Glauco Diniz Duarte Diretor – porque usar energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia sustentável é a energia obtida a partir de recursos inesgotáveis. Por definição, a energia sustentável atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas necessidades.
Energia e Sustentabilidade: Entenda a importância
Quando pensamos em energia e sustentabilidade, devemos considerar a importância da união desses dois fatores nos dias atuais. Desta forma, a utilização de fontes de energia renováveis é fundamental para que as gerações futuras não sejam afetadas, uma vez que os recursos não se esgotam e estão disponíveis gratuitamente.
A sustentabilidade possui um papel muito importante não só como fator principal na geração de energia limpa como também em questões sociais, econômicas e ambientais. Sendo assim, além de contribuírem para a diminuição dos impactos ao meio ambiente, as fontes renováveis auxiliam na economia das contas de luz em até 95%, o que permite que localidades de baixa renda tenham acesso à energia elétrica.
Além disso, tanto o espaço urbano quanto rural tem crescido amplamente, o que implica na maior utilização de energia convencional, auxiliando cada vez mais em questões como a emissão de gases poluentes, desmatamento e aquecimento global. Portanto, o aproveitamento de recursos renováveis é essencial para a manutenção do nosso planeta de modo sustentável, garantindo um futuro com segurança energética para nossos familiares.
Neste sentido, utilizar tipos de energia limpa, como a solar, significa pensar adiante e contribuir para que, a longo prazo, os índices de poluição e espalhamento dos gases de efeito estufa diminuam e não afetem a nossa atmosfera. Isso fará com que as paisagens naturais não sejam alteradas, além de manter a constância de fatores climáticos, que são muito importantes para a geração de energia fotovoltaica, por exemplo.
As principais fontes de energia sustentável
Energia hidroelétrica
Energia solar
Energia eólica
Energia das ondas
Energia geotérmica
Bioenergia
Energia das marés
e também as tecnologias destinadas a melhorar a eficiência energética.
Os prós e contras da energia sustentável
Solar Fotovoltaica
Contra: Investimento inicial alto, similar ao valor de um carro usado; Pró: Energia limpa, renovável e abundante a partir do sol Pró: Alta durabilidade, dura mais de 25 anos; Pró: Valoriza a sua casa ou marca de sua empresa; Pró: Permite que você se torne independente energeticamente
Energia Eólica:
Contra: Locais de geração normalmente longes do ponto de consumo. Ex: Parque eólicos afastados de cidades. Pró: Impacto ambiental mínimo, mas em áreas com aerogeradores alguns acidentes podem acontecer com pássaros. Pró: Geração de empregos Pró: Energia Limpa e renovável, proveniente da força dos ventos. Pró: Preço da energia altamente competitivo
Energia Hidroelétrica:
Contra: Sazonal – quando chove pouco acaba a energia Pró: Abundante no Brasil e não emite gases do efeito estufa Pró: O reservatório de água de uma hidrelétrica serve como uma bateria. Armazena água para gerar energia quando é necessário.
Qual é a melhor forma de se utilizar as energias sustentáveis?
Resposta: Em combinação umas com as outras, diversificando a matriz energética. Já temos muitas usinas hidrelétricas e quando chove pouco acaba a energia, ou seja, somos altamente dependentes de chuvas. Se investirmos mais em energia solar e eólica podemos aproveitar estes períodos de secas para gerar a nossa energia com o sol ou o vento e economizar água. Desta forma seria possível equilibrar a balança energética brasileira minimizando ou extinguindo problemas de secas nos reservatórios ou grandes apagões.
A energia sustentável no mundo
Você sabia que:
Em 2012 a Organização das Nações Unidas – ONU elegeu 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, no mesmo ano que aconteceu a Rio+20.
De acordo com um estudo americano do ‘Brookings Institute’, a energia sustentável cria até 3 vezes mais empregos do que os combustíveis fósseis.
De acordo com o mesmo estudo, o salário das pessoas que trabalham com energia sustentável é, em média, 13% maior em relação à média nacional.
O setor de energia sustentável no Brasil está crescendo, em média, 20% ao ano. O de energia solar deve crescer por volta de 300% em 2016 e continuar um crescimento acelerado nas próximas décadas.
A energia sustentável no Brasil
Não é preciso pensar muito sobre a utilização da energia sustentável no Brasil para conhecer seus diversos benefícios, como a preservação do meio ambiente, economia nas tarifas de luz e facilidade de recursos naturais no país, por exemplo. Por isso, seu aproveitamento vem sendo cada vez mais favorável, tanto para uso individual quanto conjunto em estabelecimentos comerciais e indústrias.
