Glauco Diniz Duarte Diretor – qual importancia da energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, nos últimos anos tem sido possível observar o crescimento das energias renováveis no mundo. Um relatório divulgado recentemente pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) mostrou que as energias renováveis bateram recordes em 2015, e a expectativa é que continuem crescendo, devido ao progresso tecnológico e à evolução do mercado.
De acordo com esse relatório, houve um aumento de 152 Gigawatts (GW) de capacidade de produção de renováveis em 2015. A capacidade global, que em 2010 era de 1,348 GW, passou para 1,985 GW no ano passado, resultando num aumento de 47% em cinco anos, embora a maior capacidade de produção de renováveis se deva as usinas hidrelétricas. Segundo a IRENA, esse crescimento ocorreu por causa da queda contínua nos custos da produção e pelos avanços tecnológicos. A energia solar, por exemplo, teve um crescimento de 47 GW (37%), impulsionado pela queda de 80% nos preços dos módulos solares.
Outro aumento relevante foi o de investimentos no setor, que passaram de um de US$ 46,6 bilhões em 2004 para US$ 285,9 bilhões em 2015. De acordo com os dados, no início os maiores investimentos aconteciam em energia eólica, mas nos últimos anos foram ultrapassados pelo investimento em energia solar.
Empresas do setor vêm colhendo frutos do aquecimento desse mercado. Raphael Pintão, sócio diretor da Neosolar Energia, consultoria paulista especializada em soluções em energia solar, revela que os dados e as projeções são percebidos de perto pela empresa, que cresce nesse mesmo ritmo: “A procura é cada vez maior, e nossa perspectiva é de um crescimento da ordem de 100% em 2016, em todas as áreas da companhia”.
MERCADO PROMISSOR QUE BUSCA CONSOLIDAÇÃO NO BRASIL
O mercado de energia solar fotovoltaica é promissor e teve um crescimento considerável nos últimos cinco anos, mas ainda busca a consolidação de sua estrutura. Por isso, empresas pioneiras no setor, como a Neosolar Energia, não prestam somente consultoria e instalação de sistemas, mas fomentam toda a cadeia produtiva, oferecendo cursos de formação, divulgação de informações e comercialização de produtos.
A empresa vem investindo em toda a cadeia produtiva de energia solar, oferecendo capacitação profissional, consultoria, comercialização e instalação de produtos. Em 2015 a Neosolar instalou 120 sistemas pelo país, sendo uma quantidade significativa deles no interior de São Paulo. Este ano o número deve dobrar.
Segundo Pintão, para que esse mercado continue crescendo as reduções de custos precisam ser ainda maiores: “Ganham com isso não só as empresas do setor, como nós, mas também os consumidores, as gerações futuras e o meio ambiente”.