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GLAUCO DINIZ DUARTE – Recomendações para a utilização de lubrificantes em motores a gás estacionário

Os motores á gás utilizados em aplicações industriais são únicos; funcionam de forma regular sob cargas constantemente altas, submetidos a altas temperaturas e durante longos períodos de tempo, frequentemente em locais inacessíveis e com uma supervisão mínima.

As altas cargas e as temperaturas presentes nos motores promovem a oxidação, tornando imprescindível a utilização de óleos com uma maior estabilidade à oxidação.

Os motores a gás são mais propensos ao desgaste das válvulas e dos seus assentos. Isto deve-se à natureza seca e limpa da combustão dentro do motor e à carência de fuligem ou compostos de chumbo que, normalmente, lubrificam as válvulas.

Por esta razão, o nível de cinzas sulfatadas é muito mais crítico do que em motores a gasolina ou diesel. Os altos níveis de depósitos de cinzas podem causar uma ligação prematura. A presença de sujidade nas velas de ignição poderá provocar ligações defeituosas, válvulas queimadas, etc.

No entanto, a formação de cinzas também pode ser benéfica. Uma camada de sais metálicos sobre a superfície da válvula pode proporcionar proteção contra a exposição direta a elementos nocivos no gás combustível e contra as altas temperaturas e corrosão a quente. Também pode lubrificar o assento das válvulas e reduzir o retrocesso das mesmas.

Geralmente, é recomendável utilizar um óleo com baixo teor em cinzas, especialmente quando o motor correspondente está a funcionar com gás natural ou biogás não agressivo.

Quando funcionam com gás natural, os óleos para motores não requerem o mesmo nível de detergência que os motores a diesel ou gasolina. Porém, se for necessário utilizar óleos com um nível superior de detergência (TBN maior), entendida como reserva alcalina, quando se utiliza biogás, especialmente de gás de aterro.

Um aspeto que cada vez tem maior importância são as emissões para a atmosfera. Isto obrigou alguns fabricantes de motores a gás à utilização de catalizadores para a eliminação e o controlo das emissões. A utilização de catalizadores limita o conteúdo e a composição dos aditivos que o lubrificante deve ter na sua fórmula.

 

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