De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência.
Glauco explica que neste cenário surge a Controladoria, uma área interna cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão.
A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática ambas costumam ficar diante de único gestor, chamado de controller ou controlador.
Segundo Glauco, a metodologia é baseada no processo de controle, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos, focado no planejamento e orçamento traçados pelas empresas. Envolve áreas de conhecimento como a Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Custos, Planejamento Tributário, Previsão Orçamentária Anual, Planejamento Estratégico e Relatórios para tomada de decisões.
Analisar, projetar, controlar custos, finanças e pessoas buscando resultados com enfoque nos objetivos da organização, são funções que a controladoria desempenha. Desta forma, o controller elabora uma análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos, observando os desvios ou em alguns casos até mesmo roubos.
A controladoria presta contribuições importantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional. Elaborando relatórios gerenciais bem detalhados, pois é onde fornece aos empresários uma visão real e objetiva do desempenho da empresa, e auxilia a obter um aumento de rendimento nas suas operações, reduzindo desperdícios.