Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Diretor – Supercharger compressor

Glauco Diniz Duarte Diretor - Supercharger compressor
Glauco Diniz Duarte Diretor – Supercharger compressor

Glauco Diniz Duarte Diretor – Supercharger compressor

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o turbo de motores teve três pessoas envolvidas em sua criação: Gottlieb Daimler, Rudolf Diesel e Alfred Büchi. Gottlieb foi o primeiro a patenteá-lo em 1885, quando apresentou o projeto de pré-comprimir o ar atraído aos cilindros.

Em 1896, Rudolf Diesel, engenheiro mecânico e inventor do motor a diesel, repetiu a ideia. Já em 1905 entra em cena o engenheiro suíço Alfred Büchi. O modelo criado por Büchi segue exatamente o que usamos hoje, sendo mais moderno.

No mesmo ano de apresentação do seu turbo, o engenheiro suíço deixou um comunicado junto com a patente de como ele funcionava: é uma máquina reciprocante onde a energia dos gases evacuados pelo motor aumenta o fluxo da fusão de ar-combustível, isto é, a energia cinética dos gases de escape deslocaria um eixo ligado a uma turbina, que utilizaria como pré-compressor para o ar recepcionado pelos cilindros.

Ainda em sua história, uma locomotiva a diesel foi o primeiro veículo a ser equipado com motor com turbocompressor. Eles eram muito comuns em motores ferroviários, aeronáuticos e marítimos.

Já o supercharger, também conhecido como compressor, surgiu em meados de 1860 criado pelos irmãos Philander e Francis Marion Roots. Os primeiros modelos fabricados com ele: Mercedes-Benz de 6, 25, 40, 10 e 65 cavalos. Todos esses de série em 1921.

Saiba mais em https://turbobrasil.com.br

Chegada do turbo aos automóveis de 4 rodas

Apenas em 1938 que a motorização turbo chegou na indústria automobilística. A fabricante suíça de caminhões e ônibus, Saurer, lançou para caminhões o motor turbodiesel. Ainda assim, ele só chegou nos carros de passeio após duas décadas, com uma escala pequena no automobilismo.

A Cummins, empresa especializada em produção de motores a diesel e geração de energia, colocou em 1952, um carro de corridas com motor turbodiesel para correr na 500 Milhas de Indianápolis.

Infelizmente, a empresa não venceu, entretanto conseguiu percorrer todas as 500 milhas e, para surpresa de todos, sem parar uma vez sequer no pit stop.

A Chevrolet foi fundamental para a inclusão dos veículos de passeio no mundo dos turbos. A montadora norte-americana lançou em 1962 a versão do Spyder do Corvair Monza. O modelo contava com um motor flat-6 de 2.4L mais um turbocompressor que proporciona 151 cv de potência.

Diferenças no funcionamento do turbocompressor e supercharger

A turbina pode ser chamada também de turbocompressor ou turbo. Já o supercharger é conhecido fora do Brasil apenas como compressor. Basicamente, os dois têm a mesma proposta: ao invés de ser um motor aspirado natural, o supercharger, assim como o turbocompressor, empurra ar para dentro do motor com muita força.

Um carro com motor aspirado funciona por aspiração natural, ou seja, o ar que entra no motor é o da pressão atmosférica. O turbo ou supercharger comprime o ar colocando mais pressão para dentro no motor.

Com essa densidade maior, ele consegue, consequentemente, ganhar potência. Para isso é necessário aumentar a mistura ar/combustível e com o turbo/supercharger isso fica mais fácil.

Para entender em detalhes como essa parte técnica funciona, os gases de escape são evacuados pelo motor (jogados para fora) e passam por dentro do turbo pela parte quente do equipamento também conhecida como carcaça quente.

Ao mesmo tempo, ele aciona o rotor também chamado de turbina. Por meio de um eixo, essa turbina, ativa o compressor que suga o ar e comprime-o enviando para dentro do motor do veículo.

Os modelos que vêm de fábrica com ele, geralmente, possuem uma refrigeração por água. O mesmo líquido que faz a refrigeração do motor cumpre a função com o turbocompressor.

A dimensão também pode ter, na prática, uma diferença. Quanto maior o tamanho, mais potência ele pode gerar para o motor. O supercharger faz a mesma coisa, entretanto, a grande diferença é que ele não utiliza nada do sistema de escape para funcionar.

Aí vemos uma diferença fundamental entre o turbo e o compressor. O turbo usa gases do escapamento para impulsionar o motor, e o compressor usa o ar do ambiente para essa função.

Um tipo de supercharger é o compressor mecânico e o outro é o compressor centrífugo. Ao abrir o capô, será possível notar que o supercharger vai preso no coletor de admissão, geralmente em cima do motor, e a turbina fica no coletor de escape, em uma posição mais escondida.

Carros com gás natural veicular (GNV) não são recomendados a ter o acessório, mas no geral, não há restrições para a instalação.

No Brasil, o turbocompressor é o componente mais usado. Nele é possível tirar mais potência com menos investimento, o que o torna mais popular. Thais Romio, sócia-proprietária da MVS Preparações, que trabalha há 11 anos no setor, explica que o supercharger é um tipo de preparação que não possui muita procura devido ao preço, isto é, mais caro. O valor elevado se dá ao compressor ser importado.

Atualmente não encontramos supercharger novo à venda, apenas usado. Isso porque não há produtores/marcas nacionais. Houve uma época em que ele tinha uma fabricação de apenas um modelo: M24. Ele era equipado no Ford Fiesta e no EcoSport. Além disso, o M24 era recomendado para carros com motor 1.0 porque ele vai até cerca de 120 cv de potência, explica Thais.

Trabalhar com uma preparação de cabeçote, escapamento e coletor de escape irá gerar ainda mais potência. Se você pretende ganhar mais potência ou tem um motor maior, terá que procurar um compressor/supercharger grande e com isso haverá custos ainda maiores.

Média de preço de instalação de um turbo ou supercharger

Os preços podem variar de acordo com o carro que será equipado. Se for um motor 4 cilindros será um valor, assim como um 6 cilindros, por exemplo, será outro. Em média, poderá gastar cerca de R$ 15 a 20 mil se for um supercharger, ou até mais.

Já no turbo também há variação conforme o modelo e como você irá trabalhar no carro, é importante o proprietário pensar em parte de injeção eletrônica e escapamento. Sua média, assim como o supercharger, pode chegar a R$ 15 mil – para trabalhar em uma motorização 4 cilindros, embora instalações de baixa qualidade por aí terem preços bem menores.

A instalação de um projeto básico, comparando com os valores passados acima pela especialista da MVS, pode demorar em torno de 15 a 20 dias.

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Diretor - Supercharger compressor
Glauco Diniz Duarte Diretor – Supercharger compressor
Ânima Engenharia - Sustentabilidade, conforto e eficiência
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports Fitness no seu Condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Advogados GGS ADV – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH
Advogados GGS ADV – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH
Advogados GGS ADV em BH
Advogados GGS ADV em BH
Jornal on-line BH Mercado Comum
Jornal on-line BH Mercado Comum
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada
SEO MUNIZ
CDL BH - Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação – Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Condomínio
SEO MUNIZ
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Suplementos BH
suplementos Brasil
Trabalhamos com marcas renomadas e consolidadas de suplementos
Now Foods
Life Extension
Regenera
Pura Vida
Superalimentos e reforce a sua saúde diariamente
SEO MUNIZ
CO2R - O Token de Crédito de Carbono em Blockchain
CO2R – O Token de Crédito de Carbono em Blockchain
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts