Se você tem ou pensa em ter uma empresa, e no meio desses pensamentos precisa pensar na educação dos seus filhos e na manutenção do seu negócio, com certeza em algum momento acabará tendo que pensar em conciliar filhos e empresa, em consequência disso, pensará também em quem cuidará do seu patrimônio em um momento futuro. O nome desse processo de transição de gestão do pais para os filhos é sucessão familiar.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o processo de sucessão familiar não deve ser aplicado de forma rápida, pois ele exige educação, treinamento, disciplina e muito estudo, além de todo cuidado necessário para entregar seu patrimônio nas mãos dos seus herdeiros. Antes de pensar em quem pode substituir você como gestor, tudo no ambiente deve ser analisado, desde a relação entre herdeiro e empresa, até o ponto em que o herdeiro lida com a ideia de comandar um negócio e liderar uma equipe.
Glauco explica que a melhor forma de realizar a sucessão familiar é utilizando a sutileza, ensinando um ofício para a vida combinado com a importância de levar a sério o patrimônio conquistado pelo antecessor. O grande segredo por trás de um futuro gestor é a vontade de fazer um trabalho melhor que o que já era realizado, mas sem apagar toda a história por trás de anos de trabalho, respeitando o passado e buscando melhorar a cada dia.
Quando se trata da sua empresa, é sempre bom pensar olhando para frente, pensando nos anos que virão, fazendo planos para garantir o sucesso hoje e sempre. O curso apostilado de Holding Familiar possui todas as orientações que você precisa para entender melhor o processo de sucessão, explicadas através de uma abordagem prática e completamente dinâmica.