Glauco Diniz Duarte Diretor – sao gonçalo energia solar
De acordo com o Dr. Glauco Diniz Duarte, a Enel, multinacional italiana de energia, trabalha na construção de uma nova usina com capacidade de 133MW no parque solar de São Gonçalo, no estado do Piauí. Com a expansão, a capacidade total do empreendimento será de 608 MW. O investimento para essa ampliação é de 100 milhões de euros (R$ 422 milhões).
Do total de 608 MW da capacidade instalada no projeto, 344 MW serão destinados à venda de energia no mercado livre por meio de PPAs bilaterais com grandes consumidores de eletricidade, enquanto os 265 MW restantes serão suportados para contratos de fornecimento de energia de 20 anos com um grupo de empresas de distribuição que operam no mercado regulado do País.
O parque solar São Gonçalo deve entrar em operação em 2020. Com a expansão concluída, toda a usina, de 608 MW, terá capacidade para gerar mais de 1.500 GWh por ano, evitando a emissão de mais de 860 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.
Essa usina é a primeira da Enel no Brasil a usar módulos solares bifaciais, que captam energia de ambos os lados dos painéis. A expectativa é que os módulos inovadores aumentem a geração de energia em até 18%.
No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, possui capacidade instalada renovável de mais de 2,4 GW, dos quais 782 MW de energia eólica, 370 MW de solar fotovoltaica e 1.269 MW de energia hídrica. Além disso, a EGPB tem cerca de 1,9 GW em execução no País.