Glauco Diniz Duarte Diretor – o que é usina fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar é a energia que possui como matriz o sol. Ela pode ser transformada na forma de energia térmica ou elétrica e aplicada para muitos usos. Os principais modelos de utilização da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.
Com o intuito do produzir a energia elétrica são usados dois sistemas: o heliotérmico, na qual a irradiação é convertida inicialmente em energia térmica e seguidamente em elétrica; e o fotovoltaico, onde a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica e é o modelo mais utilizado.
COMO FUNCIONA UMA USINA SOLAR?
Vistas como sendo uma dos notáveis soluções para a energia limpa, as usinas solares transformam a radiação liberada através de sol em energia elétrica. A sua utilização possui uma excelente potencial a fim de substituir a utilização dos combustíveis fósseis, como também de outros tipos de produção de energia não renováveis.
Há dois tipos principais de usinas solares, as fotovoltaicas e as heliotérmicas.
Energia Solar Fotovoltaica
Energia Solar Fotovoltaica BH
Energia Solar Fotovoltaica MG
Energia Solar Fotovoltaica Brasil
Energia Solar Fotovoltaica Br
Energia Solar Fotovoltaica para academia
Energia Solar Fotovoltaica para academias
Belo Horizonte Energia Solar Fotovoltaica
BH Energia Solar Fotovoltaica
Preço de Energia Solar Fotovoltaica
Onde comprar Energia Solar Fotovoltaica
Empresa de Energia Solar Fotovoltaica
GDE Energia Solar Fotovoltaica
GDE SOLAR Energia Solar Fotovoltaica
Energia Solar Fotovoltaica
Passo a Passo para adquirir seu Sistema Fotovoltaico em BH
Usinas heliotérmicas concentram a radiação solar infravermelho capturado através de espelhos e criam um processo térmico de vapor a fim de mover turbinas e gerar energia elétrica. As duas configurações mais comuns são a calha parabólica e torre central. A torre central é composta de um conjunto de espelhos móveis espalhados por uma ampla área plana e desimpedida, que apontam todos para um mesmo ponto, situado no alto de uma torre. Neste ponto, canalizações de água são aquecidas pela incidência da luz solar refletida, produzindo vapor que move uma turbina o vapor e que aciona um gerador de energia elétrica.
O modelo mais utilizado e mais acessível, as usinas solares fotovoltaicas fazem uso de placas chamadas fotovoltaicas que literalmente transformam a radiação solar em energia elétrica. Por ser uma tecnologia mais madura oferece uma economia mais satisfatoriamente e o grande maioria das usinas solares aplicam a tecnologia fotovoltaica.
As placas solares fotovoltaicas são compostas por células fotovoltaicas e essas estruturas criam potencial elétrico por intermédio de sua exposição à luz solar. Dessa maneira, as células absorvem a luz do sol, fazendo com que uma corrente elétrica flua dentre duas camadas com cargas opostas.
Para a fabricação das células fotovoltaicas são usados o silício cristalino e o arsenieto de gálio. As bolinhas que vemos nos painéis são os discos polidos, fabricados através de conjunto de células que formam cristais. As células também recebem a adição de fósforo e condutores metálicos, após serem fixadas em painéis revestidos por vidro na face frontal.
Esse tipo de usina solar pode ser conectada diretamente à rede elétrica, enviando a eletricidade por ela e gerando créditos para os consumidores que participam dela, ou através de baterias que armazenam a energia produzida para ser utilizada posteriormente.