Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Diretor – o que é turbocompressor

Glauco Diniz Duarte Diretor - o que é turbocompressor
Glauco Diniz Duarte Diretor – o que é turbocompressor

Glauco Diniz Duarte Diretor – o que é turbocompressor

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os turbocompressores existem há muitos anos e se tornaram um padrão na maioria das máquinas florestais. A quantidade de escape no lado quente do motor controla a velocidade da turbina de escape turbo. Conforme a velocidade aumenta, uma quantidade maior de ar é forçada para dentro do motor e mais potência é produzida. Um eixo de aço liga mecanicamente a turbina à roda do compressor e controla o volume de ar que vai para o lado frio do motor. As velocidades do turbocompressor podem atingir mais de 100.000 rpm. Com velocidades de rotação maiores, há pouco espaço para erros. Práticas adequadas de manutenção e operação podem evitar danos ou desgaste prematuro.

RESTRIÇÃO E FILTRAGEM DE AR

Assim como é difícil respirar quando se usa uma máscara contra poeira com aberturas obstruídas, um turbocompressor também depende da limpeza do sistema de entrada de ar para funcionar com eficiência. A filtragem de ar é a primeira linha de defesa do turbo contra o ar atmosférico sujo, pois impede que os contaminantes entrem em contato direto com a entrada do compressor. O ar externo entra no pré-limpador e circula através do elemento filtrante primário (externo). Em seguida, ele passa pelo filtro de segurança (interno) e, finalmente, em direção à entrada do turbo. Para manter esse sistema funcionando com eficiência, qualquer acúmulo de detritos ao redor do pré-limpador, como galhos, neve, sujeira, lama ou folhas, deve ser removido a cada oito horas, no mínimo, e com mais frequência se a operação ocorrer em condições desafiadoras. Isso ajudará a manter a pressão de vácuo do turbo dentro dos limites e diminuir a tensão longitudinal no eixo em altas velocidades, preservando a vida útil das vedações e das partes internas do turbo. Um filtro obstruído fará com que as velocidades do turbo aumentem por não haver carga no compressor, o que pode provocar a falha do turbo.

O elemento do purificador de ar só deve ser substituído quando recomendado pelo indicador de restrição do filtro, ao contrário da substituição proativa. A manutenção excessiva pode reduzir a eficiência do sistema, pois ele depende de alguma acumulação de poeira no filtro para maximizar os recursos de filtragem. Não é recomendado limpar o filtro. Existe risco de contaminantes atingirem o lado limpo do filtro, além do risco de danos no filtro devido ao ar comprimido de alta pressão. Qualquer tipo de limpeza depende das pessoas, dos métodos, das ferramentas e das inspeções utilizados no processo. O elemento secundário (segurança) nunca deve ser limpo, apenas substituído.

Se você decidir limpar o filtro, faça primeiro uma inspeção visual. Se houver algum dano no corpo do filtro, nas juntas ou nas placas finais, o filtro deve ser descartado. Sempre limpe o filtro em um ambiente limpo e recoloque-o imediatamente após o processo de limpeza. Limite a limpeza a um máximo de três intervalos e consulte sempre as práticas de limpeza recomendadas pelo fabricante do filtro para executar a tarefa com segurança. Alguns pontos importantes:

  • A pressão não deve exceder 2 bar ao usar ar

  • Direcione o ar a partir do lado limpo, apontando para fora

  • Não deixe que o bocal entre em contato com o meio filtrante

O procedimento de substituição do filtro deve ser breve para evitar a entrada de contaminantes no sistema de admissão. Um pano limpo pode ser usado temporariamente para bloquear a porta de entrada, mas é essencial que ele seja removido antes da remontagem. As partículas mais finas de poeira, areia e sujeira podem ter um grande impacto no turbo, causando corrosão, rachaduras ou até mesmo a fratura total das aletas da roda do compressor, o que pode resultar em uma falha catastrófica. Os turbos são finamente equilibrados. A menor das rachaduras na montagem pode desequilibrar o sistema e acelerar falhas.

ARREFECIMENTO E LUBRIFICAÇÃO

É importante aquecer antes de fazer exercícios, e faz todo o sentido procurar sombra com um bom copo de água fresca depois de correr em climas quentes. O mesmo acontece com a máquina. O óleo deve ser aquecido antes de a máquina entrar em operação e o turbo deve esfriar antes do desligamento. A lubrificação adequada é essencial para resfriar o turbo. Lembre-se de que ele pode girar a mais de 100.000 rpm. Desligar o motor logo depois de a máquina trabalhar arduamente significa que o fluxo de óleo lubrificante pela bomba será desligado enquanto o turbo ainda estiver girando em alta rotação por vários minutos. Sem óleo, o turbo não consegue se resfriar rapidamente. Isso pode causar desgaste prematuro no eixo, nos mancais e nas vedações e reduzir a vida útil do turbo. O mesmo pode acontecer caso não haja tempo suficiente para o óleo se aquecer durante a entrada em operação da máquina. O óleo frio move-se mais lentamente, lubrificando inadequadamente o rolamento.

