Glauco Diniz Duarte Diretor – O que é unidade injetora
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as especificações cada vez mais rigorosas, exigem que os sistemas de injeção que gerem altas pressões, regulem com precisão o início e o tempo de injeção, bem como o volume de combustível injetado por ciclo.
A regulagem eletrônica Diesel, proporciona o tratamento flexível dos sinais elétricos dos sensores, possibilitando informações que influenciam o processo como: temperatura do ar e do combustível, entre outros, podendo aproveitar ao máximo o combustível reduzindo seu consumo e emissão de gases. Equipe capacitada e treinada adequadamente, ferramental especializado, laboratório de teste das unidades.
Aplicação dos Sistemas Eletrônicos de Injeção Diesel
Os motores Diesel sempre estiveram presentes nos diversos setores produtivos [gerador de energia, veículos de passeio e utilitários leves, construção civil, exploração agrícola e florestal, geradores de emergência, utilitários pesados; ônibus – tratores – rebocadores, locomotivas e navais], conhecidos por sua potência e economia. A Bosch líder mundial em Diesel, desenvolve e fabrica a mais completa linha dos sistemas de injeção em série há mais de 80 anos para atender às montadoras e o mercado de reposição. Os modernos sistemas de injeção diesel, desenvolvidos com inovadores tecnologias de alta pressão de injeção, visam além da redução do consumo e a redução das emissões dos poluentes o conforto e segurança aos seus usuários.
Sistemas de Injeção Eletrônica Diesel
Common Rial – injeção eletrônica com tecnologia de ponta destaca-se pela separação dos sistemas de geração de pressão e de injeção. A bomba gera a alta pressão que está disponível para todos os injetores através de um tubo distribuidor comum. Essa pressão é controlada independente da rotação do motor. A pressão do combustível, início e fim da injeção são calculados com precisão pela unidade de comando a partir das informações obtidas dos diversos sensores instalados no motor, controlado pelo acionamento de sua válvula magnética, cada injetor fornece com precisão o combustível ao respectivo cilindro do motor.
Principais benefícios:
Alto torque em baixas rotações – Menor consumo de combustível – Baixa emissão de poluentes
Performance silenciosa do motor, aumentando a segurança e o conforto para o motorista.
1- Bomba de Alta Pressão – comprime o combustível para obter as pressões de injeção necessária à melhor queima no motor.
2- Galeria de Combustível – armazena o combustível sob alta pressão, disponibilizando-o para todos os injetores.
3- Unidade de Comando – realiza o processamento dos sinais de todos os sensores e define quantidade e tempo de injeção para cada condição de operação do veículo.
4- Injetor de Commom Rail – injeta o combustível sob alta pressão no cilindro do motor em momentos precisos determinados pelo comando eletrônico do módulo.
5- Bomba de Engrenagens – responsável pelo transporte do combustível do tanque para a bomba de alta pressão. Pode sofrer desgaste devido à má qualidade do combustível, devendo ser trocada.
6- Válvula Reguladora de Pressão – comandada eletronicamente pelo módulo, faz a regulagem da pressão ideal da galeria para os diversos regimes de operação do motor.
7- Válvula de Desativação do Elemento – quando necessário, é acionada eletronicamente pelo módulo e desativa um cilindro da bomba de alta pressão CP1, evitando superaquecimento da bomba e aumentando sua vida útil.
8- Sensor de Pressão de Galeria – componente de extrema importância que informa ao módulo a pressão do combustível na galeria. Se apresentar defeitos, comprometerá todo o desempenho do motor.
UIS – Sistema de Unidade Injetora, também conhecido como conjunto de bomba e bico PDE – integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor
1- Unidade Injetora – responsável por gerar alta pressão no combustível e injetá-lo no cilindro do motor no momento determinado pelo módulo de controle.
2- Sensor de Pressão e Temperatura do Ar – informa ao módulo de controle a temperatura e pressão do ar, influenciando diretamente no comportamento do sistema de injeção.
3- Sensores de temperatura – medem diversas temperaturas do motor, liquido de arrefecimento, óleo lubrificante etc. Geram um sinal elétrico para a unidade de comando que influi diretamente no débito de combustível.
4- Sensor de Fase – informa ao sistema de gerenciamento a fase do motor, identificando em um par de cilindros qual deles está na fase de compressão ou exaustão.
4.1- Sensor de Rotação de Motor – adquire e fornece o sinal de rotação do motor à Unidade de Comando.
UPS Unit Pump System – Sistema robusto em que a bomba, o condutor de alta pressão e o injetor estão conectados em uma estrutura modular. O conjunto Bomba-Tubo-Bico PLD consegue avaliar, ao mesmo tempo com a mesma precisão, as condições do motor e do ambiente para proporcionar um processo de injeção perfeito, garantindo o melhor funcionamento do motor.
Principais benefícios:
– Maior potência do motor com menos ruído – Controle eletrônico permite economia de combustível e menor emissão de poluentes – Fácil aceso para manutenção devido à estrutura modular e montagem da bomba fora do cabeçote – Gerenciamento eletrônico aumenta a segurança e a durabilidade do motor.