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Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque o motor de partida trava

Glauco Diniz Duarte Diretor - Porque o motor de partida trava
Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque o motor de partida trava

Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque o motor de partida trava

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o processo que acontece a partir do momento que você colocar a chave na ignição para o ponto onde o motor está funcionando envolve algumas etapas. Depois de saber em que passo as coisas vão mal, você terá uma ideia melhor porque seu carro não vai começar e o que fazer.

Para descobrir isso, tente responder a estas perguntas?

O que acontece quando você está tentando ligar o motor?

  • Você pode girar a chave na ignição?

  • Quando você liga a ignição, as luzes se acendem no painel?

  • O que acontece quando você gira a chave de ignição para a posição “Start”?

Entendendo o trio de funcionamento do motor

Seu veículo precisa de 3 coisas básicas para funcionar:

  • Combustível;

  • Oxigênio;

  • Centelha (calor/eletricidade).

Este trio é quem vai ditar se seu veículo funciona ou não. A mistura correta de ar/combustível tem que ser “acesa” pela centelha, produzindo calor e transformando essa energia térmica em movimento através do movimento do pistão, das bielas e da árvore de manivelas.

Se o veículo não pega, verifique as coisas básicas primeiro

A bateria está OK? Se o carro não começa com a transmissão automática em “Park”, ele começa em “ponto morto”? Às vezes, um carro não vai começar em “Park”, mas começa em “Neutro” por causa de um problema com um interruptor de segurança neutro. Os cabos da bateria estão bem apertados e não corroídos?

Você acha que há combustível suficiente no tanque? É uma situação comum quando o medidor de combustível não está funcionando corretamente e o veículo fica sem combustível com o medidor de combustível ainda mostrando um pouco de combustível para a esquerda. Não há nenhuma maneira de verificar o nível de combustível outro que o medidor de combustível. Mas você pode estimar quanto tempo você dirige desde a última enchida no tanque. Será que o seu veículo tem um sistema anti-roubo que por alguma razão não permite que o carro para ser iniciado?

E a partir destas perguntas, começamos um processo diagnóstico bem simples.

Como verificar a bateria?

Uma bateria descarregada ou morta é uma das possíveis razões para um veículo não começar. Às vezes a gente esquece de desligar a luz do teto ou qualquer outra coisa, ou que poderia ser algum componente defeituoso do sistema elétrico do veículo que drena a bateria. Às vezes, se a bateria é velha, ela poderia simplesmente morrer um dia, mesmo que no dia anterior estava OK. Em ambos os casos, se a bateria está com pouca carga, não vai ter energia suficiente para virar o motor: você pode ouvir o barulho de estalos ou o motor de arranque pode girar muito lento quando se tenta ligar o motor.

Aqui está uma maneira simples de verificar se a bateria está descarregada: ligue limpadores de pára-brisas. Se eles se movem muito lentos, muito mais lentos do que o normal, a bateria tem, provavelmente, pouca carga. Olhe para a luz do teto. Se fica muito fraca quando você tenta iniciar ou quando você liga o limpador, a bateria é provavelmente descarregada. Para motos, se ela demora mais tentativas para ligar e/ou as luzes estão mais fracas, pode ser sinal de bateria mais fraca.

Se a bateria é relativamente nova, pode ser recarregada. Uma maneira de fazer isso é fazer a chupeta em seu carro e deixar o motor funcionar por um tempo para recarregar a bateria. Uma coisa a estar ciente: se a bateria tem mais do que 4-5 anos de idade, pode estar completamente morta, por isso não vai assumir o comando e o carro não irá reiniciar novamente depois de desligá-lo. Neste caso, você pode precisar de uma bateria nova. Um problema com o sistema de carregamento do veículo pode também fazer a bateria não se recarregar. Pode ser necessário também retirar a bateria e dar uma carga externa nela. Ou se for uma bateria de modelo não selado, enchê-la com fluído de bateria novamente.