Como mencionado, procedimentos de manutenção adequados ajudarão a prolongar a vida útil do turbo. As tolerâncias dentro das partes rotativas do turbo são muito pequenas e dependem de óleo de boa qualidade para manter todas as peças em movimento sem problemas. Lembre-se sempre de substituir o óleo nos intervalos recomendados de manutenção ou ainda mais cedo, se houver risco de contaminação. Óleo de motor sujo pode reduzir rapidamente a vida útil em geral, pois ele marca permanentemente os rolamentos e o eixo. Essas imperfeições na superfície do material deixam espaço para mais contaminantes se assentarem, acelerando o desgaste das peças. Uma superfície áspera também restringe o fluxo de óleo e sua capacidade de remover o calor.

VENTILAÇÃO DO CÁRTER — CCV

Durante o processo de combustão do motor, existem vapores de combustão (gás blow-by) que escapam dos anéis do pistão para dentro do cárter do motor e se misturam com os vapores de óleo. Para evitar o excesso de pressão no reservatório, esses vapores são filtrados do óleo e devolvidos ao tubo de entrada do turbo, e o óleo condensado retorna ao reservatório.

Nos motores Tigercat FPT de 6,7 e 4,5 litros, o filtro superior CCV está localizado diretamente acima da carcaça do volante do motor e é especificamente projetado de acordo com o motor. Por essa razão, somente os filtros da marca Tigercat devem ser usados. Um filtro que se parece da Tigercat não significa necessariamente que é da Tigercat. Os filtros CCV têm um meio de separação de óleo específico para controlar os gases blow-by e foram projetados e fabricados especificamente para a aplicação com materiais proprietários, para operar em harmonia com o restante do sistema. Filtros com especificações não apropriadas para as aplicações podem ter impacto negativo no desempenho geral. Alguns desses impactos são taxa de vazão de gás blow-by, pressões do cárter, porosidade do filtro e vida útil reduzida.

VEJO ÓLEO NO TURBO

Ver um pouco de óleo no turbo é normal, pois os vapores de combustão direcionados para a entrada podem se misturar com algum óleo residual que normalmente é queimado durante a combustão do motor. Parte dessa mistura pode se assentar no tubo, logo antes da entrada do turbo. Por isso, é normal ver pequenas quantidades de óleo. É importante lembrar de substituir o filtro CCV no intervalo de manutenção recomendado por um filtro da marca Tigercat. Muitas vezes negligenciado, esse filtro desempenha um papel muito importante. A manutenção incorreta desse componente pode resultar em saturação do filtro e permitir a acumulação de óleo na entrada e na saída do turbo compressor. Isso reduz o desempenho do motor e a pressão de superalimentação do turbo devido à restrição na roda do compressor causada pela coqueificação, e pode afetar negativamente os componentes a jusante do es cape do turbo. Se isso ocorrer por muito tempo, pode levar à falha do turbo ou até mesmo do motor.

TRUQUES E CONSCIENTIZAÇÃO

Assim como monitorar o combustível, a velocidade do motor e os medidores de óleo é natural ao dirigir um carro, ficar de olho na pressão de superalimentação da máquina pode ajudar a detectar algum problema nos estágios iniciais. Se a pressão de superalimentação parecer baixa ou cair repentinamente, o operador deve ser proativo e ajustar/investigar de acordo. Como pode ser acessado facilmente e fixado com apenas quatro parafusos, o turbo é muitas vezes substituído prematuramente no caso de baixa pressão de superalimentação. Alguns fatores a serem considerados são conexões de ar de superalimentação soltas ou desgastadas, filtros de ar obstruídos, pré-purificadores de ar bloqueados, filtros CCV saturados e juntas gastas entre o turbo e o coletor de admissão/escape.

Caso o eixo ou a roda do compressor quebrar, a pressão de superalimentação do turbo diminuirá significativamente. Nesse momento, é essencial parar o motor imediatamente, pois a operação contínua pode permitir que uma grande quantidade de óleo chegue na entrada do motor e entre nas câmaras do cilindro. A quantidade significativa de energia gerada a partir da mistura entre o óleo, o combustível e o ar durante o processo de combustão pode causar danos graves e tem o potencial de dobrar as hastes de conexão, provocando a substituição do motor. O óleo também pode contaminar os catalisadores de exaustão, o que pode requerer grandes reparos.

O conhecimento é o segredo para o sucesso. Certifique-se de que todos na equipe saibam como e por que o sistema funciona. Isso pode influenciar positivamente e motivar a equipe a usar as melhores práticas operacionais, realizar os procedimentos de manutenção corretos nos intervalos necessários e ter consciência dos possíveis problemas. Assim, o motor e o sistema turbo funcionarão sem falhas.

