GLAUCO DINIZ DUARTE Painéis solares personalizados com fotos de alta resolução
Na cidade suíça de Neuchâtel, os cientistas do Centre Suisse d’Electronique et de Microtechnique (CSEM) desenvolveram uma nova tecnologia chamada KALEO que permite que painéis solares sejam personalizados com fotografias. Os primeiros seis painéis deste tipo agora podem ser admirados nos jardins do Banque Cantonale Neuchâteloise (BCN), principal patrocinador do projeto.
O CSEM é um centro de pesquisa e desenvolvimento suíço fundado em 1984. Especializado em microtecnologia, nanotecnologia, microeletrônica, engenharia de sistemas, energia fotovoltaica e tecnologias de comunicação, cerca de 450 especialistas altamente qualificados de várias disciplinas científicas e técnicas trabalham para o CSEM em locais como Neuchâtel, Zurique, Muttenz, Alpnach e Landquart. O seu mais novo sucesso: uma tecnologia que permite que os painéis solares sejam personalizados com uma fotografia.
Durante as últimas décadas, o CSEM desenvolveu uma série de tecnologias notáveis, graças ao apoio de vários parceiros públicos. O objetivo principal é sempre encontrar soluções estéticas de energia fotovoltaica, e KALEO é uma delas.
Uma ideia baseada na tecnologia
Apesar de orgulhosamente apresentar a nova tecnologia em seu site, a CSEM ainda não divulgou muitos detalhes do KALEO e como funciona. Tudo o que é comunicado é o fato de que, com esta tecnologia, painéis solares podem ser projetados individualmente, adicionando uma imagem pessoal. “A imagem é impressa em um filme que foi especialmente escolhido para ser integrado ao módulo solar”, explica um comunicado de imprensa. Os desenvolvedores suíços calculam reduções de potência entre 10 a 40% em relação aos módulos padrão.
Os pesquisadores veem a tecnologia Kaleo como um instrumento adicional que eles podem usar para ajudar os arquitetos a colocar mais ênfase na energia fotovoltaica como elemento de design para fachadas e promover a integração da energia fotovoltaica. Como resultado, os proprietários de casas podem ser mais propensos a considerar investir em uma instalação para o seu telhado. Além disso, as superfícies podem ser usadas para publicidade, o que pode promover a energia solar em geral. “Isso pode compensar custos mais altos e criar um valor agregado substancial”, disse Amez-Droz, presidente da CSEM.