GLAUCO DINIZ DUARTE Onix será nome mundial em nova geração de compactos da GM
O caminho para a nova geração do Onix, o carro mas vendido no mercado brasileiro, continua sendo preparado pela General Motors (GM). Agora, a maca anunciou que irá utilizar o nome do modelo globalmente.
O Onix passará a ser comercializado em mercados adicionais, entre eles o chinês, o maior do mundo na atualidade, com mais de 27 milhões de veículos emplacados apenas em 2018. De acordo com comunicado da GM, o modelo terá modificações específicas para cada região.
No Brasil, o novo Onix será lançado ainda neste ano
“O nome Onix estará em modelos da nova família de carros globais da Chevrolet, que vão ter características específicas de acordo com as preferências dos clientes em cada mercado. Objetivo é projetar em âmbito mundial a expressão de sucesso do Onix alcançada regionalmente”, considera Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
Nova família de veículos
Os primeiros modelos da nova família global de veículos de alto volume da GM estreiam neste ano, começando pela China, para otimizar o portfólio atual e contribuir para que a empresa expanda seus negócios em mercados estratégicos.
Serão lançadas oito variantes regionais com cinco diferentes tipos de carroceria.
Modelos desta nova família de veículos vão ser vendidos em 40 diferentes países, entre eles da América do Sul e México, regiões onde a marca Chevrolet é líder de vendas há anos. Além do novo Onix, chegam em breve o novo Prisma (sedã compacto) e o novo Tracker (SUV compacto).
O primeiro modelo será lançado na China, provavelmente o novo Prisma. A Chevrolet divulgou um teaser antecipando as linhas do modelos
Os novos veículos utilizarão a plataforma global GEM (Global Emerging Markets). Como o nome já diz, ela servirá de base para automóveis destinados a países emergentes.
Motor turbo no novo Onix
O novo Onix e o novo Prisma deverão ser equipados com um novo motor 1.o de três cilindros. Uma configuração será turbo, outra será de aspiração natural.
Ainda não há informações técnicas sobre os novos motores Chevrolet. Espera-se, porém, que o 1.0 aspirado tenha cerca de 90 cv de potência. No turbo, o número deve ser de aproximadamente 130 cv.
Ambos terão tecnologia flex e serão produzidos em Joinville (SC), em uma fábrica inaugurada em 2016.