Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel faz barulho
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, comprar um carro é uma decisão que exige cuidado e muita atenção aos detalhes. Quando o carro não é novo, isso se torna ainda mais importante para que você possa adquirir um veículo que esteja, de fato, em boas condições. Como o motor é seu componente mais importante, é preciso garantir um bom funcionamento antes de fechar negócio. Para ajudá-lo nisso, conheça a seguir quatro maneiras de identificar problemas no motor do carro e fazer uma compra segura.
Ouça o que o motor tem a dizer
Motores não falam, mas fazem barulho. Quando está com problema, um motor pode apresentar ruídos incômodos que indicam que algo não está funcionando como deveria. Por isso, se você vai comprar um carro e percebe que o motor faz mais barulho do que deveria, esse pode ser um alerta.
O famoso som conhecido como “bate pino” é sinal de que algo não vai bem, assim como se o motor apresentar algum barulho muito alto ou “engasgar” enquanto está ligado. Nesses casos, a recomendação é de não comprar o veículo e continuar pesquisando.
Confira o nível de lubrificante
Motores com baixos níveis de lubrificante certamente darão problema em algum momento. Ainda que o motor faça um barulho normal, a falta de lubrificante anuncia uma falha iminente. Por checar, abra o capô e confira o nível de lubrificante. Se ele estiver muito baixo, você terá a certeza de que as peças estão sofrendo atrito e, com isso, muito desgaste. Nesses casos, o resultado vai acabar sendo um carro com altos custos de manutenção.
Dê uma boa olhada no painel
Os símbolos e luzes do painel são indicativos básicos que te ajudam a conferir se o motor está ou não com problemas. Ficar atento às luzes do painel e saber interpretá-las é uma das principais formas de identificar questões que poderão gerar complicações depois da compra.
A luz de carga da bateria e funcionamento do alternador, por exemplo, deve ficar estável no momento da partida e apagar completamente quando o motor estiver ligado. Se ela continuar acesa, significa que há algo errado.
Já a luz da temperatura do líquido de arrefecimento, indica que o motor pode estar passando por um superaquecimento, o que pode sinalizar uma simples falta de água ou mesmo um problema mais grave nos sensores e na ventilação.