Sepultamento ou enterro: entenda a diferença e como escolher

Sepultamento ou enterro: entenda a diferença e como escolher

Sepultamento, enterro e cremação, você sabe a diferença? A maioria das pessoas considera que sepultamento ou enterro são sinônimos, mas estão errados. Vamos conhecer um pouco da história de […]

Falecimento de avó: como lidar com a dor desse momento

Falecimento de avó: como lidar com a dor desse momento

Quando morre uma pessoa que gostamos muito, como o caso de falecimento de avó, por exemplo, um sentimento de tristeza e dor invade nosso coração e alma. Por mais natural[…]

Você sabe quanto custa uma cremação? Veja aqui!

Você sabe quanto custa uma cremação? Veja aqui!

Saber quanto custa uma cremação é necessário para que uma pessoa possa se planejar com os custos desse processo tão difícil e que, por muitas vezes, […]

Você sabe o que é tanatopraxia? Por que ela é tão importante?

Você sabe o que é tanatopraxia? Por que ela é tão importante?

Perder uma pessoa querida é um momento de muita dor tanto para os familiares quanto para os amigos. Vê-la em um caixão não é agradável, pois […]

Luto infantil: saiba como lidar com crianças em relação à morte

Luto infantil: saiba como lidar com crianças em relação à morte

Explicar a uma criança sobre a morte não é fácil: para lidar com o luto infantil, é necessário ter psicologia e muito afeto. Como a pessoa […]

Conheça os principais modelos de caixão e urnas

Conheça os principais modelos de caixão e urnas

As urnas funerárias são itens presentes há milênios em nossa sociedade. Antigamente, cada povo ou tribo tinha sua maneira de sepultar seus mortos, geralmente em artefatos […]

Entenda os processos para saque das contas inativas de falecidos

Entenda os processos para saque das contas inativas de falecidos

Ainda há muita dúvida e incerteza sobre o que acontece com todas as contas inativas de falecidos, sejam elas do FGTS, do PIS-Pasep ou do INSS. No […]

Você sabe por que contratar plano funerário com clube de vantagens?

Você sabe por que contratar plano funerário com clube de vantagens?

A perda de um ente querido traz, juntamente com todo o sofrimento, uma série de trâmites burocráticos que dificultam ainda mais esse momento. Por isso, contar […]

Confira 5 dicas de etiqueta em velórios e situações de luto

Confira 5 dicas de etiqueta em velórios e situações de luto

O falecimento de um ente querido é um momento marcado por imensa tristeza para todas as pessoas. O sofrimento dos familiares e amigos torna essa ocasião delicada, portanto, […]

OS MELHORES CONTEÚDOS SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA, DIREITO IMOBILIÁRIO E DO TRABALHO PARA EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Seja bem-vindo ao Blog do GGSADV!

Somos um escritório que preza pela inovação jurídica para sempre auxiliar nossos clientes com as melhores soluções.

Por aqui você encontrará vários conteúdos atualizados sobre os principais temas do mundo jurídico.

Aproveite! Se tiver qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco!

ARTIGOS RECENTES

Destaques da Edição Mais

A revolução no sentido de se produzir mais, mais…

 27 de maio de 2021  0  Edit

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* É preciso explicitar inicialmente e de forma clara que todo…

O Brasil está dando certo?

 27 de maio de 2021  0  Edit

Claudio de Moura Castro A resposta a esta pergunta vem ao gosto do freguês. Escolhendo…

PIB de Minas Gerais em 2020 foi menos pior…

 27 de maio de 2021  0  Edit

Já no acumulado da última década, a economia mineira retraiu 2,37% e registrou desempenho pior…

Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos, segundo…

 26 de maio de 2021  0  Edit

Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos, segundo Impostômetro   Cálculo da ferramenta da Associação…

Com uma das maiores cargas tributárias do mundo, brasileiro…

 26 de maio de 2021  0  Edit

De acordo com o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, somente a partir…

O Brasil convive com uma das mais elevadas cargas…

 26 de maio de 2021  0  Edit

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* O Sistema Tributário Nacional é perverso porque prejudica a economia.…

Taxar exageradamente a produção é um dos grandes equívocos…

 25 de maio de 2021  0  Edit

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* O Brasil é um dos poucos países do mundo a…

Tanto Imposto e nada de retorno

 25 de maio de 2021  0  Edit

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* Podemos afirmar que, de acordo com os dados relativos da…

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Diretor - o que é turbocompressor
Glauco Diniz Duarte Diretor – o que é turbocompressor
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Funerária Metropax - Funerária Belo Horizonte
Funerária Metropax – Funerária Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
AULA PARTICULAR ONLINE
AULA PARTICULAR ONLINE
Crachá
Crachá
Fernanda Cunha Fotografie - Neugeborene - Bad Segeberg
Fernanda Cunha Fotografie – Neugeborene – Bad Segeberg
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts