GLAUCO DINIZ DUARTE Empresa de saneamento do Ceará implanta usina solar para reduzir gasto com energia
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) acaba de implantar uma usina de energia fotovoltaica para abastecer as operações da sede e da loja modelo da empresa, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza.
Com investimentos da ordem de R$ 455 mil e retorno financeiro estimado em aproximadamente 5 anos, a companhia projeta uma economia de R$ 83 mil por ano na conta de luz. A planta, instalada no prédio anexo à sede, no bairro Vila União, na capital cearense, tem uma potência instalada de 74,25 kWp e uma estimativa de geração de 9.975kWh/mês.
O sistema de energia solar é parte de um projeto maior de sustentabilidade da companhia. “Junto com o sistema, há também um mecanismo para armazenar água das chuvas, que será reaproveitada na irrigação dos jardins da companhia”, explica Michele Aguiar, coordenadora de Eficiência Operacional da Cagece.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceira com a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) e com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), projeta também a instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica no Eixão das Águas. Os órgãos autorizaram, por meio de uma PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), a realização de estudos preliminares com o objetivo de validar a utilização de áreas cedidas pelo Governo do Estado para a execução do projeto.