GLAUCO DINIZ DUARTE O motor diesel exige o máximo do sistema de injeção e das bombas e injetores de alta pressão
O sistema de injeção UI foi desenvolvido para resolver um problema de linhas de alta pressão muito grandes, gerando aquecimento do combustível e consequente perda de rendimento.
A primeira patente de um sistema UI (Unidade Injetora) foi cedida a um cidadão alemão em 1905 e em 1911 uma outra patente foi concedida a um britânico. Apesar da “idade” do sistema, ele só teve repercussão a partir de 1930, sendo adotada como padrão dos motores GM de dois tempos em 1934.
Extremamente simples e com poucas peças móveis, o sistema logo foi adotado na indústria marítima, por sua facilidade de manutenção e pela inexistência de tubulações de alta pressão, aumentando em muito a confiabilidade dos motores; o que é muito importante neste ramo de atividade.
O sistema, normalmente “tocado” pelo comando de válvulas, permite que o combustível seja levado até a unidade em pressões baixas (normalmente perto de 4 kgf/cm2) e sejam pressurizados até 2.500 kgf/cm2 no momento em que esta pressão é utilizada, justamente dentro da câmara de combustão.
A fim de conseguir a melhor dirigibilidade on e off road, a Land Rover dotou a ECM de uma estratégia que permitia controlar diversos parâmetros como pressão atmosférica, pressão do ar após pressurização, temperatura do combustível, temperatura do fluido, necessidades do acelerador (já com sistema fly by wire) e muitos outros parâmetros.