Glauco Diniz Duarte Diretor – Porque motor diesel dura mais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, parece pouco provável, mas não é incomum! Por descuido do motorista ou do frentista, um automóvel pode ser abastecido com o combustível errado. Por exemplo: se o cliente tem um SUV flex e, por equívoco, o carro recebe alguns litros de diesel, o melhor é mesmo chamar o guincho! Explicamos o que você deve fazer para evitar um bom prejuízo.
Em primeiro lugar, é preciso saber que o combustível errado deve ser retirado do tanque. E não basta extrair a quantidade colocada, toda a mistura precisa ser inutilizada. Isso porque, quando o veículo é abastecido, o combustível que já está no tanque se mistura com a conteúdo despejado.
O técnico automobilístico e consultor de mecânica João Barreto faz uma ressalva:
Não tente tirar o combustível sozinho. É muito complicado e um leigo pode até gerar um curto-circuito. Os carros novos, inclusive, têm uma válvula que não permite que o líquido seja extraído pela boca do tanque. O dispositivo foi criado para evitar que, num capotamento, o combustível vaze.
O diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, acrescenta: “O ideal é levar o veículo ao mecânico (no reboque) para que ele possa drenar o tanque com ferramentas adequadas. Qualquer outra ação no posto ou em casa é contrária às práticas de segurança e proteção ao meio ambiente”.
Os centros automotivos possuem diretrizes para fazer o descarte correto dos combustíveis.
As recomendações se diferem se considerarmos qual é o tipo de motor e combustível que foi colocado. De toda forma, o carro vai conseguir se locomover durante alguns poucos quilômetros. É que no sistema fica armazenado aproximadamente um litro de combustível.
De acordo com o técnico automobilístico, “assim que essa ‘reserva’ é consumida, a mistura com o composto equivocado entra no sistema e o carro começa a falhar e perder potência até o motor apagar”. Na pior das hipóteses, o erro pode custar os bicos injetores, o motor e o filtro de combustível.
Gonçalves ressalta, ainda, que só de manter o carro ligado por um tempo, a mistura incorreta circula no sistema de alimentação. “O automóvel vai pegar, mas como o sistema funciona sob pressão e a vazão é muito grande, o combustível contaminado logo vai chegar ao motor”.
O erro afeta o sistema de alimentação: em primeiro lugar o tanque, os filtros e a linha de combustível, depois a bomba pode ficar comprometida e os problemas chegam até os bicos injetores. A insistência em rodar com combustível errado pode inutilizar o propulsor.
Veículos movidos a gasolina e etanol abastecidos com diesel
Se o motor do veículo abastecido for movido a gasolina ou a etanol e o combustível colocado for o diesel, os danos são muitos.
Nesse caso, o ideal é nem colocar nem a mão na chave e logo chamar o reboque. O diesel é viscoso e deixa uma camada de óleo no tanque e nos bicos, que precisam ser limpos para voltar a funcionar bem.
Atenção! Os cuidados devem ser tomados independentemente da quantidade de óleo diesel colocada no carro.
O carro a diesel abastecido com gasolina não vai pegar. Nesse caso, a gasolina vai entrar em combustão espontânea e voltamos à recomendação inicial: se percebeu qualquer anomalia, leve o veículo para fazer uma inspeção.
Automóvel a gasolina abastecido com etanol
Se o automóvel for movido a gasolina e o frentista colocar etanol, a quantidade se faz relevante.
“Quando o número de litros abastecido for menor do que a quantidade de combustível que já estava no tanque, você pode ir no carro até uma oficina” explica Barreto.
O carro pode falhar e o consumo aumentará consideravelmente, mas os danos são poucos. Se a proporção de combustível errado for maior do que essa, o ideal é tirar o combustível antes de andar no veículo. Isso porque o sistema pode superaquecer.
Veículo a etanol abastecido com gasolina
A gasolina tem uma octanagem mais baixa que o etanol. Os carros mais antigos, com motores a etanol, têm uma taxa de compressão alta. O que pode acontecer, quando o motorista, por engano, coloca gasolina na mistura, é a detonação do motor ou batida de pino, que pode acabar quebrando o motor.
Combustível errado: diesel nos carros a diesel
Os automóveis com motor a diesel podem ter especificação. A maior parte das picapes e SUVs que utilizam o combustível devem ser abastecidos com o tipo S10, o que muitos não sabem, no entanto, é que abastecer com o S500 pode trazer prejuízos.
O S500 é mais barato, mas destrói, com o tempo, o sistema de emissões do veículo. Além disso, é prejudicial ao meio ambiente. No caso do abastecimento equivocado, basta completar o tanque com a especificação correta.
Não há problemas se o motorista colocar S10 em um veículo que aceita S500.