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GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE – Manutenção

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GLAUCO DINIZ DUARTE – Conheça 7 itens da manutenção que contribuem com o consumo

Cuidar da manutenção do carro é cuidar também do seu bolso. Peças danificadas ou fora do prazo de validade fazem o veículo gastar mais combustível. Por isso, não encare aquele custo das revisões como gasto. Encare como investimento. Veja os principais itens que influenciam para você gastar mais ou menos na hora de abastecer.

Velas

Há um mito de que as velas estragam quando começam a falhar. Sim, elas às vezes falham. Mas as velas podem estar com o prazo de validade vencido e o motorista nem perceber os sintomas. Por isso, não espere pela falha. As velas devem ser trocadas exatamente na quilometragem recomendada pelo fabricante, que varia de modelo para modelo de automóvel.

As velas são, sem dúvida, os itens que mais influenciam no consumo de um carro. A função das velas é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado. Se uma peça do conjunto estragar antes do prazo, troque o jogo todo de uma só vez.

Filtro de ar

O filtro de ar também tem papel decisivo no consumo. Sua função é separar e eliminar as partículas em suspensão no ar aspirado pelo motor. Garante, assim, que somente o ar sem impurezas chegue à câmara de combustão. Ou seja, ele está ligado diretamente à mistura de ar e combustível. O excesso de sujeira dificulta e entrada de ar no motor, elevando o consumo. O filtro deve ser trocado em média a cada 10 mil quilômetros. Consulte sempre o manual de proprietário de seu veículo.

Óleo

O óleo do motor do carro deve ser trocado nos prazos recomendados pelo fabricante e com as mesmas especificações técnicas. Óleo vencido ou de má qualidade pode aumentar o atrito interno das peças do motor, o que reflete diretamente no consumo. “A borra formada pelo óleo vencido prejudica a movimentação das peças. Isso tem ação direta no gasto de combustível”, diz Renato Romio, chefe do Laboratório de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo. Sempre que trocar o óleo, troque também o filtro de óleo.

Pneus e rodas

Os pneus dos carros devem estar sempre calibrados com a recomendação de pressão das montadoras. Eles também não podem estar tortos nem desalinhados. Isso interfere muito no consumo de combustível, podendo chegar a uma diferença de 20%. É fundamental também manter as rodas alinhadas. O balanceamento e geometria devem ser feitos, em média, a cada 10 mil quilômetros, ou quando houver algum desgaste irregular que justifique uma intervenção mais imediata. Qualquer mudança na aerodinâmica original do carro provocará aumento no consumo. Veículos desalinhados exigem maior esforço do motor e, consequentemente, mais combustível é puxado do tanque.

Escapamento

O efeito do escapamento furado não é só barulho. O veículo pode ter falhas e aumento do consumo porque o funcionamento do motor é influenciado pela chamada taxa de contra pressão dos gases. Se parte do escapamento está danificada, essa taxa muda. O resultado normalmente são falhas na marcha lenta e a consequência é o maior consumo de combustível. Se você ouvir qualquer mudança no ronco do carro, verifique qual parte do escapamento está furada e troque a peça.

Arrefecimento

Os motores dos carros não podem trabalhar acima da temperatura ideal de funcionamento. Superaquecidos, eles perdem potência, o que reflete diretamente no aumento do consumo. Todo o sistema de arrefecimento (como mangueiras, válvula termostática e interruptores) deve ser revisado a cada 10 mil quilômetros. Essa também é a quilometragem para trocar o aditivo do radiador, substância que garante a limpeza interna do sistema de arrefecimento.

Filtro de combustível

O filtro de combustível é o responsável por reter as impurezas do etanol ou da gasolina que são mandadas do tanque para o motor. Se entupido, ele também influencia na mistura de ar e combustível. E tudo que interfere nessa mistura tem ação direta sobre o consumo. O filtro de combustível deve ser trocado entre 10 e 15 mil quilômetros. Consulte sempre o manual de proprietário de seu veículo.

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