Muitos negócios iniciam com muito potencial para ter sucesso, mas não resistem e fecham pouco tempo depois de abrir as portas. Entre os diversos motivos para isso ocorrer, um se destaca: a ineficiência na gestão financeira, afirma o empresário Glauco Diniz Duarte.
O funcionamento correto de uma empresa só é possível se houver informações consistentes sobre a área administrativa, o que possibilita a definição de estratégias assertivas no uso dos recursos. Por exemplo, o controle da entrada e saída de dinheiro viabiliza a definição de investimentos e créditos, além da análise dos lucros.
A gestão financeira de qualquer empresa deve ser realizada por profissionais qualificados, diz Glauco. A globalização favoreceu a concorrência e, por isso, os empreendedores precisam estar conscientes sobre os recursos disponíveis e utiliza-los da melhor forma possível.
O profissional que atua na área financeira precisa ter conhecimento técnico e estar atento ao mercado para desenvolver estratégias seguras e, se necessário, propor soluções inovadoras. Por essa razão, o desempenho da empresa está diretamente relacionado a essa função.