Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel faz barulho
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, todo motorista deve dar uma atenção especial à troca de óleo, pois ele é responsável pela lubrificação e refrigeração de peças internas do motor, permitindo um funcionamento suave e eficiente do veículo.
A falha no sistema de lubrificação pode ser notada por ruídos estranhos, superaquecimento, falhas na partida, perda de potência e aumento do consumo de combustível.
Para saber quando dever ser realizada a troca de óleo, o próprio carro dá alguns sinais comuns.
Nível baixo de óleo
Isto ocorre muitas das vezes em carros mais velhos, com alta quilometragem, pois a maioria dos carros queimam pequenas quantidades de óleo por meio da operação do motor. Quando o nível fica baixo, significa que o óleo ficou em operação no motor durante muito tempo, sendo assim é extremamente necessário trocar o óleo do carro.
Óleo sujo
Quanto mais o óleo é utilizado mais ele vai se degradando, ficando com uma cor mais escura, chegando até uma coloração negra. Quando o óleo está novo apresenta uma coloração clara, cor de mel. Na verificação do óleo, se for observada a coloração escura, é sinal de que está na hora de trocá-lo.
O óleo sujo provoca um desgaste maior do motor, assim diminuindo o prazo de vida do mesmo. Por isso, quanto mais a quilometragem aumenta mais certa de que a troca de óleo se aproxima.
Luz indicativa de óleo
Muitos carros, em especial os modelos mais novos, possuem essa opção de uma luz de alerta de óleo, que fica acesa quando é necessário trocar o óleo por nível baixo ou sujeira.
Luz para checagem do motor
Quando os níveis de óleo estão baixos ou saturados, é comum a luz de verificação do motor ligar, pois a condição do óleo afeta diretamente no desempenho do motor. Então, fique de olho e leve ao seu mecânico de confiança.