Glauco Diniz Duarte Diretor – Quando energia solar vale a pena
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o uso de sistemas de energia solar vem crescendo consideravelmente nos últimos anos no Brasil. A variação da tarifa energética brasileira, a instabilidade no sistema de fornecimento, além das altas taxas de juros e da variação da inflação, impulsionam o setor de energia fotovoltaico. Para facilitar a vida de quem deseja produzir a própria eletricidade, o financiamento de energia solar é o mais indicado.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), entre 2017 e 2018, a geração distribuída teve expansão de 172%. Já em 2019, a instalação de painéis solares cresceu mais de 200% e a expectativa é de que, até 2029, existam mais de um 1,3 milhão de brasileiros produzindo a própria eletricidade.
As instituições bancárias estão com linhas de financiamento mais atrativas que ajudam o consumidor. Então, vale a pena investir em energia solar? Saiba tudo sobre isso agora!
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR?
Gerar a própria energia elétrica oferece muitas vantagens e, sem dúvidas, a mais atraente para os consumidores é a economia. Com a instalação dos sistemas de energia solar, é possível reduzir a conta de luz em até 95% de imediato. Além disso, a geração de energia por meio de módulos solares não emite gases tóxicos na atmosfera, ou seja, não polui o meio ambiente.
Os módulos solares têm garantia conferida pelos fabricantes de 25 anos, oferecendo um ótimo custo-benefício para o consumidor. Isso porque, mantendo a manutenção desses equipamentos em dia, em alguns casos, a vida útil pode se estender por até 35 anos, produzindo com 80% da sua capacidade.
Considerada uma energia limpa e renovável, o baixo custo com a manutenção desses sistemas também é outro atrativo para os consumidores. A limpeza das placas solares realizada, ao menos, duas vezes ao ano é o bastante para manter a eficiência e a qualidade do sistema. Além disso, imóveis que têm um projeto fotovoltaico são mais valorizados no mercado imobiliário.
O FINANCIAMENTO DE ENERGIA SOLAR VALE A PENA?
Os sistemas fotovoltaicos são muito versáteis e atendem a residências, comércios, indústrias e ao setor do agronegócio. Porém, o valor desse investimento pode ser uma dificuldade para os consumidores que querem adquirir os sistemas de energia solar. No entanto, já existem linhas de financiamento que visam a facilitar o acesso e a incentivar os potenciais clientes a investirem nessa tecnologia.
Várias instituições, entre privadas e públicas, oferecem opções de financiamento diferentes para os mais variados clientes. O retorno do investimento em energia solar é garantido e pode acontecer entre quatro e seis anos, dependendo do tipo de financiamento escolhido para cada cliente.