Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel é mais caro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, muito comum nos Estados Unidos e na Europa, carros à diesel suscitam debates a respeito de suas vantagens e desvantagens. Em 2015, após um escândalo em que a Volkswagen admitiu fraudar testes de emissão de gases em automóveis movidos a esse combustível, ele ficou em baixa. Mas, seus benefícios e malefícios, comparados especialmente ao álcool e a gasolina, continuam a serem discutidos pelas pessoas. Por isso, preparamos um texto que aborda diversas questões relacionadas ao tema. Proibição em carros de passeio no Brasil, durabilidade do motor e poluição da natureza são alguns deles. Então, continue lendo para saber mais.
Antes de mais nada, todo proprietário se preocupa com a segurança do seu veículo. Isso envolve evitar abastecer com combustível adulterado, por exemplo. Mas, também, envolve a busca por uma proteção eficiente. Ou seja, que garanta sua tranquilidade evitando prejuízos e prestando assistência em momentos delicados, como faz o seguro auto.
Já imaginou se o seu carro quebra durante o trajeto? Dependendo de onde estiver, você pode acionar a assistência 24 horas para resolver o problema. Se acabar se envolvendo em uma colisão, também terá auxílio financeiro em casos de e perda parcial ou perda total. E se for vítima de roubo ou furto? Novamente o seguro lhe presta todo o apoio, pagando a indenização que evitará um enorme prejuízo.
Como funciona a lei para carros à diesel no Brasil?
Antes de falar sobre as vantagens e desvantagens de se utilizar carros à diesel, é preciso falar sobre sua regulamentação. Isso porque, no Brasil, é proibido que veículos com capacidade de carga inferior a uma tonelada usem o combustível. Com isso, somente veículos pesados, como caminhões, ônibus e offroad têm essa liberação.
A medida foi tomada em 1976, com o surgimento do ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool). À época, o governo fomentou a substituição de automóveis movidos a combustíveis originados do petróleo pelo etanol. Essa questão foi motivada pela crise do petróleo, que ocorreu em 1973.
Desde que a proibição aos carros à diesel de passeio foi adotada, já surgiram diversas surgem tentativas para extingui-la. Entre a criação de movimentos, como o Aprove Diesel, e a criação de projetos de lei, nenhum ainda surtiu efeito. Aliás, a mais recente é exatamente o PDL 52/2019, de autoria do deputado Coronel Tadeu. O projeto está na pauta da Comissão de Minas e Energia (CME), da Câmara.
Vantagens dos carros à diesel
Econômico e durável
Uma das vantagens dos carros à diesel está exatamente na economia de combustível. Isso acontece porque o motor movido a diesel funciona de forma diferente do que recebe gasolina ou etanol. Com diesel, veículos que são considerados pesados chegam a fazer entre 25 e 30 quilômetros por litro. Ou seja, número comparável apenas a automóveis híbridos, que combinam um motor à combustão e um elétrico. Desse modo, o motorista gasta menos com o abastecimento.
Além disso, por envolver mais tecnologia em seu desenvolvimento, os motores movidos a diesel têm maior durabilidade. Eles são mais robustos e possuem taxa de compressão bem maior do que o motor flex, pois não precisam de velas de ignição para serem acionados. A injeção de combustível acontece de forma direta. Podem ser vantajosos para um carro de quem faz viagens longas.
Outra vantagem dos carros à diesel em relação aos movidos a outros combustíveis é o ganho em torque. Ou seja, o motor à diesel consegue produzir mais rotações, o que interfere diretamente na saída do carro. Esse ganho em relação aos demais motores está ligado a uma combinação de fatores. Um deles é a presença do turbocompressor, que proporciona mais pressão dentro dos cilindros. Além disso, há a maior taxa de compressão e o fato do diesel armazenar mais energia por volume do que a gasolina, por exemplo.
Veja dicas de como conservar carros à diesel.
Desvantagens dos carros à diesel
Carros e manutenção são mais caros
Ao mesmo tempo em que o motor de carros à diesel são mais duráveis, sua manutenção também é mais cara. Isso acontece justamente pelo fato de ser mais robusto e tecnológico. Aliás, essa questão também está associada ao fato dos veículos que utilizam esse componente pesarem mais no bolso.
Menos eficiente para quem usa menos o veículo
Se os carros à diesel fossem liberados também para automóveis de passeio, eles não valeriam a pena para quem roda pouco. Em primeiro lugar, pelo fato de serem mais caros, não compensariam maior investimento pela economia de combustível. Além disso, um motor com mais durabilidade é essencial para quem usa muito o veículo. Caso contrário, não há, de maneira geral, um desgaste excessivo que compense essa escolha.
Em questões de desempenho, o diesel não funciona bem para quem deseja alcançar velocidades maiores. Neste quesito, o motor movido a gasolina traz resultados mais satisfatórios.
O diesel é o combustível mais poluente
Os veículos mais antigos movidos a diesel eram grandes vilões para o meio ambiente. Isso porque, como derivado do petróleo, a emissão de gases nocivos na atmosfera e as partículas liberadas após sua queima eram piores que a gasolina, também originada dessa matéria-prima e do que o etanol. Portanto, levando em conta apenas as substâncias em si, o diesel é mais poluente.
Entretanto, as tecnologias avançadas têm um fator preponderante na questão da poluição. Por ser mais avançado, motores novos movidos a diesel estão munidos de catalisadores e filtros modernos. Dessa forma, a emissão de gases na atmosfera diminui de forma considerável. Ainda assim, a liberação de partículas que podem ir direto para o pulmão das pessoas torna esse combustível mais perigoso.