A chave não vira na ignição

Se a chave não vai vira na ignição, pode ser por um par de razões: muitas vezes isso acontece quando a direção está bloqueada pelo bloqueio de ignição quando as rodas dianteiras se desviaram (por exemplo, ao estacionar em um morro), ou quando uma das rodas dianteiras é empurrada contra algo (por exemplo, pedra calçada). Neste caso, tente virar o volante à esquerda e à direita, enquanto balançando suavemente a chave de ignição. Isso pode ajudar a liberar a trava da direção.

Outra possibilidade é a de que há um problema com a fechadura da chave de ignição ou de si. Isto acontece com o desgaste do mecanismo de travamento ao longo do tempo. Tente usar uma chave reserva. Se nada funcionar, a sua garantia ou um mecânico são suas melhores opções para acionar.

Sem luzes no painel de instrumentos

Se você ligar a ignição e luzes não se acendem no painel de instrumentos, significa que não há poder que vem da bateria. Poderia ser uma bateria descarregada ou muitas vezes a chave de ignição ruim pode causar isso. Ligue os faróis, se funcionar, significa que a bateria tem poder, então o problema pode ser com o interruptor de ignição ou fiação entre o interruptor de ignição e bateria.

Se nenhuma luz chegar e nenhum outro consumidor elétrico funciona, a bateria pode estar completamente morta ou não há conexão entre a bateria e o sistema elétrico do veículo. Verifique se os terminais da bateria estão apertados. Se a bateria está completamente morta, a chupeta pode ajudar a criar a centelha necessária para seu veículo funcionar.

“Segurança” ou luzes em forma de chave acendem ou piscam no painel de instrumentos

Muitos carros estão equipados com um imobilizador ou de um sistema de segurança que permite a partida do motor somente se a chave correta é usada. Você pode encontrar mais informações sobre o imobilizador no manual do proprietário.

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Basicamente, isto significa que uma chave de ignição tem um interior com chip com o código de segurança. Quando você inseri-lo na ignição, um sensor para o sistema de segurança lê o código. Normalmente, quando a ignição é ligada, você veria uma luz de  “Segurança” entrar em um curto espaço de tempo e, em seguida, ela iria sair. Isso significa que o código da chave de ignição está correto e que o carro está autorizado a iniciar.

Se quando você ligar a ignição, a luz “Segurança” permanece acesa ou piscando significa que o sistema de segurança do carro não reconhece a chave ou há algum problema com alguma parte do próprio sistema de segurança.

Às vezes, a chave é só precisa ser reprogramada. Você pode encontrar as informações de como re-programar a chave no manual do proprietário ou apenas no Google. Em alguns casos, há um procedimento simples para re-ensinar a chave que corrige esse problema. Você também pode tentar a chave reserva e, se nada funcionar, o revendedor ou mecânico são os lugares para chamar. Você pode verificar o seu revendedor e reprogramar as chaves de ignição, se necessário.

A luz do motor ativo não acende

Quando você liga a ignição antes de iniciar o carro, essa luz deve vir indicando que o computador do motor (também poderia ser chamado ECM, PCM, ou ECU) está ligado. Se não liga com a ignição ligada, é possível que não há poder vindo para o computador do motor (por exemplo, devido a um fio quebrado, relé principal com defeito, fusível queimado, etc) ou que há um problema com o próprio computador do motor.

O motor de arranque não põe em marcha

Se nada acontecer quando você ligar a chave de ignição para a posição “Start”, isso significa que o motor de arranque não gira sobre o motor. Mais comumente, isso pode ser causado por uma bateria morta. Se a bateria verifica OK, mas a partida ainda não vai pôr em marcha, pode haver uma série de razões possíveis. Aqui estão algumas delas:

  • O interruptor de ignição poderia estar ruim, o que é um problema comum. Um interruptor é um interruptor de ignição elétrico instalada na parte de trás do mecanismo de bloqueio de ignição. Se sacudindo a chave na ignição ajuda a ligar o carro, a chave de ignição deve ser verificada primeiro;

  • O fio do controle de solenóide de partida poderia ter uma conexão ruim;

  • O próprio motor de arranque ou um solenóide de partida poderia ser ruim;

  • A chave de segurança neutra é ruim. Se um carro não se iniciar com a transmissão em Park, mas começa no ponto morto, que poderia ser causado por um problema com um interruptor de segurança do neutro;

  • Leia mais sobre o sistema e interruptor de segurança neutro na partida;

  • Um problema com o sistema de segurança do veículo, ou algum outro módulo de controlo eletrônico (por exemplo, o ECM, BCM) também pode impedir o funcionamento do motor de arranque.

Eu posso ouvir um clique, mas o motor de arranque não vai pôr em marcha

É um problema muito comum: você gira a chave para a posição “Start”, mas o motor não vai pôr em marcha, tudo que você ouve é um único clique ou repetido clicando vindo do compartimento do motor. Muitas vezes, isto pode ser causado por uma bateria fraca, ou ligação deficiente nos terminais da bateria. Às vezes, um cabo da bateria pode ficar corroído por dentro causando o mesmo problema. Em alguns casos, uma má ligação entre o cabo negativo da bateria e o motor (um fio-terra) pode causar os mesmos sintomas.

Claro, pode haver outras razões, mas na maioria das vezes isso acontece quando não há corrente elétrica suficiente para o motor de arranque virar o motor. Além disso, verifique os terminais da bateria para se certificar de que eles não estão corroídos.

Se a bateria estiver OK e os terminais da bateria aparecerem limpos e não corroídos, o solenóide de partida, os cabos da bateria ou o próprio motor de arranque podem ser um problema.

As manivelas do motor ficam muito lentas e não começam

Isso também pode ser causado por bateria fraca ou descarregada, aqui é a forma de verificar a bateria. Se a bateria estiver OK, os cabos da bateria poderiam ter uma má conexão nos terminais ou o próprio motor de arranque pode ter um problema. Às vezes, as buchas da armadura do motor de partida se desgastam e as fricções na armadura partida contra as bobinas de campo no interior do motor de arranque, o que também fará com que o motor de arranque pôr em marcha muito lenta. Se for este o caso, o motor de arranque, terá de ser reconstruído ou substituído. Uma outra razão, o motor pode ter um problema mecânico interno (por exemplo, a falta de óleo, o óleo de motor muito antigo, etc.) Verifique o óleo do motor, apenas no caso.

As manivelas do motor progressivamente mais lentas, então só clicam

Se as manivelas do motor ficam mais lentas até que apenas fazem cliques, significa que o motor de arranque não tem força suficiente para virar o motor. Este problema deve ser bastante fácil de diagnosticar, pois existem apenas dois cabos (positivo e negativo) para entregar a corrente elétrica da bateria para o motor de arranque. Mais uma vez, uma bateria muito fraca é o problema mais comum neste caso. Um motor de arranque ruim também pode causar este problema. E, claro, uma má conexão ou corrosão nos terminais de baterias ou cabos de bateria ruim também pode causar estes sintomas. Se a bateria estiver muito velha, você pode querer começar com a substituição da bateria, uma bateria nova não é muito cara.

Chupeta no carro

Uma chupeta é uma maneira de começar um carro com uma bateria fraca com um poder de uma boa bateria em outro veículo. Você vai precisar de cabos de ligação e um outro carro com uma boa bateria, e é um processo bastante rápido.

Agora, o processo é simples, mas você deve verificar o manual do proprietário para o caminho certo para fazer isso em seu veículo, porque carros diferentes têm diferentes localizações dos pontos de conexão. É importante para conectar os cabos de ligação da maneira correta e com as ferramentas certas, de modo a verificar as instruções no manual do proprietário cuidadosamente. Se você não tem um manual do proprietário, muitos fabricantes de automóveis oferecem o download de uma cópia eletrônica de seus sites.

Oxigênio, combustível e centelha. esses três elementos, em conjunto, fazem seu veículo pegar. Você vai descobrir que boa parte dos problemas é elétrico, como velas desgastadas. Outro problema muito comum é na alimentação do combustível, sendo necessário você verificar os cabos de alimentação e o fluir do combustível. Pensando sempre nesse trio, você vai conseguir pelo menos identificar de onde vem seu problema. Luzes acenderam e eletricidade funciona? Vela pode estar com problema ou o combustível e entrada de ar podem ser o problema. Tem combustível e está correndo pelo sistema de alimentação? Pode ser problema do filtro de ar. E por aí vai.

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