Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel tem mais torque
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os reajustes aplicados aos preços dos combustíveis nos últimos meses têm obrigado os motoristas a fazer contas na hora de abastecer. Uma das dúvidas mais frequentes para quem pensa em adquirir uma picape média é se vale a pena economizar um dinheiro na compra de um modelo flex ou se compensa pagar um valor maior por um movido a diesel.
Muita gente ainda pensa que as picapes a diesel são sempre a melhor opção, mas não é bem assim. Por serem mais robustos, esses modelos são consideravelmente mais caros que os similares flex. Além disso, as despesas de manutenção e seguro também costumam ser mais elevadas. Muitas vezes, esses custos não fazem muito sentido para quem não roda grandes quilometragens ou não precisa de um veículo para uso mais severo.
Já as picapes flex atendem melhor os consumidores que viajam com pouca frequência e não usam o veículo para trabalhar. Apesar do consumo e do preço do diesel serem menores que os do etanol e da gasolina, é preciso rodar muito com o modelo diesel para compensar a diferença de preço em relação a uma picape similar flex.
A Chevrolet S10 LTZ com câmbio automático e tração 4×4, por exemplo, pode ser equipada com motorização flex (R$ 188.430) ou turbodiesel (R$ 226.420), com uma diferença de preços de R$ 37.990 (20,1%).
As revisões programadas até os 60 mil quilômetros custam R$ 5.848 para o modelo flex e exatos R$ 6.600 para o diesel (diferença de R$ 752).
No caso da Toyota Hilux SRV automática 4×4, a diferença de preços entre a variante flex (R$ 196.790) e a turbodiesel (R$ 239.090) é ainda maior: R$ 42.300 (21,5%). Já as revisões até 60 mil km da Toyota custam R$ 6.808 e R$ 8.399, respectivamente (diferença de R$ 1.591).
Mas se apenas os cálculos de preço de compra e de custos de manutenção ainda não são suficientes para responder às suas dúvidas, veja a seguir os pontos positivos e negativos das picapes flex e a diesel.