GLAUCO DINIZ DUARTE Setor automotivo é o mais preocupado com excelência em gestão
Estudo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) concluiu que o setor automotivo é o que mais investe e se preocupa com excelência da gestão. Em seguida aparecem as áreas de energia, química e petroquímica. A pesquisa, realizada com 309 empresas instaladas no Brasil, revelou ainda que 99% das organizações acreditam que aperfeiçoar a administração contribui para o aumento da competitividade.
Entre os diversos aspectos dos negócios, a pesquisa revelou que as prioridades das empresas são melhorar os resultados, o relacionamento com os clientes e a gestão de pessoas. Entre as companhias entrevistadas, a maior parte destina até 2% do faturamento para programas de melhoria da gestão. Do total, 13% destinam um valor acima de 10% da receita. Já 8% das empresas participantes não reservam nenhuma quantia para aumentar a excelência.
Investir recursos não financeiros para melhorar a gestão é a aposta de 88% das organizações, que priorizam programas de capacitação e motivação de colaboradores, por exemplo. A FNQ defende que ambientes competitivos, pressão por redução de custos e questões socioambientais são alguns dos fatores que estimulam a busca por excelência em gestão nas empresas.