O Brasil, portanto, fica atrás apenas de grandes países como China e EUA no ranking de produção de energia renovável, com fontes alternativas como energia hidráulica, eólica, solar e biomassa. Desta forma, é válido destacar que o mercado de energia solar está desenvolvendo-se cada vez mais, necessitando somente de incentivos governamentais para a diminuição dos custos de aquisição e instalação, a fim de aumentar o número de usuários no país.
De acordo com dados de 2019, o aproveitamento de fontes de energia renováveis é predominante nas seguintes fontes de energia limpa:
Embora a energia solar esteja em última colocação da matriz energética brasileira, acredita-se que em apenas alguns anos ela se tornará a principal fonte de energia renovável em utilização no Brasil. Por ser limpa e inesgotável, temos a certeza que haverá luz do sol para a captação de energia durante muitas gerações, tornando a produção de eletricidade simples, eficiente e sustentável.
Energia Sustentável Para Todos
O Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos foi criado em 2012 pela Assembleia Geral da ONU, tendo em vista que mais de 3 bilhões de pessoas nos países subdesenvolvidos dependiam de recursos como biomassa tradicional e carvão para cozinhar e aquecer, além de 1 bilhão e meio de pessoas não terem acesso à eletricidade.
Sendo assim, a iniciativa busca evidenciar a importância do desenvolvimento energético, como o oferecimento de tecnologias mais modernas a todos, o acesso à eficiência energética e sustentabilidade, e o uso das fontes renováveis para a geração de energia em todo território nacional, regional e internacional.
Dito isso, o projeto visa mobilizar a população global para atingir três principais objetivos até o ano de 2030:
Garantir acesso universal a serviços energéticos modernos;
Duplicar a taxa de melhoria da eficiência energética;
Dobrar a participação de energias renováveis na matriz energética global.
Além disso, a expectativa é que a proposta alcance metas como o impulsionamento da proteção ambiental, a inclusão social e a prosperidade econômica em nível global, o que certamente irá auxiliar no desenvolvimento de diversos países, alterando o cenário atual da crise. Porém, existem alguns obstáculos a serem superados, como a garantia de incentivos governamentais de cada país, necessitando de um consenso positivo.
Incentivos ao uso da energia sustentável no Brasil
A ANEEL criou em 2012 a RN482/12 que regula o mercado de sistema de energia sustentável conectados na rede elétrica. Desta forma incentivando o uso dessas fontes no Brasil.
Basicamente a regulamentação normativa 482 de 2012 permite você trocar créditos de energia coma a rede da distribuidora, assim produzindo a sua própria energia elétrica e o excesso vira um crédito para ser utilizado em um dia que seu sistema produza pouca energia (como durante a noite que não tem sol ou em um dia que não tenha vento – no caso da eólica).
Este foi sem dúvida o maior e mais importante incentivo ao uso de energias sustentáveis no Brasil. Este sistema de “compensação de créditos” criado pela ANEEL baseia-se nos modelos internacionais utilizados na Europa, EUA, Austrália, Índia e Ásia como um todo.
Para saber mais sobre esta lei visite a nossa página sobre a Regulamentação dos Créditos de Energia e, para entender como funciona a autoprodução de energia em sua casa ou empresa, visite a nossa página Como Funciona o Sistema de Energia Solar Conectado na Rede Elétrica.
Como ocorre a produção de energia sustentável
A produção de energia sustentável inicia a partir da utilização das fontes de energia renováveis, como energia solar, eólica, biomassa, hidráulica e entre outras. Sendo assim, o desenvolvimento dessas energias contribui para questões ecológicas e econômicas, trazendo diversos benefícios ao nosso planeta, além de uma solução para os momentos de crise.
No entanto, a matriz energética brasileira ainda é predominantemente composta por combustíveis fósseis e minerais, o que resulta na emissão de gases poluentes, desmatamento e aumento do aquecimento global. Isto posto, para evitar que mais impactos ambientais perpetuem, a expectativa é de que até 2035 a produção de energia sustentável seja a mais indicada em todos os países.
A energia renovável, portanto, pode ser gerada de diferentes formas, como a Solar, que recebe a luz do sol através dos painéis solares fotovoltaicos e realiza a conversão em energia elétrica por meio do inversor solar, ou a Eólica, que os aerogeradores captam a força dos ventos a fim de gerar energia.
Além disso, a produção de energia por meio hídrico é feita pelas centrais hidroelétricas associadas a barragens de grande ou média capacidade, onde a energia é produzida, e a Biomassa é gerada a partir da queima de materiais orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais.
Porque a Energia Solar é Sustentável e Como ela pode ajudar nas cidades:
A energia solar pode ser considerada sustentável pelos seguintes fatores: