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Quando é o momento de profissionalizar a sua empresa familiar?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Não importa para qual direção você olhar: a vida é formada por momentos e decisões. E isso vale para a vida pessoal, educacional ou profissional, já que tudo passa por mudanças e direcionamentos servem para dar um novo significado ou novo destino.

E quando a questão da profissionalização da empresa familiar é levantada, o foco muda de “será que precisamos mudar” para “quando exatamente preciso mudar?”

O empresário Glauco Diniz Duarte aponta alguns detalhes que precisam ser analisados e que podem determinar essa mudança na gestão.

O que é profissionalizar?

Antes de mais nada, Glauco explica que o termo profissionalizar não quer dizer, necessariamente, que a empresa familiar não é profissional. Tanto que Eduardo prefere o conceito de que a empresa familiar precisa aprimorar o seu sistema de gestão.

“É importante que sejam separados, de forma inequívoca, o papel do acionista e o papel deste como gestor. São dimensões distintas e com competências específicas.”

O familiar deve entender que na gestão da empresa há espaço para gestores que atendam às necessidades e desafios do negócio. “É este familiar que deverá estar disposto a ser avaliado sob esta óptica. Muitas vezes é comum familiares atuando em outras empresas ou como profissionais liberais (médicos , advogados, professores, etc) o importante é a escolha do caminho profissional que melhor atenda ao potencial de cada um”.

Mudar o direcionamento do gestor

Outro desafio é saber quando um gestor (ou membros da família) precisa mudar o foco e atuar mais profissionalmente dentro da empresa.

Neste caso, a solução apontada por Glauco é um processo estruturado para avaliação de potencial. “Este procedimento precisa estar alinhado com a sistematização do acompanhamento da performance individual, claro que dentro de objetivos e indicadores claros. Uma vez identificada a performance nestes indicadores, ficará bem evidente quais serão os caminhos para o desenvolvimento deste familiar.”

Quem reluta em mudar e quem busca a mudança?

E se muitas pessoas pensam que a resistência em mudar faz parte da cultura de algum setor em específico, como um mercado de bairro ou uma gráfica criada faz tempo, por exemplo, Glauco explica que o setor não é responsável pela manutenção perpétua de gestão, mas a falta de maturidade e de conhecimento dos controladores familiares sobre a diferença dos papéis de “donos”, ” herdeiros” e ” gestores”.

Por outro lado, as novas empresas familiares já nascem com uma nova visão de mercado, marketing, etc. “Há um movimento interessante neste sentido. Em função de um maior conhecimento sobre os papeis dos donos dentro da empresa familiar ( seja por cursos e programas específicos para acionistas como os programas da Fundação Dom Cabral, seja por recomendações), desde a sua fundação , as novas empresas fundadas por familiares estão melhor preparadas para os desafios” completa Glauco.

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