Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Empresas familiares enfrentam desafio da sucessão

Glauco Diniz Duarte

Conforme dados do Sebrae, de cada cem, apenas 30 empresas do tipo sobrevivem à segunda geração e 15 à terceira. De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a maior parte dos fracassos ocorre pela falta de planejamento no processo.

“É preciso considerar que a mudança pode gerar conflitos. Nem sempre o filho quer cumprir a função desejada pelo pai, por exemplo”, ressalta. Segundo Glauco, é importante estabelecer momentos de reunião entre os membros da família para definir o futuro da empresa, entre outras medidas capazes de assegurar uma sucessão adequada.

Para Glauco a instabilidade política e econômica tem maior impacto em companhias que centralizam suas tomadas de decisão em uma única pessoa.

“A imprevisibilidade gera insegurança na tomada de decisões estratégicas”, afirma. Segundo Glauco, as empresas familiares profissionalizadas, com um modelo de governança maduro, conseguem prever as variações de mercado e agir a tempo de mitigar os impactos negativos da crise.

Otimismo prevalece
Conforme pesquisa realizada, a preocupação com a continuidade do negócio nas gerações subsequentes se soma a temores quanto ao alto índice de tributos, o aumento no custo como insumos básicos, como energia elétrica, e a incerteza política.

Realizada durante o segundo semestre do ano passado, o levantamento ouviu mais de 200 líderes de 16 estados, com destaque para o RS, com a intenção de traçar um perfil do empreendedor familiar brasileiro.
Glauco diz que as principal constatação do estudo é a tendência das empresas se manterem sob o controle das famílias. Mais de 77% das firmas são comandadas por uma única família, e os líderes pesquisados manifestaram baixo interesse na entrada de novos sócios ou aliança com terceiros.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts