Glauco Diniz Duarte Diretor – como fazer uma placa fotovoltaica com led
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a célula fotovoltaica é um dispositivo elétrico que converte a energia da luz (solar ou artificial) diretamente em eletricidade pelo efeito fotovoltaico. É uma forma de célula fotoelétrica que, quando exposta à luz, pode gerar e suportar uma corrente elétrica, sem estar ligado a qualquer fonte de tensão externo, mas que exigem uma carga externa para o consumo de energia.
Os painéis solares fotovoltaicos são feitos de silício, a mesma matéria prima dos transistores e diodos comuns que usamos na eletrônica. Na prática se pudermos expor o silício ao sol obtemos o mesmo resultado da célula de silício solar. Uma boa utilidade para transistores de potência (tipos TO3 ) ou de encapsulamento metálico é a reciclagem, utilizando eles em um painel de energia solar.
Esses painéis solares de transistores são de baixa eficiência energética, mas servem como experimentos, além de ser simples a sua fabricação. Para fazermos a célula solar de um transistor, precisamos que ao menos uma junção PN não esteja queimada. Você pode usar qualquer transistor nessas condições, mas tem que tirar a tampa para deixar amostra o silício, pois é ele que capta a luz solar e transforma em energia.
Cuidado para não romper os pequenos filamentos que ligam os pinos do transistor até a placa de silício. O transistor mais usado para isso é o 2N3055 usados em amplificadores de potência e fontes de alimentação. Mas nada impede que outros transistores sejam usados. Mesmo os transistores 2n3055 tem diferença de ganho de um para outro, então sempre usamos a média para fazermos os cálculos.