foram alterados em relação a Hilux convencional (motor KD) estão listados abaixo.
Os recém projetados injetores piezo G3Pi com sensor de pressão embutido i-ART (e temperatura do combustível com função medidora).
A pressão do sistema: pressão máxima aumentou de 180 Mpa a 200 Mpa
Filtros de separação de umidade eficientes com camada dupla redundante.
Não está mais presente o sensor de temperatura do combustível da bomba de abastecimento
Não está mais presente o sensor de pressão do rail.
O sistema i-ART tem sensores de pressão construídos dentro dos piezo injetores. O i-ART detecta a variação de pressão e temperatura de combustível para cada cilindro, proporcionando um retorno para o ECU para controlar a taxa de injeção para o valor ideal.
Operação dos injetores i-ART
Válvula injetora fechada:
Quando a tensão não é aplicada à pilha piezo elétrica, a pressão na câmara de controle e na parte inferior na agulha do bico é igual a do combustível no rail. A agulha do bico permanece fechada devido a diferença na área de superfície exposta à pressão entre a câmara de controle e na parte inferior da boca da agulha. Portanto, a injeção não é realizada.
Injeção:
Quando a tensão é aplicada à pilha piezo, a pilha se expande. A transmissão de poder de atuação do pistão de grande diâmetro ao pequeno diâmetro do êmbolo expande o deslocamento da pilha piezo e empurra a válvula de controle para baixo, abrindo o assento superior e fechando o assento inferior.
Como resultado, o combustível é descarregado a partir da câmara de controle para o trajeto de fuga através do orifício A, e a pressão da câmara de controle diminui. Uma vez que a pressão na parte inferior do bico da agulha torna-se maior do que a do controle da câmara, a agulha do bico é empurrada para cima e a injeção começa.
Injeção completa
Quando a tensão aplicada a pilha piezo elétrica é removida, a pilha encolhe, e tanto o pistão de grande e pequeno diâmetro, assim como o aumento da válvula de controle se recolhem. Além disso, o assento superior fecha. Como resultado, um caminho de combustível para a câmara de controle abre, e a pressão do combustível na câmara de controle retorna rapidamente à mesma pressão que o Rail. Portanto, a agulha do bico é empurrada para baixo, e a injeção de combustível para.
Para que o reparador encontre todo o conteúdo disponível para efetuar um trabalho com qualidade e segurança ainda conta com todo o esquema elétrico do sistema de injeção e os testes dos sensores e atuadores.
Espaço moderno com infraestrutura aconchegante, preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com o conforto e a segurança que você merece.
Visite e conheça!
Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
Suor Excessivo ou Hiperidrose: Conheça os tratamentos disponíveis
A hiperidrose é o nome científico dado à condição da pessoa que transpira excessivamente. Leia e conheça os tratamentos mais indicados.
Mês das Mulheres: Boom de Colágeno
No mês das mulheres, as pacientes da Clínica Flávia Freitas presenteia as pacientes que buscam tratamentos estimuladores de colágeno.
Folia Beauty
No mês de carnaval, a Folia Beauty trás condições especiais para você cuidar da sua pele com tratamentos modernos e personalizados. Confira!
Mesoterapia: para que serve, como funciona, contraindicações e cuidados
A mesoterapia é um procedimento estético que não necessita de cirurgia, considerado muito eficaz no tratamento de diversos problemas. Leia!
Intradermoterapia: O que é, para que serve, indicações e benefícios.
A intradermoterapia é um procedimento minimamente invasivo e não cirúrgico, utilizado em tratamentos faciais, corporais e capilares. Leia!
Celulite: Descubra como prevenir e saiba quais são os melhores tratamentos
Leia para entender o que é, como se prevenir e quais são os principais tratamentos para celulite disponíveis atualmente.
Neste natal, doe alegria!
Nos ajude a tornar o natal das crianças mais feliz e receba um kit skincare ao doar um brinquedo!
Lipo Enzimática: O que é, como funciona, como é feita e cuidados.
A Lipo Enzimática consiste em um tratamento dermatológico que elimina gordura localizada através da injeção de enzimas; Leia.
Você na sua melhor versão, até o final do ano.
Protocolos com condições especiais para você aproveitar o mês de Novembro e se preparar para alcançar sua melhor versão até o final do ano.
Fios PDO: O que é, como funciona, indicações e benefícios
O uso de Fios PDO são muito utilizados na prevenção e combate de rugas, flacidez e perda de firmeza da pele. Leia e conheça os benefícios.
