Glauco Diniz Duarte Diretor – Como motor diesel funciona
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a câmara de combustão já é uma velha conhecida dos profissionais de reparação automotiva, seja na oficina mecânica, seja na retífica. Afinal, é ela a responsável por receber toda a energia gerada pela expansão/pressão da mistura ar combustível. Por outro lado, o papel da pré-câmara de combustão, apesar de também ser extremamente importante, ainda gera dúvidas entre muitos profissionais. Isso porque, tradicionalmente, a maioria dos motores opera com base no Ciclo Otto, popularmente conhecido como motor de quatro tempos.
Já a pré-câmara é um componente um pouco menos popular, presente apenas em motores a diesel, e, por isso, é natural que nem todo mundo conheça a fundo suas características de funcionamento. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar melhor como a pré-câmara de combustão funciona e seu importante papel no aumento da performance do veículo e na redução do consumo de combustível. Confira!
Como funciona a combustão a diesel
Antes de mergulharmos de vez nas atribuições da pré-câmara de combustão, precisamos entender em detalhes como o motor a diesel funciona. Vale lembrar que ele possui um ciclo capaz de transformar energia térmica em energia mecânica a partir da queima do óleo diesel, o que acontece dentro de cada cilindro do motor.
Enquanto em motores Ciclo Otto a combustão ocorre por meio de uma faísca, que é produzida pela vela de ignição, os motores a diesel fazem essa queima de combustível a partir do calor liberado quando o ar é altamente comprimido na câmara de combustão.
Isso quer dizer que, nos motores a diesel, o combustível é inflamado com a compressão extrema e, ao se expandir, movimenta o pistão do motor, gerando a energia mecânica. Esse processo também acontece em quatro tempos. O primeiro ciclo é o de admissão, quando o ar é sugado para dentro do cilindro (motor aspirado) e alimentado sobre pressão em motor turbinado, através da válvula de entrada.
Na sequência, temos o segundo processo, chamado de compressão, em que o pistão sobe e comprime o ar no interior do cilindro. Aqui acontece a terceira etapa, conhecida como ignição, em que o óleo diesel é injetado nesse ar comprimido a uma temperatura altíssima, o que faz com que ele entre em combustão espontânea e force o movimento do pistão para baixo.
Por fim, no ciclo de exaustão, os gases que se formam durante a ignição são expelidos do interior do cilindro por meio do movimento ascendente do pistão, deixando tudo pronto para que o processo se repita. Isso quer dizer que, com exceção da vela, não há nenhuma diferença entre os ciclos Otto e diesel? Não é bem assim: entre o primeiro e o segundo ciclo existe uma diferença fundamental, é aqui que entra a pré-câmara de combustão!
Como a pré-câmara de combustão atua no cabeçote
Quando o motor a diesel opera em sistemas pequenos e de alta velocidade, como caminhonetes e SUVs, por exemplo, o segundo ciclo (compressão) acontece em um compartimento separado da câmara de compressão, em que o óleo diesel e o ar que foi sugado durante a fase de admissão são misturados e colocados sob pressão. Esse compartimento é chamado de pré-câmara de combustão!
Fabricada em aço inox especial, a pré-câmara é um componente desenvolvido com alta precisão e sua principal função é receber e turbilhonar uma injeção indireta da mistura de ar e combustível no motor. Com o auxílio deste componente, as explosões são capazes de gerar mais eficiência na ignição e, consequentemente, no funcionamento dos pistões, reduzindo consideravelmente o consumo de combustível.
Isso significa que a pré-câmara é cuidadosamente projetada para garantir uma mistura adequada do combustível otimizado com o ar aquecido por compressão. Seus modelos são específicos para cada tipo de projeto, sendo instalados diretamente no interior do cabeçote, entre as válvulas do motor.
Vale lembrar ainda que, por atuarem diretamente na zona de compressão do cabeçote, essas pré-câmaras sofrem mudanças extremas em suas estruturas com o tempo, podendo apresentar rachaduras, afundamentos e até mesmo solturas, mesmo quando são instaladas da forma correta. Por isso, é importante manter sempre o seu calendário de manutenção e de substituição em dia.
Lembre-se que, quando esse componente acaba rachado ou danificado, ele pode causar danos sérios na superfície do bloco do motor. Isso acontece porque, se a pré-câmara de combustão estiver frouxa quando houver uma explosão, o solavanco pode fazer com que a peça atinja a caixa de direção, criando deformidades severas.