Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dura mais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quando falamos em economia de combustível, uma ação muito importante e que muitas empresas ainda erram, é não prestar atenção na recorrência de motor ligado com o veículo parado. Na telemetria chamamos de “Parado Ligado”, que é o mesmo que dizer que o veículo está em marcha lenta.
Muitos motoristas entendem que veículo parado ligado, sem acelerar, é uma boa medida para se economizar combustível, já que mantém a rotação do motor reduzida. Contudo, esta é uma ação perigosa e que não gera nenhuma economia, muito pelo contrário, só tende a causar prejuízos.
Qual é o impacto da marcha lenta no consumo de diesel?
Deixar um caminhão ou o ônibus parado com o motor ligado, por exemplo, consome cerca de 5 litros de diesel por hora. Com o aumento do valor dos combustíveis, este é um gasto significativo e que pode ser evitado.
O condutor tem o hábito de deixar o veículo parado com o motor ligado, durante várias vezes ao dia, como por exemplo:
no início da jornada para fazer ar no motor
durante carga / descarga
no trânsito
e até mesmo quanto está aguardando alguma nova operação
Essa prática é prejuízo na certa! Se acumulado por alguns dias, se torna o maior desperdício de diesel dentro da operação.
Parece pouco, mas fazendo as contas, se numa frota de 60 veículos, cada veículo ficar parado com o motor ligado apenas 1 minuto, já temos 60 minutos e um consumo médio de 5 litros que estão sendo gastos desnecessariamente.
Considerando o preço do litro de óleo diesel a R$3,50, se cada veículo desta frota ficar em marcha lenta 01 hora por dia, será desperdiçado diariamente R$1.050,00.
É claro que eventualmente pode acontecer uma situação específica que leve a necessidade de o veículo ter que ficar ligado por um tempo maior. Porém, o que deve ser analisado é a frequência do evento “veículo parado com motor ligado” e o motivo porque eles acontecem.
Exemplo: R$105 mil de desperdício no parado ligado por mês
Para ficar ainda mais claro, e você entender o real impacto no consumo de combustível, veja este exemplo:
Considerando que um veículo da sua frota fique parado com motor ligado durante 15 minutos no início da manhã, depois durante o dia realiza 10 entregas ficando com o motor ligado parado por mais 10 minutos em cada aproximadamente; somando 115 minutos, quase 2 horas por dia com o motor ligado e o veículo parado, sem uma real necessidade.
Agora, multiplica isso para uma frota de 100 veículos: teremos 1.000 litros desperdiçados por dia, 30 mil litros por mês se considerarmos uma jornada de 30 dias, o que representa pelo menos R$ 105.000,00 que viram fumaça todo mês.
CÁLCULO:
100 veículos x 10 litros desperdiçados diariamente = 1.000 litros/dia na frota
30.000 litros/mês x R3,50 = R$105.000,00 de desperdício com o parado ligado
De fato, é muita coisa pra ser desconsiderada, não é?! Então oriente todos os motoristas da sua frota: PAROU, espere o tempo necessário para acomodação do lubrificante e DESLIGUE o motor!
Como monitorar o indicador parado ligado?
É fundamental conhecer detalhadamente todas as vezes que os veículos da frota ficam parados com o motor ligado e analisar profundamente a necessidade de tal atividade. Com certeza acharemos diversas oportunidades de melhorias, capazes de reduzir o volume de tempo de veículo em marcha lenta.
Então, o primeiro ponto é identificar se isto acontece na sua garagem. Após isso, é interessante contar com o auxílio de ferramentas que automatizem e contabilizem detalhadamente por veículo, por motorista e por operação.