GLAUCO DINIZ DUARTE – GE Aviation lança desafio para startups
A unidade de aviação da GE no Brasil, localizada em Petrópolis, está com inscrições abertas para o Desafio InovAr, voltado para startups nacionais e internacionais.
O objetivo é selecionar o melhor projeto voltado para o planejamento de demanda e previsão de materiais nas oficinas de manutenção da GE Aviation.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 06/09 no site do desafio.
Como prêmio, a startup poderá optar por receber R$ 38 mil ou passar por uma semana de imersão em inovação e mentoração para o projeto no Centro de Pesquisas da GE, em Nova York, com passagem e hospedagem pagas pela GE (máximo de três pessoas).
“O InovAr foi criado para estimular startups do mundo inteiro a pensar novos meios e dispositivos para melhorar os processos, otimizar o tempo e gerar menos desperdício em atividades relacionadas à manutenção de motores aeronáuticos”, diz Gabriela Gomes, líder de inovação da GE Celma.
O desafio está aberto para as startups com projetos no estágio beta (com protótipo constituído, testes piloto) ou com Produto Viável Mínimo. O processo seletivo será dividido em duas etapas: análise das propostas recebidas via site e entrevistas (presenciais ou online).
“A capacidade de inovar e ser disruptivo vai diferenciar as empresas no futuro. O estabelecimento de novas parcerias, bem como a possibilidade de apoiar e participar do desenvolvimento de startups em projetos de inovação, que nos permitam aumentar nossa competividade, nos motivaram a apostar no Desafio Inovar”, reflete Julio Talon, presidente da unidade de aviação da GE no Brasil.
A GE Celma é uma das principais unidades de revisão e manutenção de motores aeronáuticos da GE Aviation no mundo. Localizada em Petrópolis, superou US$ 2 bilhões de faturamento em 2017.
Com mais de 30 clientes em todo mundo, chega a ter 95% do seu faturamento vindo de clientes externos, como a Southwest, FedEx e Latam. Atualmente, conta com aproximadamente 1,7 mil funcionários diretos.
A Celma foi criada em 1951 para atuar na fabricação e manutenção de eletrodomésticos, ferramentas elétricas e autopeças.
Desde então ela passou por muitos donos, incluindo a Panair do Brasil, que comprou a empresa em 1957, e o governo brasileiro, que estatizou a companhia em 1965. Nos anos 90, a companhia foi privatizada e acabou nas mãos da GE em 1996.