GLAUCO DINIZ DUARTE Empresas da Paraíba são destaques em modelo de excelência da gestão
Pelo menos duas empresas se destacam pela excelência em gestão na Paraíba, segundo informações do Programa Paraibano da Qualidade (PPQ). A concessionária de energia Energisa e a mineradora Cristal tem altas pontuações baseadas nos oito critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG): liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.
Segundo o coordenador executivo do PPQ, Rafael Mitzcun, as empresas que começam a trabalhar com o MEG – um modelo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que é aplicado pelo PPQ na Paraíba – começam com uma média de 56,95 pontos, que equivale a 22,78% do mínimo de 250 pontos para alcançar a excelência. Mesmo com esse número baixo, uma pesquisa mostrou que os empresários se autoavaliam como tendo 55% do mínimo.
A Energisa, por exemplo, já está perto dos mil pontos e foi vencedora do Prêmio Nacional da Qualidade. “Eles começaram a trabalhar com o MEG ainda como Saelpa e houve um investimento maior quando se tornou Energisa. É uma empresa que está acima da média na Paraíba”, explicou Mitzcun. O outro destaque é a mineradora Cristal, localizada em Mataraca, que ganhou o Troféu Ouro na Paraíba, a maior premiação no estado relacionada ao modelo.
Qualquer empresa pode aderir ao modelo por meio do Programa Paraibano da Qualidade. De acordo com Mitzcun, a empresa que trabalha com o MEG tem uma média aproximada de crescimento de 15% ao ano. Porém, o desempenho depende do interesse da empresa, podendo chegar a 150% ou ter um crescimento mínimo de 2%.
O grupo que abrange a empresa São Braz e a Rede Paraíba de Comunicação aderiu recentemente ao MEG. “O grupo ainda está em avaliação, mas já está investindo na mudança de comportamento e tendo uma visão gerencial da empresa mais apurada para entender melhor a gestão”, comentou.
Para sensibilizar e mobilizar lideranças empresariais do estado em prol do compartilhamento de conceitos e estratégias relacionadas à melhoria da gestão, o Programa Paraibano da Qualidade realiza nesta quarta-feira (7) o II Fórum Paraibano de Lideranças, na sede da Energisa Paraíba. O evento é um encontro exclusivo para 200 convidados, entre empresários, empreendedores e diretores em destaque na Paraíba.
O evento também tem como objetivos disseminar boas práticas para organizações de todos os portes e setores e mapear as demandas e necessidades prioritárias das empresas paraibanas. A São Braz e a TV Cabo Branco já confirmaram presença no evento.
Programação
A programação do evento está dividida em quatro momentos, o primeiro será o Welcome Coffee, período em que as lideranças poderão fazer networking, em seguida serão realizadas palestras na área de gestão, logo após uma apresentação sobre o Programa Paraibano da Qualidade e por último, acontecerá o Debate das Lideranças, este buscará promover a troca de experiências, pessoais ou profissionais, adquiridas durante a busca pela Excelência da Gestão e Formação de Lideranças.
Este ano as duas palestras do Fórum terão temas voltados para Gestão, Excelência e Liderança, a primeira possui o tema “Tendências da Excelência em Gestão” e a segunda exposição possui o tema “Formação de Lideranças”, esta será ministrada por Anielson Barbosa, que é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências (NAC) e autor do livro “Como os Gerentes Aprendem?”, da Editora Saraiva.