GLAUCO DINIZ DUARTE Chevrolet Silverado 2019 chega com motor diesel 3.0 nos EUA
A Chevrolet Silverado 2019, na versão 1500, foi oficialmente apresentada pela GM nos EUA, pouco antes da abertura do Salão de Detroit para a imprensa especializada, que ocorre no dia 15 de janeiro. O modelo full size da montadora americana chega com importantes novidades, sendo a principal uma redução de 204 kg no peso, graças à introdução de alumínio em algumas partes da carroceria, entre elas portas, capô e tampa da caçamba.
Além disso, a Chevrolet Silverado 2019 recebeu também sete tipos de aço diferentes, mais leves e em diversas partes da carroceria, bem como chassi feito em aço de alta resistência. A redução de peso foi de 40 kg só na carroceria e o resto em outros componentes, incluindo a suspensão, eixos, entre outros. A rigidez torcional aumentou em 10%.
As mudanças incluem braços de suspensão em alumínio na frente e molas helicoidais no lugar de feixe de molas de carbono na suspensão traseira. As rodas são de aço aro 17 polegadas, alumínio aro 18 na Trailboss (em 2019) e 20 polegadas na LTZ. Também em 2019, ela ganha a versão RST com aro 22 polegadas.
Com 10 cm a mais de entre-eixos, a Chevrolet Silverado 2019 ganhou 20% a mais de volume na caçamba de carga, bem como novos implementos para serviço, entre eles iluminação mais potente na caçamba e uma tomada de força de 120 volts. Além disso, o visual impactante não só colocou o modelo como um produto atualizado em estilo diante do restante do portfólio da marca, como também ajudou a reduzir o arrasto aerodinâmico em 7%.
Disponível em oito configurações de acabamento, a Chevrolet Silverado 2019 ganhou interior completamente redesenhado e focado na funcionalidade, embora ofereça algum luxo e conforto, dependendo da versão. A cabine, por exemplo, teve o espaço ampliado em três polegadas. No banco traseiro, foram introduzidas duas caixas porta-trecos com 10 litros cada uma. Há também uma bandeja com 24 litros de volume.
O painel da Chevrolet Silverado 2019 foi redesenhado, mas ostenta uma aparência de robustez e funcionalidade, tendo dois porta-luvas, uma multimídia MyLink com Android Auto, Car Play, Wi-Fi e 4G LTE, além de novos comandos do ar-condicionado, que é dual zone. Chama atenção um console para faróis e demais luzes do veículo junto ao difusor de ar do lado esquerdo. Mais discreto, porém, sem passar despercebido aos olhos é o botão do freio de estacionamento, que agora é eletrônico.
Detalhes cromados, imitando madeira e muito couro estão por toda a parte no interior da Chevrolet Silverado 2019. Na parte mecânica, a nova picape terá motores V8 5.3 e 6.2, agora com sistema de desligamento automático de cilindros, reduzindo assim o consumo de combustível. Além disso, eles também passam a dispor de Start&Stop.
Outra opção é um novo seis em linha turbodiesel 3.0 Duramax, também com Start&Stop. A GM não revelou os números, mas este e o V8 6.2 terão o novo câmbio Hydra-Matic de 10 marchas, o mesmo usado pela Ford na F-150 e no Mustang GT, por exemplo. O interessante desse motor diesel é que ele deve servir em outros produtos da GM daqui em diante, especialmente na GMC Sierra 1500 2019. Mas, não seria ruim vê-lo também nas Colorado e Canyon, bem como na Colorado tailandesa e S10 brasileira… especialmente porque a VW Amarok já partir nessa direção.