Glauco Diniz Duarte Diretor – fotovoltaica e energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, entender detalhadamente como funciona a energia solar é um importante requisito para a aquisição ou montagem de um sistema de captação de energia solar. Este artigo contém uma série de informações de como funciona a energia solar e pode lhe guiar na escolha da melhor opção para sua residência ou empresa.
A energia solar pode funcionar de 3 formas: a energia solar fotovoltaica gera eletricidade por meio do efeito fotovoltaico; a energia térmica aquece líquidos com o calor do sol como fonte de energia; a energia heliotérmica também aquece líquidos, mas utiliza o vapor para mover turbinas.
A energia solar fotovoltaica pode gerar eletricidade por meio da utilização de sistemas on-grid, off-grid e de sistemas híbridos. A energia solar térmica utiliza painéis solares específicos para o aquecimento de líquidos, enquanto a energia heliotérmica funciona como uma usina termelétrica.
Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaico
Existem 3 formas de funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaico, que varia pelo tipo de sistema instalado: conectado à rede (on-grid), isolado ou autônomo (off-grid) e híbrido.
Dessa forma, podemos diferenciá-las a partir do seu modo de operação, já que o sistema on-grid atua com a inserção de energia diretamente na rede elétrica, enquanto há presença de luz solar no imóvel.
Por outro lado, o sistema off-grid funciona por meio de um banco de armazenamento que conta com baterias que não estão ligadas a uma rede elétrica, com o diferencial de manter o seu funcionamento em períodos noturnos ou chuvosos, momentos em que há baixa ou nenhuma luminosidade.
Já o sistema híbrido tem sua operação de modo simultâneo, entre on-grid e off-grid, fazendo com que seu trabalho ocorra conectado à rede, enquanto o banco de baterias está carregando, e vice-versa.
Como funciona o sistema fotovoltaico conectado à rede – Passo a Passo
A energia solar fotovoltaica funciona com painéis solares que captam a luz e geram energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico. Esta eletricidade é levada ao inversor solar, responsável pela conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída para o local.
O funcionamento do efeito fotovoltaico se dá quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar. Esta colisão gera um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua. Esta corrente também é chamada de Energia solar fotovoltaica.
O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica
O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:
O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa
Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para corrente elétrica alternada (CA). Ou seja, o inversor transforma a corrente em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa para a TV, computador, máquinas e qualquer equipamento elétrico que você precise usar.
A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa
A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa.
Como esta energia é gerada por você, não haverá custo na utilização desta. Portanto, é possível reduzir a energia que você compra da distribuidora.
Porém, é importante ressaltar que cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica. Por isso é importante você solicitar orçamentos de empresas experientes que possam ir até o seu local para fazer uma avaliação e lhe passar um orçamento fechado para o seu sistema fotovoltaico.
A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos
A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lampadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.
O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos!
Após a instalação do seu sistema de energia solar, o seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia).
Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo e é injetada na rede da distribuidora.
A energia solar que vai para a rede vira créditos de energia. Os Créditos de Energia são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses.
Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu, você terá créditos de energia, garantindo mais economia na sua conta de luz.
Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!
Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residencial, comercial ou industrial).