GLAUCO DINIZ DUARTE Excelência na gestão garante sucesso do negócio
Empresas modernas precisam, constantemente, aperfeiçoar a gestão para garantir o bom desempenho do negócio. Manter os clientes satisfeitos, motivar colaboradores e comunicar-se com clareza estão entre as questões essenciais para garantir a competitividade das organizações. Se, antigamente, o sucesso da companhia estava relacionado ao foco na qualidade, hoje é a boa gestão que torna o negócio bem sucedido.
“As organizações vivem um processo evolutivo em que, para sobreviver no mercado, passaram a fazer não só a gestão da qualidade dos processos, mas também trabalhar a qualidade da gestão. Dessa forma, as empresas buscam a excelência, por meio de um processo contínuo e permanente, que gera resultados concretos”, ressalta Ricardo Correa, diretor institucional da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Baseando-se nos oito Critérios de Excelência que sustentam o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), difundido pela FNQ a organizações de diversos setores e portes, é possível definir formas de atuação dos gestores que vão ajudar as organizações no caminho rumo à excelência.
Para as empresas que querem buscar a excelência, o primeiro passo é ter, em suas equipes, líderes exemplares. A liderança é fundamental para definir e comunicar os valores e objetivos da empresa para todos os colaboradores. Inspirador e motivador, o líder precisa atuar de forma aberta e ativa, incentivando a cultura da excelência e a proteção dos interesses da organização.
Equilibrar os planos da organização a curto e longo prazo é outra etapa importante. A empresa precisa estabelecer estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, fornecedores e colaboradores. Em seguida, passa a ser essencial elaborar planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos para a execução de atividades que atinjam as principais metas e estratégias da organização.
Para atingir estas metas, é fundamental conhecer e ouvir os clientes da empresa. Além disso, vale agrupar os clientes com características similares e identificar suas necessidades, oferecendo os serviços adequados a cada grupo. A próxima etapa nesse sentido é promover avaliações periódicas de satisfação e criar um meio de comunicação para ouvir as reclamações e sugestões, identificando oportunidades de melhoria.
A responsabilidade socioambiental também é indispensável para o sucesso da gestão, a começar pelo consumo consciente de recursos naturais e descarte correto de resíduos. Uma prática interessante diz respeito à promoção de ações sociais, conscientizando colaboradores em prol do desenvolvimento sustentado.
Para controlar as informações da empresa, vale organizá-las por meio de um sistema padronizado, que disponibilize ferramentas eficazes para atender as necessidades dos colaboradores. Quando registradas, essas informações possibilitam a continuidade das atividades em caso de substituição de profissionais.
Outra questão fundamental para o sucesso da gestão é a valorização dos colaboradores. Definir suas funções e responsabilidades, pontuando sua participação e promovendo a sinergia do trabalho em equipe passa a ser tarefa básica. Além disso, vale disponibilizar ações de capacitação com base em treinamentos, a fim de desenvolver as habilidades e conhecimentos para exercer as atividades diárias.
Do ponto de vista dos processos da organização, os gestores precisam dominar cada procedimento, fornecendo informações confiáveis à equipe. Deve-se segmentar o conjunto de processos que agregam valor ao negócio, relacionados a fornecedores e aspectos financeiros.
Por fim, controlar o desempenho do negócio, de forma geral, é o que indicará os pontos fortes e oportunidades de melhoria. Indicadores, metas e reuniões regulares com os dirigentes da organização são essenciais para mensurar os resultados obtidos e tomar medidas corretivas, quando necessário.