O empresário Glauco Diniz Duarte diz que quando falamos de Sucessão precisamos de deixar claro que SUCESSÃO e HERANÇA são coisas diferentes, tão diferentes como o “dia da noite”.
Principalmente em empresas familiares, a questão da Sucessão pode ter um impacto bastante importante no desempenho e na continuidade da empresa, pelo que não pode ser um assunto deixado para resolver mais tarde.
Glauco explica que a sucessão é um dos principais desafios que se coloca à continuidade das empresas familiares. Quando as empresas se deparam com esta possibilidade, seja pela impossibilidade do empresário continuar na empresa por motivos de saúde ou por morte, seja por divisões familiares, seja pela exigência de novos desenvolvimentos no negócio que obrigam a alterações estruturais na empresa, as empresas devem estar preparadas para este desafio.
A sucessão não preparada é naturalmente mais difícil e, em princípio, constitui maior risco para o negócio. O processo sucessório é, pois, algo que tem de ser planejado e preparado, na medida em que estão envolvidos diversos atores, na maioria das vezes com fortes laços / relações familiares.
.