Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Internacional

GLAUCO DINIZ DUARTE  Internacional
GLAUCO DINIZ DUARTE Internacional

GLAUCO DINIZ DUARTE  ISO 55.000: a futura norma internacional

A produção da ISO 55.000 entrou em sua reta final no início de maio, em 2012. Em Calgary, cidade do Canadá, reuniram-se 70 especialistas em Gestão de Ativos, oriundos de 31 países, para discutir o futuro destas normas internacionais. Dentro dos próximos seis meses, estes documentos entrarão em processo de votação, buscando a aprovação e futura inserção nas principais organizações do planeta.

Esta ISO, parte de um grupo apelidado de ISO 55.00X, começaram a ser elaboradas em fevereiro de 2010, em Londres, pelo comitê PC-251 da ISO. Em fevereiro de 2011, passou pela Austrália e, em outubro, pelos EUA. Em fevereiro de 2012, os debates foram realizados na África do Sul, em junho na República Tcheca e, finalmente, em abril de 2013, no Canadá.  Neste período foram produzidas mais de 250 atas de reunião, com informações relevantes à Gestão de Ativos.

São quatro os princípios da Gestão de Ativos, descritos na ISO 55.000, sendo eles: ativos existem para fornecer valor para a organização e partes interessadas; Gestão de Ativos transforma a intenção estratégica em tarefas, decisões, atividades técnicas e financeiras; liderança e cultura do local de trabalho são determinantes da percepção de valor; e Gestão de Ativos fornece garantia de que os ativos vão cumprir e desempenhar a sua função.

Este estudo, que se encontra em sua versão final, ou Final Draft of International Standard (FDIS), conta com a elaboração de três normas. A ISO 55.000, tratando a definição de Ativos, Gestão de Ativos e Sistema de Gestão de Ativos no sentido mais amplo, bem como os termos e definições usadas nesta área. A ISO 55.001, que trata dos requisitos necessários para um Sistema de Gestão de Ativos integrado e efetivo. Por fim, a ISO 55.002, fornecendo exemplos e/ou guias para a implantação do Sistema de Gestão de Ativos.

Rhys Davies, especialista inglês do Institute of Asset Management (IAM) é o coordenador geral do ISO/PC-251. Celso de Azevedo e Edmea Adell, representantes da França; John Hardwick, da Austrália, Presidente do Global Fórum para Manutenção e GA, Presidente da Associação Australiana de GA; David McKeown, CEO do IAM, Inglaterra; John Woodhouse, especialista do IAM, Inglaterra; Ramesh Gulati, especialista do SMRP, EUA, entre outros, estiveram presentes em Calgary e contribuiram com as evoluções, inovações e tendências mais relevantes para esta nova coleção de normas internacionais.

No Brasil, a Abraman, em parceria com o Instituto Brasileiro do Cobre, coordena a adequação da coleção para o português na Comissão da ABNT/CEE-251 (Comissão de Estudo Especial de Gestão de Ativos). Mais de 25 representantes de 15 organizações brasileiras estão envolvidos. A comissão brasileira, em nome da ABNT, é o órgão responsável pela emissão de normas no Brasil. A meta é publicar a norma em português simultaneamente à publicação em inglês e francês, as línguas oficiais da ISO.

 

GLAUCO DINIZ DUARTE  Internacional
GLAUCO DINIZ DUARTE Internacional
GDE - energias renováveis - solar e eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Energia Solar Fotovoltaica BH - GDE Solar
Energia Solar Fotovoltaica BH – GDE Solar
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts