GLAUCO DINIZ DUARTE – GE terá centro de P&D no Brasil
O presidente e CEO global da GE, Jeff Immelt, confirmou, em um encontro com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e representantes da Apex Brasil, que escolheu o país como localidade para a instalação de um novo centro de pesquisa global da empresa.
A unidade, que deverá gerar 300 empregos diretos, será a primeira da companhia na América Latina. A GE mantém, atualmente, quatro outros Global Research Centes nos Estados Unidos, Alemanha, Índia e China.
A empresa ainda não falou especificamente sobre cidades que poderiam receber o projeto, mas Immelt já ressaltou que São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas, Belo Horizonte e Recife são “pólos econômicos e tecnológicos importantes”.
“Com uma forte base industrial, universidades de primeira linha e
importantes clientes das mais diversas indústrias, o Brasil é a escolha lógica para a nossa próxima instalação,” disse Immelt.
Nos próximos meses, uma equipe da GE virá ao país para se reunir com clientes e parceiros industriais e governamentais para determinar os tipos de projetos e programas que poderão ser estabelecidos na nova instalação.
“O Brasil é sede de muitas empresas que confiam em nossa tecnologia para diferenciá-las de seus concorrentes”, conclui o ministro Rezende.
Especializada em tecnologia de infraestrutura, equipamento médico e industrial, a GE é uma empresa de serviços de mídia e financeiro focada produtos que vão desde motores de aeronaves, geração de energia, processamento de água, tecnologia de segurança, imagem de diagnóstico, crédito para empresas e consumidores, até mídia de TV, por meio da NBC-Universal.
A empresa presta serviços a clientes em mais de 100 países e emprega cerca de 320 mil pessoas, no total.
No Brasil desde 1919, a empresa tem escritórios de vendas e marketing em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os cinco maiores negócios da GE estão presentes no país, empregando cerca de 6 mil funcionários.