Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Torque

GLAUCO DINIZ DUARTE  Torque
GLAUCO DINIZ DUARTE Torque

GLAUCO DINIZ DUARTE  Motor a diesel tem mais torque?

Afinal, qual motor é mais forte? Gasolina ou diesel? Considerado econômico e mais durável, o motor a diesel possui, sim, muito mais torque que o movido a gasolina. Uma das explicações é porque o motor a diesel tem um pistão mais longo, o que dá mais força para saída da inércia. Em contrapartida, motores com pistões menores costumam ter uma saída inicial com menos força, mas no final, alcançam mais velocidade.

Uma curiosidade é que o motor a diesel não tem esse nome por conta do combustível, mas sim o oposto. Na verdade, o motor a combustão tem esse nome por ter sido inventado e registrado em 1892-1893 por Rodolfe Diesel. Foi oferecido pela primeira vez a um automóvel em 1936, em um Mercedes-Benz D. Já de início ganhou muita fama por ser muito econômico e resistente. Em termos gerais, o motor tem um funcionamento muito simples, pois não necessita de velas de ignição. Funciona por combustão interna, ou seja, a partir de reação química que surge da mistura de óleo e do oxigênio do ar.

Agora que você já ficou quase um expert em motor a diesel, vamos explicar por que ele é mais forte. Saiba então de 4 razões:

1) QUANTO MENOS CALOR, MAIS “FORÇA”

O diesel é considerado um combustível que tem poder calorífico bem abaixo do que a gasolina. Enquanto o diesel tem 45.500 kJ/kg, a gasolina possui 45.800 kJ/kg. Fórmula complicada, né? Mas não é não! Isso significa que há mais calor na gasolina para um determinado volume do que no diesel. Porém, o diesel é mais pesado do que a gasolina e por isso armazena até 15% mais energia por volume. Com isso, quanto mais combustão no motor, pressão maior será exercida e mais energia será transferida para o pistão, resultando assim em mais torque.

2) MAIOR TAXA DE COMPRESSÃO

Motores a diesel possuem taxa de compressão bem elevada. Em geral entre 16:1 a 18:1, contra 11:1 a 13:1 nos motores a gasolina atuais. Mas, afinal, por que isso acontece? Motores a diesel não recorrem a velas para ignição e comprimem a mistura de ar e combustível no interior dos cilindros, aquecendo-a até entrar em combustão de uma maneira bem mais rápida do que nos motores movidos a gasolina e com velas.

3) TURBO: MAIOR PRESSÃO DENTRO DO CILINDRO

Atualmente, os veículos movidos a diesel possuem turbocompressor, o que permite proporcionar maior pressão dentro do cilindro e, por consequência, maior torque. Além disso, motores a diesel com turbo reduzem as perdas na fase de admissão, permitindo mais eficiência ao motor na conversão de energia para o virabrequim.

4) RELAÇÃO DIÂMETRO E CURSO

Quando falamos em curso do motor, isso significa a distância percorrida pelo pistão dentro do cilindro. Nos motores a diesel, esse curso é maior, se comparado aos motores a gasolina. E o que isso significa? No caso, esse tipo de motor terá mais força, principalmente em rotações mais baixas. Ou seja, tem mais força com menos velocidade. Por isso, o diesel é indicado principalmente para máquinas agrícolas ou de construção que trabalham em rotação bem baixa, só que com mais força.

DIFERENÇA ENTRE TORQUE E POTÊNCIA!

Após ler quase todo este post, você deve estar se perguntando qual é a diferença entre torque e potência, não é? Afinal, dizer que o carro tem torque não é o mesmo que dizer que tem potência. São conceitos completamente diferentes. Torque é a capacidade que o motor tem de produzir movimento rotativo. Pode ser um carro popular com mais “força” para subir uma ladeira ou um jipe preparado para rodar em trilhas e erosões. Ou seja, quanto maior o torque, mais rápido o veículo vai sair de onde está. Já a potência é uma grandeza com maior ligação com a velocidade. Ou seja, quanto maior for a potência, medida em cavalos, maior será a capacidade do motor de atingir velocidades mais altas dentro de um certo período de tempo.

 

GLAUCO DINIZ DUARTE  Torque
GLAUCO DINIZ DUARTE Torque

GDE - energias renováveis - solar e eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica

Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel

TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções

Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

GLAUCO DINIZ DUARTE Foco
GLAUCO DINIZ DUARTE 

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia

Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia

Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia

Energia Solar Fotovoltaica BH - GDE Solar
Energia Solar Fotovoltaica BH – GDE Solar

Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts