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GLAUCO DINIZ DUARTE  Excelência em gestão pública requer mudança de atitudes dos líderes

A busca pela excelência na prestação de serviços públicos ao cidadão e à sociedade requer mudança nas formas de pensar e agir da alta direção e do corpo gerencial das organizações. Esse foi o principal desafio destacado pelo especialista em Gestão Pública Paulo Daniel Barreto Lima para alcance da excelência de resultados no setor público, na palestra de abertura do 1º Fórum de Excelência Pública – Sustentabilidade da Gestão, nesta segunda-feira (16.04), em Cuiabá. Autor do livro “A Excelência em Gestão Pública”, o especialista afirmou que as organizações que desejem alcançar e manter-se em padrão gerencial de classe mundial precisam não somente desenvolver planos, estratégias, métodos e técnicas para atingir resultados. É preciso também mudança de atitudes da liderança.

“A excelência da gestão requer líderes que movam e inspirem as pessoas na direção de resultados efetivos, num ambiente de informação e conhecimento. Envolve capacidade de gestão dos líderes, ou seja, de conseguir a melhor relação entre recurso, ação e resultado”, destacou Paulo Daniel. Nesse sentido, o especialista explicou os conceitos de excelência, gestão pública e resultado. “Excelência é ser referência em qualidade e confiabilidade para o cidadão e a sociedade, que de alguma forma são afetados pelas atividades/serviços dos órgãos ou das entidades públicas”, comentou.

Sobre gestão pública, o palestrante afirmou que “é universal enquanto gestão, mas singular enquanto pública” devido aos princípios da natureza pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Já em relação ao resultado, Paulo Daniel disse que é a geração de valor público. “Deve refletir um melhor atendimento ao cidadão e à sociedade”, observou.

REDIRECIONAMENTO

O especialista também fez uma breve explanação sobre o histórico do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), o qual já possui 21 anos e está em fase de redirecionamento estratégico pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Participante como voluntário desse processo de reformulação, Paulo Daniel explicou que o modelo de excelência em gestão preconizado pelo Gespública passará a ser focado em novas bases de governabilidade (principalmente pela relação de confiança entre Estado e sociedade) e numa maior capacidade de governança.

Os critérios (Liderança; Estratégias e Planos; Cidadãos; Sociedade; Informação e Conhecimento; Pessoas; Processos; e Resultados) que compõem o sistema de gestão para as organizações do setor público brasileiro passarão a ter as seguintes linhas de atuação: produção e disseminação de conhecimentos; orientação ao uso dos instrumentos do Gespública para a inovação e a melhoria da gestão; cartas de serviços; avaliação da gestão pública (autoavaliação das instituições participantes do Programa); reconhecimento e premiação da inovação e melhoria da gestão; fortalecimento da Rede Nacional do Gespública (Núcleos Estaduais e voluntários) e disseminação da metodologia do Programa a consultores. Por 12 anos, Paulo Daniel dirigiu o programa da qualidade para o setor público. Sob sua direção, foi estabelecido o modelo de excelência em gestão pública e foram instituídos o Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF), o sistema de autoavaliação da gestão pública e a Rede Nacional de Gestão Pública, com destaque para a instalação dos Núcleos Estaduais do Gespública.

RECONHECIMENTO

Na abertura do Fórum, o diretor-geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec), Rubens Okada, assinou termo de adesão ao Gespública. Além disso, a coordenadora Executiva do Núcleo Estadual do Gespública em Mato Grosso, Patricia Proença de Souza Atagiba Proença, entregou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) certificado de nível de gestão de excelência conforme padrões estabelecidos pelo Programa.

A coordenadora também entregou certificados de reconhecimento pelo apoio na realização do Fórum a representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), do Ministério Público do Estado, da Eletrobras/Eletronorte, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea), da Travessia – Desenvolvimento Organizacional a Eventos, da Politec e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O Fórum será realizado até esta sexta-feira (20.04), das 8h às 12h, no auditório do Ministério Público do Estado – sede das Promotorias de Justiça da Capital (ao lado do Fórum de Cuiabá). Em cada dia, serão realizadas duas palestras ministradas por conceituados profissionais das organizações adesas ao Programa.

O evento é direcionado aos servidores de organizações públicas, com os objetivos de difundir o modelo de excelência preconizado pelo Gespública e promover o intercâmbio de informações e melhores práticas. A Sefaz-MT, como órgão âncora do Programa em Mato Grosso e que abriga o Núcleo Estadual, está à frente da organização do Fórum. O secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos, foi representado no evento pelo secretário-adjunto Executivo do Núcleo Fazendário, Benedito Nery Guarim Strobel.

 

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