Glauco Diniz Duarte Diretor – como fazer uma usina fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o sistema de energia fotovoltaico possui uma estrutura modular. Seus componentes básicos são: painéis solares fotovoltaicos, inversores, controladores de carga e baterias (esses dois últimos somente no caso de sistema off grid, ou seja, não conectado à rede).
Essa constituição modular permite adaptar o sistema caso haja ampliação. Havendo condições locais de suporte e instalação, você pode ampliar os módulos do seu sistema fotovoltaico.
Geralmente, os motivos para ampliar uma usina fotovoltaica são: aumento de consumo de energia no imóvel ou inclusão de outra unidade consumidora em compensação. Confira a seguir como é feito esse processo.
Parte superior do formulário
Passo a passo da ampliação da usina fotovoltaica
Para ampliar a usina fotovoltaica é necessário analisar o espaço físico para instalação dos novos módulos e se os inversores suportarão os mesmos. Se os módulos novos forem compatíveis com os módulos que já estão instalados e o inversor tiver potência suficiente para suportar a ampliação, apenas é preciso inserir os novos módulos na série existente.
Um ponto bastante importante para ficar atento na hora de adicionar mais painéis ao sistema já instalado é que, caso a mesma empresa que for instalar os novos painéis não seja a mesma que realizou a instalação original, você pode perder a garantia da instalação. Também é fundamental que o instalador encontre painéis solares iguais ao que você instalou ou muito semelhantes, caso contrário o sistema não pode funcionar muito bem.
Quando o inversor não suporta os módulos que serão instalados, a ampliação será considerada como nova instalação e precisará percorrer por todos os processos da concessionária novamente.
Ampliação planejada
A ampliação planejada é uma opção muito desejada por clientes que não tem noção exata do seu consumo ou que precisam de um prazo maior para pagar o sistema fotovoltaico.
Por exemplo, pode fazer um projeto para 100placas fotovoltaicas, mas no início colocar apenas 70 placas. E conforme for passando o tempo e verificando as necessidades de consumo, vai instalando as placas restantes até totalizar o valor contratado do projeto.
Ampliação não planejada
A ampliação não planejada ocorre quando compra algum equipamento elétrico não planejado ou se aumenta muito o consumo de algum equipamento que já possui. Outro aumento não planejado ocorre quando o cliente deseja gerar energia em outro imóvel que lhe pertença e incluí-lo na mesma usina que já possui.
Como já vimos, o sistema fotovoltaico pode ser ampliado conforme a necessidade de consumo. Existem usinas solares geradoras de energia por todo o mundo que promovem incrementos periódicos no seu dimensionamento em razão das demandas de energia.
No entanto, é sempre importante considerar o quanto deseja aumentar o sistema fotovoltaico. Depois de resolvida essa questão, a empresa avaliará o sistema instalado e irá fazer a dimensão do quanto pode ser ampliado. Depois de atendidas todas as necessidades seguem para a parte do dimensionamento, design e instalação da ampliação.
Ampliando o seu sistema de energia solar, maior quantidade de energia solar será convertida em energia elétrica de modo sustentável e maior será sua economia com esse insumo.