Glauco Diniz Duarte Diretor – como calcular energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar depende de diversos cálculos, como a quantidade de elementos necessários para a instalação e seus valores. Portanto, se você precisa esclarecer algumas dúvidas sobre a quantidade de painéis solares a serem instalados em sua casa, comércio ou indústria, veja aqui para saber mais.
Um dos principais aspectos a ser levado em consideração no momento de escolha do seu projeto é a área de instalação. Desta maneira, é fundamental que o território seja estudado por um especialista a fim de avaliar os riscos e valores para a implementação. Vamos descobrir como calcular energia solar?
Cálculos necessários para instalação do sistema de energia solar fotovoltaica
Para realizar os cálculos de energia solar, deve-se analisar basicamente o local onde será instalado o sistema e equipamentos a serem utilizados, além de levar em conta fatores como potência, tensão, número de horas de utilização e consumo médio.
Para dimensionar seu projeto é necessário contar com o auxílio da empresa contratada para a instalação. Neste sentido, serão tiradas as dúvidas e seu sistema será pensado com eficiência e segurança. No entanto, para calcular seu dimensionamento, precisamos analisar também o valor do kWh praticado na sua região.
Como calcular a quantidade painéis solares necessários?
Agora que você já está considerando instalar um sistema de energia solar, como calcular é um fator muito importante para decidir. Primeiramente, é preciso saber quantos painéis solares serão necessários para seu imóvel. Se for o caso de uma residência na região Norte, que consome aproximadamente 600 kWh/mês, o cálculo deverá ser realizado da seguinte forma:
Logo, se a residência gera aproximadamente 250 kWh/mês, precisaremos de Y painéis solares:
1 painel => 31,20 kWh
Y painéis => 250 kWh
1/Y = 31,20/250
31,20 x Y = 250 x 1
Y = 250/31,20
Y = 8,01
Logo, serão necessários 8 painéis fotovoltaicos para uma instalação localizada no Norte.
Como calcular a área mínima para instalação de placas solares?
Já sabemos qual a potência total em Módulos/Painéis/Placas que precisamos, agora para saber qual a quantidade precisamos definir qual a potência dos Módulos que iremos utilizar, hoje em dia as potências mais utilizadas são de 330 a 350 Wp e caso não se tenha muito espaço de telhado disponível utiliza se os Módulos de 400 Wp, vejamos por que:
Ex:
6440/ 330 = 19 ou 20 Módulos (Placas com 2 m²) ou seja área mínima de 40 m² —> 20 x 2 m² = 40 m²
6440/ 400 = 16 ou 17 Módulos (Placas com 2 m²) ou seja área mínima de 34 m² —> 17 x 2 m² = 34 m²
Obs: Os Módulos de 400 W possui praticamente a mesma dimensão dos Módulos de 330 W, então perceba que temos por m² produção de energia superior com os Módulos de 400W, o critério para definir qual módulo utilizar está relacionado ao espaço disponível no cliente e também é preciso fazer uma avaliação de custo benefício já que os módulos de 400 W tem um custo geralmente maior, então dependendo da potência do sistema pode ser que não valha a pena.
Como calcular o valor da instalação do sistema solar?
O cálculo da instalação do seu sistema solar depende de suas necessidades e complexidades do local. Isto quer dizer que você deve analisar a quantidade de energia em kWh que seu imóvel consome por mês. A partir disso, será feita uma simulação do valor da instalação de acordo com o consumo médio e o valor do kWh na região onde será instalado o sistema.
É possível contar com o auxílio de um simulador online para realizar a simulação de forma rápida e eficaz. Basta preencher o formulário e descobrir o tamanho exigido para o seu sistema fotovoltaico, assim como o valor das parcelas caso prefira financiá-lo.
Como calcular o payback de energia solar?
O payback de energia solar nada mais é do que geração de créditos energéticos quando o excesso não é utilizado. Assim, o retorno do investimento pode ser mensurado através do tempo em que já foi pago. Vamos explicar melhor:
Para calcular o payback, é preciso dividir o valor do investimento pelo produto de energia gerada e o ano pela tarifa. Exemplo: R$ 25 / 200 kWh x 12 x 0,83 R$/kWh.
Desta forma, sabendo que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de 25 anos, seu retorno em investimento pode ser pago em 5 anos.