Glauco Diniz Duarte Diretor – como dimensionar fotovoltaica
Para saber o tamanho do sistema que você precisa, é necessário saber o seu consumo mensal, para isso verifique na sua conta de energia elétrica qual o seu consumo mensal de energia. Geralmente a concessionária informa a sua média mensal na fatura. Prefira fazer o dimensionamento considerando seu consumo médio, pois o consumo e a geração de energia variam durante os meses do ano.
Para saber a sua média mensal, verifique o histórico na sua conta. Caso verifique que no futuro poderá aumentar o consumo, então já provisione sua geração de acordo com o consumo futuro.
Para calcular o tamanho do sistema utilize a seguinte fórmula, Sistema necessário = Consumo mensal / 30 / Horas de sola sua região.
Qual inversor usar
A escolha do inversor se deve ao tamanho do seu sistema, então se seu conjunto de placas são de 10kWp, então seu inversor tem que uportar esses 10kW. Assim você deve escolher um inversor que atenda as caracteristicas da rede da sua residência, tamanho do seu sistema e se a concessionária permite instalar o sistema do porte necessário na rede que você tem na sua casa.
É importante linformar que os inversores
Dependendo da situação, as vezes é necessário usar vários inversores na mesma instalação e em alguns casos até ampliar o padrão de entrada da residencia, mas isso é um assunto para um novo artigo.
A Escolha do inversor se deve primeiramente ao tipo de acesso de energia que você tem da concessionária, depois saber se a concessionária disponibiliza o acesso a rede para o seu tipo de acesso e tamanho do inversor.
Os inversores atualmente no mercado até o tamanho de 10kW são 220V monofásico, a partir deste tamanho existem as opções trifásico 220V e Trifásico 380V.
Caso o tamanho do seu sistema exceda a capacidade da rede da sua residência ou o minimo permitido pela concessionária, então você deve pedir o aumento da sua capacidade para a concessionária, essa parte o seu engenheiro pode solicitar no projeto.
Espaço necessário
Para saber o espaço necessário, é necessário saber a potência do seu sistema e o modelo de placa que pretende usar.
Quantidade de Placas = Potência do sistema / potência da placa
Área ocupada pelas placas = Quantidade de Placas * área de cada placa ( a área da placa você obtem multiplicando o comprimento x a largura da placa).