Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dura mais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, na hora de comprar uma picape ou um SUV sempre bate aquela dúvida se paga um pouco a mais e leva uma movida a diesel ou se poupa a grana e leva uma a gasolina. Afinal, qual é a melhor escolha?
Como em Brasília ninguém tem dúvida de que o Brasil é o país mais inteligente do mundo, só aqui o uso do diesel no automóvel é proibido. A dúvida então, entre comprar um diesel ou um a gasolina, se restringe às caminhonetes e alguns SUVs.
Entre os dois têm sempre os pontos positivos e negativos, embora no Brasil tenha esse mito de que o diesel é sempre muito melhor, mas nem sempre.
Vantagens do diesel
Suas duas principais vantagens do diesel sobre a gasolina: o quilômetro rodado custa muito menos e, por ser mais procurada, a caminhonete diesel usada tem maior valor de revenda.
Em compensação, o motor diesel custa muito, muito mais que a gasolina e, pra compensar esse investimento a mais na hora de comprar a picape, ela tem que rodar no mínimo 10 mil quilômetros por mês.
A favor da gasolina: o investimento inicial é muito menor e a diferença de consumo em relação ao diesel vem diminuindo, porque os motores a gasolina estão passando por muitos aperfeiçoamentos e, injeção direta e turbina entre os principais.
Outra vantagem do motor a gasolina é que ele sempre proporcionou uma dirigibilidade melhor. Ele é mais suave, tem melhor desempenho, mas aí veio o troco do diesel, porque ele também vem sendo aperfeiçoado, vibrando e poluindo cada vez menos.
Não nas nossas picapes aqui no Brasil, mas na Europa já não se percebe diferença entre a dirigibilidade dos automóveis a diesel ou dos modelos a gasolina.