Glauco Diniz Duarte Diretor – porque energia nuclear não é renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia nuclear é a energia que é obtida da divisão (fissão nuclear) ou da união (fusão nuclear) de um átomo. Apesar da existência de um grande número de aplicações relacionadas à energia nuclear (medicina, indústria, transporte, etc.), a principal aplicação desta tecnologia é a geração de energia elétrica.
A eletricidade de origem nuclear é gerada em usinas nucleares. Atualmente, todas as usinas nucleares operam através de reações de fissão nuclear. O combustível nuclear que eles usam é geralmente urânio ou plutônio (por um processo artificial). Como os recursos de urânio não são ilimitados, a energia nuclear é considerada uma fonte de energia não renovável.
Usinas nucleares
Atualmente, todas as usinas nucleares usam a fissão nuclear para operar. A fusão nuclear é uma tecnologia que tem muitas vantagens, mas ainda não está em condições de usá-la, principalmente por razões técnicas.
As usinas nucleares são responsáveis por transformar a energia armazenada no núcleo dos átomos para convertê-la em energia elétrica.
Operação de uma usina nuclear
A parte mais importante é feita no reator nuclear. Varetas de combustível nuclear são depositadas no reator nuclear (geralmente de urânio ou plutônio) e, por projeção de um nêutron, uma série de reações em cadeia físicas e químicas são geradas, liberando uma grande quantidade de energia térmica.
A energia térmica gerada no reator nuclear é usada para aquecer a água e convertê-la em vapor de alta pressão. O vapor obtido será responsável pela operação de grandes turbinas, que conectadas a um dínamo, gerarão eletricidade.
Uma vez gerada essa eletricidade, ela passa por transformadores que a adaptam para que ela tenha as condições necessárias para ser fornecida à rede elétrica.
Combustível nuclear
O combustível nuclear usado em usinas nucleares é urânio ou plutônio.
O urânio é um mineral, não muito abundante, extraído da Terra. Tem uma estrutura muito instável e é muito fácil mudar sua estrutura atômica. Esta propriedade é ideal para uso, pois, precisamente, o que se pretende é mudar sua estrutura atômica. Mesmo antes de ser usado em uma usina nuclear, ele passa por uma usina de processamento de combustível nuclear, onde é enriquecido e se torna ainda mais instável.
A quantidade de energia que é obtida por grama de urânio é muito alta, mas, mesmo assim, a Terra tem reservas limitadas de urânio que não se regeneram. Por esta razão, a energia nuclear é considerada uma fonte de energia não renovável.
O outro material usado é o plutônio. O plutônio não é encontrado na natureza, é um material obtido artificialmente. É um resíduo de reações de fissão nuclear com o urânio.
Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear
Vantagens da utilização deste recurso energético não renovável:
Você pode obter muita energia elétrica com muito pouca quantidade de combustível nuclear.
Não emite gases de efeito estufa no exterior, o que não contribui para o aquecimento global do planeta.
Toda a energia gerada pela energia nuclear implica uma redução na energia produzida pelas usinas termelétricas. Portanto, uma redução no uso de combustíveis fósseis.
As condições climáticas não influenciam a produção de energia elétrica obtida. Graças a isso, um planejamento de produção de eletricidade pode ser estabelecido.
Desvantagens do uso da energia nuclear:
Embora haja poucos acidentes, os acidentes produzidos são extremamente perigosos para o meio ambiente e a saúde pública.
O combustível nuclear usado é limitado.
Usinas nucleares são um alvo potencial para ataques.
A gestão dos resíduos nucleares que geram não está muito bem resolvida e leva milhões de anos a perder sua radioatividade.