Nutricionista Online
Realize agora mesmo o seu plano de Nutricionista Online com a Pratique Fitness e garanta melhores resultados no treino! Conquiste os 3 objetivos que ajudam você a atingir suas metas:
Realize agora mesmo o seuplano de Nutricionista Online com a Pratique Fitness e garanta melhores resultados no treino! Conquiste os 3 objetivos que ajudam você a atingir suas metas:
Alimentação adequada com o nosso plano com um Nutricionista Online para dar a energia que o seu corpo precisa;
Determinação para seguir firme na dieta em prol de atingir o objetivo que você especificou;
Foco no treino, aqui você sentirá os resultados e verá as mudanças no seu corpo com as técnicas corretas, aliado com a alimentação especializada para seu objetivo.
Aqui, tudo isso está disponível a um clique de você! Venha se tornar a melhor versão de si mesmo, através de um atendimento com um Nutricionista Online, onde você terá uma série de vantagens. Ainda com dúvidas? Relaxe, porque aqui na Pratique Fitness explicamos cada detalhe do nosso plano com um Nutricionista Online.
Durante todo programa você será assistido por Nutricionista esportivo especialista no seu objetivo. Consultas de 45 em 45 dias por meio de Vídeo Chamadas e funcionalidade no app com isso você nunca enjoa da sua dieta com um Nutricionista Online Com esse acompanhamento vamos ajudar você a Bater sua meta.
Avaliação mensal com exame de bioimpedância para que você e o nutricionista acompanhem os resultados.
O que é um acompanhamento com um Nutricionista Online
O acompanhamento nutricional é fundamental para potencializar os resultados, seja para perder peso ou/e ganhar massa magra e o nosso plano de acompanhamento nutricional é especializado exatamente no objetivo que você escolher, ele se destaca por:
Você fecha o plano e faz o exame de Bioimpedância, que analisará a sua composição corporal e indicará a quantidade aproximada de osso, músculo e gordura*;
Caso você não possa ir à academia, já que o exame é realizado lá, não há qualquer problema, pois nosso plano conta com nutricionista online, ou seja, você será atendido e orientado sobre o que fazer.
O acompanhamento nutricional é realizado pelo próprio aplicativo e você pode baixá-lo diretamente da sua loja de aplicativos. Sim! Não é preciso vir à academia ou fazer uma consulta, porque basta baixar o app e ser orientado.
Ficou curioso para saber o prazo entre as consultas com nutricionista online? O plano oferece atendimento a cada 45 dias e nesse período você pode:
Adaptar a sua dieta;
Sentir os resultados do treino;
Anotar as suas dúvidas;
Passar para o profissional na hora da consulta com nutricionista online.
O acompanhamento é realizado via videochamadas e você é totalmente livre para conversar com o profissional. Lembre-se de que se trata de um nutricionista esportivo e por isso o conhecimento técnico é voltado para essa área.
Plano com um Nutricionista Online
O que é nutrição esportiva?
Benefícios da nutrição esportiva
Professores Treinados e Qualificados
A Pratique Fitness conta com uma equipe de professores capacitados, prontos para te atender com o máximo de qualidade. Todos os membros da nossa equipe, passam por um criterioso processo para ingressar em nossas unidades. Além do mais, todos eles recebem treinamento recorrente, proporcionando a todos os alunos as últimas novidades e técnicas quando o assunto são exercícios físicos. Muito mais que equipamentos de exercício físico, a Pratique Fitness faz história ao proporcionar um ambiente voltado aos resultados e ao seu bem estar.
A ACADEMIA DO FUTURO ESTÁ AQUI
Com uma estrutura moderna e diferenciada, você faz sua matrícula com poucos cliques
Academia Pratique Fitness Matriz: Av. Saramenha, 1530 – Guarani – Belo Horizonte – MG – CEP 31840-220 Telefone: (31) 4141-1962.
ESTRUTURA COMPLETA
DESCUBRA POR QUE SOMOS A OPÇÃO NÚMERO 1
Localização
A Pratique tem tantas unidades em Minas gerais e Santa Catarina que é impossivel não ter uma bem próxima de voce!
Custo-benefício
São tantas as vantagens por um preço tão pequeno que o custo-benefício com a Pratique é difícil de bater.
Muita experiência
São quase 20 anos de trabalho , o que traz uma grande bagagem quando o assunto é atender bens os alunos.
Bioimpedância,
A Pratique é o futuro e a sua avaliação física não poderia ficar de fora. Você tem uma análise precisa e certeira.
Satisfação
O trabalho pesado feito pela equipe Pratique reflete diretamente em nossa taxa de aprovação e reclamações!
Muitas Modalidades
Saia da mesmice e monotonia e vem para a academia que tem todas as modalidades que você procura e precisa.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.