Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel tem mais torque
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, considerado econômico e mais durável, o motor a diesel possui, sim, muito mais torque que o movido a gasolina. Uma das explicações é porque o motor a diesel tem um pistão mais longo, o que dá mais força para saída da inércia. Em contrapartida, motores com pistões menores costumam ter uma saída inicial com menos força, mas no final, alcançam mais velocidade.
Uma curiosidade é que o motor a diesel não tem esse nome por conta do combustível, mas sim o oposto. Na verdade, o motor a combustão tem esse nome por ter sido inventado e registrado em 1892-1893 por Rodolfe Diesel. Foi oferecido pela primeira vez a um automóvel em 1936, em um Mercedes-Benz D. Já de início ganhou muita fama por ser muito econômico e resistente. Em termos gerais, o motor tem um funcionamento muito simples, pois não necessita de velas de ignição. Funciona por combustão interna, ou seja, a partir de reação química que surge da mistura de óleo e do oxigênio do ar.
Agora que você já ficou quase um expert em motor a diesel, vamos explicar por que ele é mais forte. Saiba então de 4 razões:
1) QUANTO MENOS CALOR, MAIS “FORÇA”
O diesel é considerado um combustível que tem poder calorífico bem abaixo do que a gasolina. Enquanto o diesel tem 45.500 kJ/kg, a gasolina possui 45.800 kJ/kg. Fórmula complicada, né? Mas não é não! Isso significa que há mais calor na gasolina para um determinado volume do que no diesel. Porém, o diesel é mais pesado do que a gasolina e por isso armazena até 15% mais energia por volume. Com isso, quanto mais combustão no motor, pressão maior será exercida e mais energia será transferida para o pistão, resultando assim em mais torque.
2) MAIOR TAXA DE COMPRESSÃO
Motores a diesel possuem taxa de compressão bem elevada. Em geral entre 16:1 a 18:1, contra 11:1 a 13:1 nos motores a gasolina atuais. Mas, afinal, por que isso acontece? Motores a diesel não recorrem a velas para ignição e comprimem a mistura de ar e combustível no interior dos cilindros, aquecendo-a até entrar em combustão de uma maneira bem mais rápida do que nos motores movidos a gasolina e com velas.
3) TURBO: MAIOR PRESSÃO DENTRO DO CILINDRO
Atualmente, os veículos movidos a diesel possuem turbocompressor, o que permite proporcionar maior pressão dentro do cilindro e, por consequência, maior torque. Além disso, motores a diesel com turbo reduzem as perdas na fase de admissão, permitindo mais eficiência ao motor na conversão de energia para o virabrequim.
4) RELAÇÃO DIÂMETRO E CURSO
Quando falamos em curso do motor, isso significa a distância percorrida pelo pistão dentro do cilindro. Nos motores a diesel, esse curso é maior, se comparado aos motores a gasolina. E o que isso significa? No caso, esse tipo de motor terá mais força, principalmente em rotações mais baixas. Ou seja, tem mais força com menos velocidade. Por isso, o diesel é indicado principalmente para máquinas agrícolas ou de construção que trabalham em rotação bem baixa, só que com mais força.